Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Pão de Queijo

Receita de Pão de queijo preparado com queijo meia cura e MAGGI Fondor

  • Total: 55min
    Preparação: 15min
    Cozimento: 40min
  • 4 pessoas já marcaram como feita
  • Dificuldade: Fácil
  • Porções: 99

Ingredientes

  • 1 e meia xícara (chá) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
  • 1 colher (sopa) de MAGGI® Fondor
  • meia xícara (chá) de óleo
  • 500 g de polvilho doce
  • 2 ovos ligeiramente batidos
  • 3 xícaras (chá) de queijo meia cura ralado

Modo de preparo

Em uma panela, ferva o Leite NINHO com o MAGGI Fondor e o óleo.

Em um recipiente, coloque o polvilho e escalde-o, com o auxílio de colher de cabo longo, com a mistura fervente.

Acrescente os ovos, alternando com o queijo e sovando bem após cada adição.

Unte as mãos com óleo e enrole bolinhas de 2 cm de diâmetro.

Coloque-as em uma assadeira untada com óleo.

Asse em forno médio (180º C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva

Utensílios

  • Utensilio Forno
  • Utensilio Panela

Dicas

- O polvilho doce pode ser substituído pela mesma quantidade de polvilho azedo.
- Se quiser, faça bolinhas e congele-as em recipiente aberto. Depois de congeladas, coloque-as em sacos plásticos para uso culinário e deixe por até 3 meses em freezer. Para descongelar, asse em forno preaquecido.
Marcar como já feita

Maravilha!
Continue cozinhando com Receitas Nestlé! Esta receita foi adicionada à sua lista de receitas cozinhadas.

Você gostou desta receita? Conte para nós o que achou!

1 2 3 4 5

Pão de Queijo combina com...

Café com leite bem quentinho no lanche da tarde, em que você pode abrir o Pão de Queijo que acabou de sair do forno e passar um pouco de requeijão. Combina também com um chá gelado ou um suco natural se o que você quer é fazer um lanche rápido. A verdade é que o Pão de Queijo é bom o tempo todo e em qualquer ocasião. Essa receita consegue ser quase unanimidade no Brasil, e é capaz de fazer a gente pensar em cidade do interior mesmo quando comemos o Pão de Queijo na cidade grande.


Tudo sobre a receita de Pão de Queijo

Origem, história e curiosidades

O local de nascimento do Pão de Queijo é mais do que conhecido: Minas Gerais, mais especificamente nas fazendas do interior do estado. Outra coisa certa é que a pessoa que popularizou o Pão de Queijo no Brasil tem nome e sobrenome: foi a cozinheira mineira Arthêmia Chaves Carneiro, que na década de 1960 começou a vender pães de queijo para restaurantes de São Paulo.

Agora, como surgiu o Pão de Queijo? Isso já não é tão claro, mas a gente tem algumas informações bastante seguras. A gente sabe, por exemplo, que a receita é antiga, talvez com mais de duzentos anos. E sabe que nasceu em um contexto em que a maioria das massas era feita com polvilho, já que a farinha de trigo só começou a ser produzida em grande quantidade no Brasil no fim do século XIX. O mais provável é que o Pão de Queijo tenha nascido assim: uma cozinheira que vivia numa fazenda teve a ideia de ralar um queijo meia cura que já estava começando a ficar duro na massa do biscoito de polvilho, que já era amplamente consumido no Brasil.

Bom para todos
Um dos motivos da popularidade do Pão de Queijo tradicional é o fato de não conter glúten. Assim, quem segue uma dieta em que o glúten não entra – como é o caso dos celíacos e alérgicos – também pode se deliciar com ele.

Cada um faz a sua parte
O Pão de Queijo é fácil de fazer e leva poucos ingredientes. A chave da receita é que cada um deles exerce um papel importante:

  • Água: dissolve os outros ingredientes;
  • Polvilho: dá textura e crocância;
  • Óleo: é fundamental para fazer a massa crescer;
  • Leite: dá estabilidade à massa e aumenta a umidade;
  • Ovos: são eles que fazem os ingredientes se misturarem;
  • Queijo: é o diferencial para o sabor.

Variações da receita

Pão de queijo é bom de qualquer jeito. Por isso, quem quiser, pode arriscar algumas mudanças na receita sem medo de ser feliz.

Para quem quiser mais, é só seguir nossa foodlist com uma seleção de onze receitas diferentes de Pão de Queijo. O nome é bem sugestivo: Eu amo pão de queijo.


Dicas especiais e complementares

Substitua o polvilho doce pelo azedo
O polvilho doce pode ser substituído pelo azedo. A escolha do ingrediente vai variar de acordo com o paladar de quem vai saborear a receita. A diferença é que o polvilho azedo vai fazer o pão de queijo crescer mais e deixá-lo um pouco mais sequinho e crocante.

Congele a massa e facilite a vida
A gente tem uma dica ótima para quem gosta de chegar em casa ao fim do dia e poder comer pão de queijo sem ter muito trabalho: prepare a massa e congele. É muito simples. Basta fazer as bolinhas e colocar em um pote de plástico aberto no freezer por cerca de duas horas. Após congelar, coloque os pães de queijo em sacolinhas de plástico próprias para trabalhos culinários. Sua receita terá validade de até três meses. Na hora de comer é só colocar em forno pré-aquecido. Vai ser rapidinho.

Pão de Queijo com doce
O sabor do pão de queijo misturado a algum doce cremoso é uma coisa de outro mundo. Escolha o doce de sua preferência – doce de leite, goiabada, geleia, brigadeiro – e faça o teste!

pixel

Dúvidas comuns sobre Pão de Queijo

  • Posso assar o Pão de Queijo no micro-ondas?

    É melhor levá-lo ao forno convencional. Para o micro-ondas, o mais indicado é procurar uma receita específica, que leva até outros ingredientes. Agora, não tem problema assar o pão de queijo no forno elétrico.

  • Qual o melhor queijo para fazer Pão de Queijo?

    A receita tradicional leva queijo meia cura. Mas nada impede você de usar provolone e parmesão. Nesse caso, o mais indicado é que eles sejam do tipo fresco ralado.

  • Qual o segredo para o Pão de Queijo não murchar?

    O principal é seguir a receita direitinho. Se não for consumir na hora, coloque os pãezinhos em sacos próprios para alimentos depois de assados e deixe-os em um lugar fresco e arejado.

  • O que fazer quando o Pão de Queijo fica duro?

    Pré-aqueça o forno por cerca de 10 minutos com uma temperatura de 200°. Passado esse tempo, coloque o pão de queijo dentro e dê uma borrifada com água filtrada. Depois de 5 minutos ele estará pronto para ser consumido novamente.

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?