Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Pão de Queijo: da história à receitas deliciosas!

Pão de queijo, ô "trem" bom! Quem resiste a uma fornada quentinha? Ninguém, sô! Aprenda como fazer pão de queijo, variações da receita e dicas preciosas.

PUBLICADO: 06/04/2021

Cheirinho de pão de queijo saindo do forno? Hummmm... Como não amar!?

Esse pãozinho de casca crocante e recheio macio que encantou todo o Brasil ocupa um lugar de destaque na mesa do café da manhã e da tarde de muitas famílias, em diferentes lugares de nosso país.

Mas, como sabemos, foi de Minas Gerais que ele veio. Aliás, devemos agradecer aos mineiros, que criaram essa combinação perfeita de sabores que a gente tanto ama.

Agora, "donde será que eles inventaram esse trem?”

Por trás de toda receita sempre há uma boa história, então vem com a gente descobrir mais sobre o pão de queijo!


O pão de queijo e sua história

Não é à toa que o pão de queijo virou uma iguaria tão famosa em Minas Gerais, já que sua história se mistura com a história do próprio estado.

Não se sabe ao certo como esse pãozinho foi criado, mas todas as narrativas remetem ao período do Ciclo do Ouro de Minas Gerais. Nessa época, a farinha de trigo trazida pelos portugueses não era de boa qualidade; já os ingredientes como ovos e leite, por exemplo, podiam ser encontrados frescos, uma vez que o estado passava por uma grande expansão da pecuária.

Mas o fato é que a mandioca tomou o lugar da farinha de trigo e tanto o polvilho como a farinha de mandioca passaram a serem usados frequentemente, principalmente na preparação de pães. Em alguns casos, eram adicionados pedaços de queijo endurecido para dar mais sabor ao pão, e dessa mistura teria nascido o nosso querido pão de queijo.


Receitas de pão de queijo simples e para ousar

Receitas Nestlé fez uma seleção incrível com as melhores receitas de pão de queijo que existem! É só escolher:

Pão de queijo

Pão de queijo


Pão de Queijo Molico

Pão de Queijo Molico


Pão de Queijo Diferente com Requeijão de Espinafre

Pão de Queijo Diferente com Requeijão de Espinafre


Pão de Queijo de Frigideira com Massa Colorida de Vegetais

Pão de Queijo de Frigideira com Massa Colorida de Vegetais

Existem diferentes receitas de pão de queijo. Algumas usam banha, outras usam óleo ou manteiga, algumas pedem para acrescentar água em vez de leite, outras pedem para misturar os dois.

Quanto aos queijos, também encontramos variações, mas, no geral, são sempre os mais resistentes e salgados, como é o caso do queijo meia cura e do parmesão.

Todas essas mudanças interferem no sabor e no tipo de pão de queijo – e, no caso do polvilho, é a mesma coisa:

  • Polvilho doce: o pão de queijo feito com polvilho doce vai ter uma casquinha mais dura e seu recheio vai ser mais consistente.
  • Polvilho azedo: o pão de queijo feito com polvilho azedo vai ser mais crocante e macio.

Ainda quer mais? Então corre para a nossa foodlist Eu amo Pão de Queijo! Lá você vai encontrar inúmeras receitas de pão de queijo para inovar e arrasar ainda mais na cozinha!


E dá para deixar o pão de queijo mais saboroso? É claro, sô!

Sabe o que é melhor que pão de queijo? Pão de queijo com acompanhamento!

Basta partir ele ao meio (de preferência quentinho) e rechear com o que você quiser! Tem quem coloque geleia, doce de leite, creme de avelã, manteiga, requeijão, patê e muito mais. Vai da imaginação de cada um.

Aliás, aqui vai uma ótima dica: essa receita de Pão de Queijo Diferente com Requeijão de Espinafre vai te surpreender!

Mas além dos recheios, tem outra coisa que combina perfeitamente com nosso pãozinho de queijo: o cafezinho! Aproveita e já dá uma espiadinha na nossa receita de Café Cremoso da Roça. Quer café da tarde mais perfeito?

Se você curtiu nossas dicas e receitas de pão de queijo, aqui vai uma sugestão, temos uma Foodlist de bebidas quentinhas no nosso site que combinam muito bem com nossos pãezinhos de queijo. E além de nossas foodlists prontas, você também pode criar uma personalizada com as suas receitas favoritas disponíveis no site. Bom apetite!


Perguntas frequentes


Fontes:

http://www.delimassaalimentos.com.br/blog/historia-do-pao-de-queijo/

https://massamadreblog.com.br/know-how/curiosidades/voce-conhece-a-historia-do-pao-de-queijo-descubra-aqui/

http://www.delimassaalimentos.com.br/blog/acompanhamento-para-pao-de-queijo/