Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Receitas com abacate: 17 opções que vão muito além de guacamole

O abacate é uma fruta bastante única por ser uma das mais ricas em gorduras saudáveis, as famosas gorduras monoinsaturadas. Ele é apreciado pelo seu alto valor nutritivo (são cerca de vinte vitaminas e minerais diferentes) e sua versatilidade, que permite que a gente faça tanto receitas doces com abacate como receitas salgadas..

Sua textura e seu sabor neutro oferecem diversas possibilidades. A seguir, apresentamos 17 deliciosos pratos que utilizam este vegetal como base.

Bowl de Creme de Avocado com Colágeno Ingredientes

Creme

  • 1 Iogurte NESTLÉ® Natural Integral
  • meio avocado
  • 1 banana congelada
  • meia xícara (chá) de couve-flor congelada
  • 2 tâmaras sem caroço
  • 2 colheres medidas de VITAL PROTEINS® Collagen Peptides Original
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • meia colher (sopa) de raspas da casca de limão
  • 1 colher (sopa) de mel
  • meia xícara (chá) de NATURE´S HEART® Bebida Vegetal de Aveia

Decoração

  • 2 colheres (sopa) de coco fresco ralado
  • 10 mirtilos
  • 1 colher (sopa) de sementes de chia
  • 1 colher (sopa) de xerém de castanha-de-caju

Modo de preparo

Creme

1. Em um liquidificador ou processador, bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea.

Decoração

2. Coloque o Creme em um recipiente e decore com o coco, os mirtilos, a chia e a castanha. Sirva.

Outras receitas com abacate:

1. Guacamole: Clássico mexicano, normalmente servido com nachos. Trata-se de uma mistura do abacate com uma série de temperos e complementos, resultando em uma saborosa pasta salgada.
2. Creme de Abacate: O segredinho aqui é um toque de suco de limão, que traz acidez ao prato, que geralmente possui um sabor neutro.
3. Mousse de Cacau e Abacate: Nesta receita, também vai uva-passa e banana, que trazem doçura ao prato.
4. Shake de Abacate e Mel: Uma receita refrescante para os dias quentes do verão. O shake ainda leva melão.
5. Creme de Abacate com Maçã: super cremoso, é feito com Leite MOLICO, NUTREN Protein Baunilha e abacate.
6. Mousse de Abacate: receita deliciosa, feita com Chocolate em Pó 50% NESTLÉ DOIS FRADES. Prepare a receita rapidinho e depois espere ela ficar bem gelada na geladeira para desfrutar o máximo dessa experiência.
7. Abacate Polvilhado com Ninho: Um preparo muito comum para garantir um café da manhã saudável e nutritivo.
8. Vitamina de Abacate: Outro clássico do café da manhã é a vitamina de abacate. A união de abacate e leite é um sucesso! Segredinhos: mel e couve trazem outros sabores e nutrientes para a receita.
9. Vitamina de Abacate e Banana: A vitamina de banana também é uma bebida básica para iniciar o dia. Que tal essa fusão com o abacate?
10. Canapé de Requeijão e Abacate: Esses pequenos petiscos são ótimas entradinhas para uma recepção em casa. Leves e saborosos.

Mousse de Abacate com Creme de Leite Ingredientes

  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
  • 5 colheres (sopa) de água fria
  • 1 abacate grande (aproximadamente 800g)
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 lata de NESTLÉ® Creme de Leite
  • 4 claras

Modo de preparo

1. Em uma panela, leve ao fogo baixo, em banho-maria, a gelatina com a água, para dissolver.
2. Em um liquidificador, bata a polpa de abacate com 2 colheres (sopa) de açúcar, o NESTLÉ Creme de Leite e a gelatina dissolvida.
3. Em uma panela, misture as claras com o açúcar restante e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar, por cerca de 3 minutos. Tire a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer para não cozinhar.
4. Transfira para uma batedeira e bata por 5 minutos, ou até dobrar de volume.
5. Incorpore ao creme de abacate delicadamente.
6. Despeje a mousse em taças e leve à geladeira por cerca de 3 horas.
7. Sirva decorado com raspas da casca de limão.

Mais receitas com abacate:

1. Creme de Abacate, Banana e Iogurte Grego: receita deliciosa, leva também nozes, somando todos os nutrientes dessa oleaginosa.
2. Sorvete de Abacate: A consistência natural do abacate facilita o preparo de um delicioso e cremoso sorvete. O suco de limão mais uma vez traz a acidez necessária para dar um punch no sabor.
3. Guacamole Doce de Nesfit: Esta é uma brincadeira com o prato clássico mexicano, imaginando uma versão doce. O cereal NESFIT Mel e Amêndoas, aliado ao morango, traz uma variedade de sabores que são uma boa pedida para o café da manhã.
4. Fancy Toast de Guacamole, Salmão Defumado e Dill: O dill (ou endro) é uma planta aromática que funciona como um potencializador de receitas. O sabor marcante do salmão defumado e a acidez presente na receita de guacamole completam esse feliz casamento gustativo.
5. Avocado Toast com Patê de Ricota: Receita de Avocado Toast com Patê de Ricota delicioso, feito com tomate cereja e patê de ricota à base de FiberMais.

Versatilidade é o que não falta ao abacate, não é mesmo? Outros ingredientes super versáteis são o milho e a banana. Versátil também é o site Receitas Nestlé, que oferece mais de quatro mil receitas para quem quer se aventurar na cozinha. Confira!


Perguntas Frequentes

  • Qual é a origem do abacate? É um fruto nativo do México, mas constam registros do fruto em diversos países da América do Sul. No outro lado do Pacífico, também era cultivado nas Ilhas Canárias e Ilha da Madeira. Os astecas, muito antes da invasão espanhola no continente sulamericano, cultivavam o fruto e o chamavam de ahuacatl (testículo), por conta do seu formato.

     
  • Quais são os principais benefícios do abacate para nossa saúde?

    Rico em proteínas, gorduras saudáveis, açúcares, vitaminas e fósforo, o abacate possui gordura insaturada, recomendadas para quem tem uma rotina pesada de exercícios físicos e busca desenvolver os músculos.

  • É verdade que o abacate é indicado para fortalecer a visão? O abacate não só aumenta a absorção de antioxidantes de outros alimentos, como também é rico em antioxidantes. Isso inclui os carotenóides luteína e zeaxantina, que são muito importantes para a saúde ocular. Portanto, comer abacate deve beneficiar a visão a longo prazo.

 

Referências

https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/abacate.htm#:~:text=O%20abacate%20%C3%A9%20o%20fruto,Can%C3%A1rias%20e%20Ilha%20da%20Madeira.&text=Ali%C3%A1s%2C%20existem%20mais%20de%20500,%3A%20guatemalteca%2C%20antilhana%20e%20mexicana
https://www.healthline.com/nutrition/12-proven-benefits-of-avocado

https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf

 

pixel