“Às quartas usamos rosa”, mas que tal apostar no vermelho-vivo do chá de hibisco todos os dias? O hibisco é uma planta originária dos continentes africano e asiático pertencente à família Malvacae, grupo botânico que inclui mais de 765 espécies. Por ser uma planta que se adapta bem ao clima quente, o hibisco se difundiu facilmente nas regiões tropicais do globo, como na América Latina. De grande porte, o arbusto de caule lenhoso e flores coloridas chama atenção pela suntuosidade e beleza. Mas esse não é o único motivo que faz com que o hibisco seja tema desse artigo, pois o chá feito a partir do cálice da planta apresenta diversas propriedades benéficas à saúde. Por isso, no artigo de hoje, nós vamos falar um pouco mais sobre o hibiscus sabdariffa, a espécie comestível do hibisco, para que você conheça mais sobre essa planta maravilhosa e entenda como ela pode te ajudar a melhorar a sua saúde!
Quais os benefícios do hibisco?
O hibisco comestível (hibiscus sabdariffa) pode ser aproveitado quase em sua totalidade. As folhas, o caule, as sementes e os cálices são utilizados em diversas receitas e preparos mundo afora. Aqui no Brasil, o hibisco é utilizado como ingrediente em muitos preparos e receitas – como no tradicional prato maranhense Cuxá. Mas a forma mais popular de consumo dessa planta entre os brasileiros é em drinks e chás. E a fama não vem à toa, pois o hibisco possui propriedades e substâncias muito benéficas à saúde!
1- Ajuda a aliviar cólicas menstruais
Um dos grandes mitos que rondam o chá de hibisco é de que a bebida não pode ser consumida por mulheres durante o período menstrual. Na verdade, estudos indicam que o chá de hibisco não só pode ser consumido durante a menstruação, como também auxilia a diminuir as contrações do útero, aliviando as tão temidas cólicas menstruais. A bebida ainda auxilia na TPM (tensão pré-menstrual), pois age diretamente no humor, aliviando a ansiedade e a sensação de irritabilidade.
2- Auxilia no controle da pressão alta
Pesquisas indicaram que as propriedades presentes no chá de hibisco podem ajudar a controlar a pressão arterial. Isso ocorre porque a substância que dá a coloração vermelha às folhas da planta, a antocianina, é rica em compostos antioxidantes e anti-hipertensivos, que ajudam a manter a pressão sanguínea sob controle. Justamente por isso, o chá de hibisco não é recomendado para pessoas com hipotensão (pressão baixa), pois pode agravar os sintomas.
3- Combate inchaços e inflamações
O chá de hibisco possui compostos diuréticos capazes de auxiliar no combate ao acúmulo de líquidos no organismo. Isso ocorre porque o hibisco estimula o funcionamento dos rins, aumentando o fluxo urinário. Nesse processo, o organismo elimina toxinas e substâncias que favorecem o aparecimento de inchaços e inflamações.
4- Estimula o funcionamento da flora-intestinal
Para quem sofre de prisão de ventre, o chá de hibisco pode ser um grande aliado. A bebida possui substâncias que ajudam no funcionamento do intestino, fazendo com que as idas ao banheiro sejam mais frequentes. Isso ocorre porque o hibisco é rico em mucilagem, substância que ajuda a hidratar o bolo fecal, de modo que ele seja expelido com mais facilidade.
5- Acelera o metabolismo
O hibisco pode ser uma ótima alternativa de bebida para quem busca resultados melhores na academia. Isso porque, ao ser consumida, a planta aumenta a temperatura corporal, fazendo com que o metabolismo trabalhe com mais força e, consequentemente, aumente o gasto energético, o que potencializa a queima de gordura.
6- Ajuda a controlar o colesterol
Um estudo realizado com portadores de diabetes tipo 2 constatou que o consumo regular do chá de hibisco pode fazer com que os níveis de colesterol “ruim” (LDL) e triglicérides diminuam significativamente. A pesquisa também apontou que os pacientes que estavam tomando o chá de hibisco regularmente apresentaram um aumento considerável no nível de colesterol “bom” (HDL).
7- Melhora a qualidade do sono
Ao contrário do que pensam muitas pessoas, o chá de hibisco não prejudica o sono. Muito pelo contrário! Ele é um poderoso sedativo natural, que ajuda a induzir o sono com mais facilidade. A bebida também é recomendada para pessoas com sintomas de estresse e ansiedade, pois ela estimula a liberação de dopamina e serotonina no cérebro, substâncias ligadas à sensação de felicidade e de bem-estar.
8- Previne o envelhecimento precoce
O chá de hibisco é rico em substâncias antioxidantes. O principal elemento que dá cor ao hibisco, a antocianina, ajuda a reduzir o processo de oxidação da pele. Ou seja, ela ajuda a inibir a ação dos radicais livres, contribuindo para a conservação da pele sempre bonita e hidratada.
