Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

9 receitas de pamonha de liquidificador saborosas e práticas

Leve receitas de pamonha para a mesa no dia a dia com dicas bem simples e aproveite o sabor único desse prato durante o ano inteiro.

A pamonha é um prato típico brasileiro muito gostoso e tradicional, que foi herdado dos índios. As receitas de pamonha estão presentes nas festas juninas, especialmente na região Nordeste. Mas como as tradições podem ser atualizadas, chegou a hora de conhecer formas práticas de preparar receitas de pamonha para saborear esse prato em qualquer época do ano.

E é bom saber que as receitas de pamonha, além de saborosas, também são muito nutritivas. O milho, principal ingrediente da pamonha, é rico em sais minerais, como ferro, fósforo, potássio e cálcio, e vitaminas A e do complexo B. Ou seja, motivos não faltam para você aprender a fazer receitas de pamonha.


Receitas de pamonha simples

Pamonha Assada com Guariroba

1. Pamonha com Queijo Coalho e Alecrim

Ingredientes Pamonha

  • 12 espigas de milho frescas
  • 1 colher (sopa) de MAGGI® Fondor
  • 3 colheres (sopa) de manteiga

Recheio

  • 1 xícara (chá) de queijo coalho picado 200 g
  • 1 colher (sopa) de alecrim

Modo de preparo Pamonha

1. Passe a palha de milho por água fervente para amolecer e reserve.
2. Em um liquidificador, bata o milho e passe por uma peneira.
3. Junte o Maggi Fondor com a manteiga e misture bem. Reserve.

Recheio

4. Em um recipiente, misture o queijo coalho com o alecrim e reserve.
5. Faça copinhos com a palha do milho e coloque uma parte da pamonha, uma parte de queijo e de alecrim, e complete com a pamonha.
6. Coloque outra palha, feche o copinho e amarre com um barbante.
7. Em uma panela grande, ferva 5 litros de água.
8. Coloque as pamonhas e cozinhe por cerca de 40 minutos. Sirva.

2. Pamonha com Queijo Coalho: quem quer uma alternativa ao alecrim tem aqui uma solução: pegue a receita anterior e tire esse ingrediente. Isso não interfere no resultado da receita e também resulta em uma pamonha super gostosa. E sabe o que combina muito bem com essa pamonha? Um Café Cremoso da Roça!

3. Pamonha Simples: temos mais uma variação da Pamonha com Queijo Coalho e Alecrim do começo do artigo – faça a receita sem o queijo e sem o alecrim. Ela é simples, prática e muito saborosa. Se preferir, espalhe manteiga por cima da pamonha quentinha na hora de comer e sirva acompanhada de um Café Au Lait Desnatado com Choco e Canela.

4. Pamonha de Milho-Verde com Leite Moça: essa pamonha fica deliciosa. O leite condensado reforça o sabor e dá mais consistência ao creme de pamonha. Além do leite condensado, a receita também leva açúcar, então vá adicionando o ingrediente aos poucos e experimentando para não ficar muito doce.

5. Pamonha de Milho-Verde com Leite de Coco: o leite de coco é uma ótima opção para substituir o leite integral na receita anterior, pois dá a ela um sabor renovado. É importante adicionar esse ingrediente na mesma quantidade do leite integral, para dar tudo certo na receita de pamonha. Experimente comer acompanhado de queijo manteiga e Nescafé Floresta Negra.

6. Pamonha de Milho-Verde com Canela: dá para fazer diferentes versões da receita de pamonha. Nessa aqui, você acrescenta 1 colher (chá) de canela em pó à receita de Pamonha de Milho-Verde com Leite Moça vista anteriormente. O sabor amadeirado da canela enriquece ainda mais o prato, que pode ser degustado com um café expresso.

7. Pamonha Assada com Creme de Guariroba: essa é uma versão de receita de pamonha salgada que fica maravilhosa. O creme de guariroba é feito à parte e só se junta à pamonha na hora de comer, criando uma combinação perfeita.

8. Pamonha Assada com Creme de Palmito: se você quer um sabor mais leve para a sua receita de pamonha, é só substituir a guariroba da receita anterior pelo palmito comum em conserva, na mesma quantidade. E para deixar tudo ainda mais saboroso, sirva acompanhado do Chá Gelado Moça.

9. Pamonha Assada com Guariroba: nessa versão da receita de pamonha, a guariroba entra como recheio e não como acompanhamento. É uma delícia e tem uma apresentação incrível, já que a pamonha vira quase um muffin.

Agora que você já sabe como preparar receitas de pamonha, não se esqueça de colocar o milho-verde na lista de compras. E, no site Receitas Nestlé, tem muito mais opções: são mais de 4 mil pratos doces e salgados bem nutritivos para aproveitar todos os dias.


Perguntas frequentes

  • 1. O que comer com pamonha?

    Dois dos acompanhamentos mais comuns da pamonha doce são o queijo coalho e o queijo manteiga. O café é outro acompanhamento que não pode faltar na hora de servir pamonha doce.

  • 2. Dá para fazer pamonha salgada?

    Sim. A pamonha salgada é muito comum no Centro-Oeste do Brasil e também fica muito gostosa, assim como a pamonha doce.

  • 3. Quais são os benefícios da pamonha?

    O milho, principal ingrediente da pamonha, é rico em sais minerais, como ferro, fósforo, potássio e cálcio, e vitaminas A e do complexo B.

  • 4. Como fazer o pacote da pamonha?

    Passe a palha de milho por água fervente para amolecer e reserve. Faça copinhos com a palha do milho e coloque o creme de pamonha. Coloque outra palha, feche o copinho e amarre com um barbante.

    Fontes

    http://gcm.gastronomia.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/04/Do-milho-a%CC%81-pamonha.pdf

Fontes

http://gcm.gastronomia.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/04/Do-milho-a%CC%81-pamonha.pdf

pixel