Canjica: Três potes com canjica dentro com três colheres ao lado

Canjica: aprenda tudo sobre esse prato típico das festas juninas

Dançar a amada – ou temida – quadrilha é um ponto fundamental das festas juninas, mas, sejamos sinceros: são os pratos típicos que tornam esses momentos muito mais gostosos. Quem não fica ansioso para chegar junho e se esbaldar no arroz doce, no bolo de fubá, na paçoca e, claro, na canjica?!

A canjica é uma sobremesa feita de grãos de milho mergulhados em um caldo de leite de coco, leite, canela, cravo e outras especiarias. Com várias receitas e nomes ao redor do Brasil, ela pode ser apreciada de diversas maneiras, seja como prato doce ou salgado, mas é a canjica doce a mais cobiçada nas festividades de São João. Para saber mais sobre ela, leia este texto cheio de informações interessantes e receitas de canjica cremosa de dar água na boca.


História da Canjica

A teoria mais aceita é de que a receita da canjica foi inventada no Brasil no período colonial pelos africanos escravizados que foram trazidos para cá. A “kanzika” era uma espécie de papa tradicional de várias regiões da África, e por aqui passou a ser feita com milho e a ser muito consumida nas senzalas por ser saborosa e barata. Ao longo dos anos, a receita de canjica ganhou novos ingredientes, como leite de coco, cravo e canela, tornando-se um prato nacional.

Mas há outras teorias. Alguns dizem que essa delícia pode ter se originado na Ásia ou mesmo no Brasil, com os índios tupinambás, que também possuíam a tradição de consumir  mingaus e papas de milho.

Ah, vale deixar aqui um lembrete: “canjica” é o nome dado tanto ao tipo de milho usado no doce como ao doce em si.


Canjica de milho na festa junina

As nossas tradicionais festas juninas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses, e celebram os santos do mês de junho: São João Batista, São Pedro e Santo Antônio. Porém, na Europa, o mês de junho sempre foi festivo por marcar a transição entre a primavera e o verão, além de ser a época em que, antes do cristianismo, as pessoas pediam aos deuses por uma boa colheita. Bem diferente e menos gostosa, não acha?

No Brasil, fizemos com a festa junina o que sabemos fazer de melhor: abrasileirar e melhorar tradições estrangeiras. Para isso, foram acrescentados diversos elementos nacionais. Entre as inovações estão a decoração, com balõezinhos e bandeirinhas; as brincadeiras, como a pescaria e as argolas; músicas e danças, como o forró e a quadrilha; o figurino, com roupas caipiras e coloridas; e, é claro, as comidas típicas, sendo o milho o ingrediente principal de diversos pratos, como Bolo de Milho do Arraiá, Curau de Milho e a amada Canjica.


Canjica x Mungunzá

Dependendo da região do país, esse doce de grãos de milho com leite de coco e outros ingredientes pode ter diferentes nomes. Nas Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, ele é chamado de canjica, mas no Norte e Nordeste, esse mesmo alimento é conhecido como mungunzá.

Para complicar ainda mais, no Nordeste, o doce conhecido como “curau” no restante do país – feito de creme de milho-verde, leite de coco e outras especiarias – é chamado de canjica.

Além de todos esses nomes, esse mingau adocicado de milho com coco também pode ser chamado de canjiquinha, papa de milho, coral e até de jimbelê dependendo do estado. Dá para ver que o brasileiro é muito criativo na hora de nomear suas comidas.

Seja qual for o nome, esse prato é muito apetitoso e requisitado em todo Brasil. Então, antes de preparar ou comprar uma canjica cremosa para uma pessoa querida, tenha certeza do doce que ela está esperando.