9- Contribui para a saúde do fígado
O fígado é o grande responsável pela limpeza no corpo humano. É ele que armazena a gordura dos alimentos, produz o colesterol e filtra o sangue, eliminando assim as toxinas prejudiciais ao organismo. O chá de hibisco estimula a produção das enzimas que agem na limpeza feita pelo fígado, diminuindo os danos sofridos pelo órgão. Mas é preciso ter cuidado! Exagerar no chá de hibisco pode ter um efeito contrário, sobrecarregando o fígado. Para um consumo seguro e saudável, o ideal é consumir cerca de 200ml da bebida por dia.
10- Ajuda a curar a ressaca
Um dos benefícios menos conhecidos do hibisco é sua ação contra os efeitos da ressaca. Depois de uma noite de festa, tomar uma xícara de chá de hibisco no dia seguinte pode ajudar a aliviar os sintomas da embriaguez – pois a bebida age diretamente no fígado, auxiliando no processo de desintoxicação do organismo.
Como consumir o hibisco?
Para te ajudar a inserir o hibisco na sua rotina diária de alimentação, nós preparamos uma lista com algumas sugestões de deliciosas receitas com hibisco. Conheça-as abaixo:
Chá de Hibisco e Maçã com Zero-Cal: não poderíamos iniciar essa lista por outra receita! O chá de hibisco é um clássico e pode ser apreciado puro ou acompanhado de incrementos, como no caso dessa receita com maçã. A maçã traz uma doçura especial, que harmoniza muito bem com o azedinho do hibisco.
Chá de Hibisco com FiberMais Laranja: dessa vez, as folhas desidratadas de hibisco vêm acompanhadas de todo o sabor e nutrição da canela, da maçã e do FiberMais Laranja. Fica uma delícia e é muito fácil de fazer.
Chá de Hibisco com Tangerina e Canela: se você gosta de sentir o sabor azedo mais predominante, essa versão do chá de hibisco vem acompanhada do suco e das raspas de tangerina. Para incrementar o sabor, a canela em pau é adicionada à receita.
Refresco com Xarope de Hibisco e Frutas Cítricas: para quem prefere uma bebida mais refrescante, essa receita com hibisco pode ser uma boa pedida! Ela é feita com água com gás, xarope de hibisco, rodelas de limão e laranja e folhas de hortelã.
Suchá de Hibisco com Morango: feito com Suchá de hibisco com morango, essa bebida é servida fria, acompanhada de morangos picados, suco de limão e folhas de hortelã.
Iogurte com Açaí: se você gosta de açaí, uma boa alternativa para inserir o hibisco na sua dieta é consumi-lo na versão iogurte, acompanhado de açaí, banana e aveia.
Bebida Junina: essa bebida traz uma releitura do tradicional Quentão em uma receita deliciosa com folhas de hibisco, canela, cravo, cardamomo, laranja e maçã.
G&T Wild: feita com água tônica, gin (opcional), hibisco, laranja e xarope de violeta, essa bebida é uma ótima alternativa de drink para o encontro com os amigos.
Como cultivar o hibisco em casa?
Para quem gosta de utilizar as folhas frescas de hibisco, nada melhor que cultivar a planta! Por isso, não deixe de conferir o passo a passo para ter hibisco sempre que quiser e sem precisar sair de casa.
Escolha um lugar arejado e com luminosidade
Como já vimos, o hibisco gosta de regiões tropicais. Por isso, na hora de cultivar a sua plantinha, certifique-se de ter um local arejado e com muita luz, para que ela cresça com saúde.
Prepare o solo para o plantio
Se for plantar no chão ou em algum vaso, a terra deve estar bem drenada e alimentada com adubo orgânico. Caso não tenha as sementes, você pode retirar um galho verde de uma planta adulta e colocá-lo direto no solo ou no vaso. Se você for plantar no vaso, lembre-se de podar a planta com frequência, pois o hibisco se desenvolve rapidamente.
Lembre-se de irrigar o hibisco na medida certa
Por ser uma planta tropical, o hibisco não precisa de tanta água. Isso quer dizer que o solo precisa ser regado e estar constantemente úmido, mas não encharcado.
Após esses passos, é só esperar a sua mudinha de hibisco se desenvolver e aproveitar todos os benefícios que essa planta maravilhosa pode oferecer!
Se você gostou dessas dicas e quer estar sempre por dentro de tudo que tem a ver com saúde e bem-estar, não deixe de acompanhar Receitas Nestlé!
Fontes
https://www.webmd.com/diet/hibiscus-tea-is-it-good-for-you