Benefícios da canjica

Além de deliciosa, a canjica de milho é benéfica para a nossa saúde. Se você quer mais motivos para fazer esse quitute – além do seu sabor maravilhoso –, aqui estão algumas de suas vantagens:

  • É rica em fibras, que melhoram o trânsito intestinal;
  • É rica em ácido fólico, que contribui para o bom funcionamento do organismo;
  • Possui vitaminas do complexo B, responsáveis por diversos processos importantes no nosso corpo, como funcionamento do sistema nervoso e metabolismo de proteínas, açúcares e gorduras.

Então na hora de escolher uma sobremesa, lembre que a canjica de milho é uma opção saborosa e saudável, que completa diversas refeições com chave de ouro.


Como fazer canjica doce

Para aprender a fazer a canjica doce tão amada no país, siga essa receita de Canjica especial abaixo:

Ingredientes

  • 1 e meia xícara (chá) de milho para canjica demolhado
  • 1 Leite Moça (lata ou caixinha)
  • 1 medida (lata) de Leite Líquido Ninho Forti+ Integral
  • 1 pitada de canela em pó para polvilhar

Modo de preparo

1. Em uma panela de pressão, leve ao fogo a canjica demolhada em 2,5 litros de água fria, reduzindo o fogo após a fervura.
2. Deixe cozinhar por cerca de 1 hora.
3. Depois de cozida, retire do fogo, deixe sair toda a pressão e abra a panela.
4. Junte o Leite Moça, o Leite Ninho e deixe ferver por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando até ficar cremosa.
5. Despeje em uma tigela funda e sirva polvilhada com canela.


Receitas de canjica

Se toda essa conversa sobre canjica te deu fome, aqui estão algumas receitas para saborear esse prato. Tem até receita de canjica cremosa para impressionar a todos na festa junina:

Canjica: Canjica (Mungunzá) de Nesfit Bebida de Coco

Canjica (Mungunzá) de Nesfit Bebida de Coco


Canjica: Canjica Amarela Incrementada

Canjica Amarela Incrementada


Canjica: Canjica Nordestina

Canjica Nordestina


Canjica: Canjica Cremosa e Docinho Cremoso de Jerimum

Canjica Cremosa e Docinho Cremoso de Jerimum


Canjica: Mungunzá

Mungunzá

Você encontra muito mais opções de comidas típicas de festas juninas e de outras datas no Receitas Nestlé, então não deixe de conferir nosso site e aventurar-se na cozinha.


Perguntas frequentes

  • Existe canjica salgada?

    Para quem só conhece a canjica doce, pode parecer estranho, mas existem sim pratos salgados com o grão da canjica. Dois ótimos exemplos são a Canjica Salgada com Legumes e o Mungunzá Salgado.

  • Qual é a diferença entre canjica branca e amarela?

    A diferença está nos tipos de grãos de canjica utilizados na preparação do doce. Ele pode ser feito com milho branco, mais tradicional, ou amarelo, que tem um sabor mais acentuado.

  • A canjica é brasileira?

    Apesar de ser tradicional das nossas amadas festas juninas, a canjica tem origem africana. Mas, como sempre, nós abrasileiramos a receita original e criamos esse doce tão distinto, que leva leite de coco e especiarias.

  • Do que é feita a canjica?

    Ela é preparada a partir de grãos de milho, brancos ou amarelos, mergulhados em um caldo de leite, leite de coco, canela, cravo e outras especiarias.


Fontes:

http://vanillecafecolonial.com.br/curiosidades-sobre-a-canjica/

https://revistavegetarianos.com.br/noticias/canjica/

https://vivaassim.com.br/alimentacao/epoca-de-festa-junina-veja-os-beneficios-da-canjica

https://www.saladices.com.br/alimentacao-saudavel/especial-festas-juninas-conheca-os-beneficios-da-canjica-e-da-canela/

https://www.todamateria.com.br/festas-juninas/

https://www.estudokids.com.br/origem-dos-nomes-curau-e-canjica-para-o-mesmo-prato-junino/

https://www.ufs.br/conteudo/3139-o-enigma-da-canjica