Confira as dicas de Receitas Nestlé de Manual do Bolo Perfeito: 7 dicas infalíveis

Manual do Bolo Perfeito: 7 dicas infalíveis

Bolo perfeito é uma junção de sabor, beleza e cuidado em cada detalhe desde a seleção dos ingredientes até o modo de servir o bolo. Caprichado, bem recheado, cobertura linda, irresistivelmente saboroso. É de dar água na boca antes mesmo de degustá-lo. E você sabe como fazer o bolo perfeito? É uma arte que requer atenção e conhecimentos preciosos em cada fase da preparação. Manusear corretamente os ingredientes, verificar a temperatura do forno e desenformar são alguns exemplos para se chegar ao resultado tão desejado. Selecionamos algumas dicas infalíveis para você se tornar uma (um) “boleira”(o) de respeito. Confira a seguir o nosso Manual do Bolo Perfeito.

publicado em: 04/06/2020
  • Planejamento e seleção dos ingredientes para o bolo perfeito

    Antes de tudo, ler toda a receita. Depois, verificar se você tem todos os ingredientes necessários - na hora de comprar, se possível, escolher produtos de qualidade. A Nestlé tem o melhor para o seu bolo perfeito: imagina um bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro ou um bolo de chocolate deliciosos. Fique tranquilo, temos receitas especiais para você.

    É importante confirmar a validade de cada ingrediente e separá-los na mesa ou na pia. Os itens que precisam estar em temperatura ambiente, retirá-los da geladeira com antecedência (no caso dos ovos e das gorduras, isso faz com que incorporem mais ar dando estrutura e leveza a massa). Outras dicas de planejamento:
    ● Verificar se você tem assadeira apropriada - tamanhos inadequados podem interferir no cozimento da massa.
    ● Por fim, evite substituir ingredientes porque também pode ter consequências no sabor final.

    Ter tudo em mãos facilita a execução de cada etapa do preparo do bolo.

  • Medidas de Ingredientes e cuidados na hora de incluí-los

    Medir precisamente os ingredientes é fundamental. Afinal, o excesso ou a falta influenciam no resultado final do bolo. Geralmente, usa-se medidores padrão (copos e colheres específicos) para secos e líquidos. Detalhe: ao colocar os ingredientes nos medidores, não pressioná-los e, sim, passar uma colher ou faca na superfície para nivelar.

  • Tabela de conversão culinária

    Confira abaixo:

    Medida por capacidade Equivale a quantas gramas de açúcar? Equivale a quantas gramas de farinha de trigo? Equivale a quantos mililitros de líquido?
    1 colher (chá) 4 gramas 2 gramas 5 mililitros
    1 colher (sopa) 14 gramas 13 gramas 15 mililitros
    1 xícara (chá) 200 gramas 165 gramas 250 mililitros
  • O preparo do bolo perfeito e fofinho

    Agora que todos os ingredientes estão devidamente separados e você já sabe as medidas, mãos à massa. Primeiro, a assadeira deve ser untada (manteiga ou óleo) e polvilhada (farinha de trigo, amido de milho, fécula de batata, chocolate em pó, etc). Isso é fundamental para que a massa não grude e, assim, facilitando na hora de desenformar - diminuindo o risco de quebrar.

    Um bolo, além de ser saboroso, precisa ser macio e fofinho. E para que isso aconteça, é necessário muito cuidado na hora de bater a clara do ovo em neve - processo de aeração para formar pequenas bolhas de ar. São elas que garantem a leveza da massa. Pode ser utilizado garfo, fouet ou batedeira. Caso a receita oriente sobre o tempo de batimento, seguir à risca. *Importantíssimo: quando a clara em neve estiver pronta, e for incorporá-la ao restante da massa, faça delicadamente para não perder o ar.

    Os ingredientes secos devem ser peneirados para ficarem mais finos e facilitar a distribuição uniforme. A farinha de trigo e o cacau em pó, por exemplo, absorvem umidade externa, podendo formar pelotas. Peneirar ajuda a eliminar esses grânulos, deixando-os mais soltos. Isso é fundamental para evitar aquelas pelotas de farinha na massa do bolo.

    Acrescente os ingredientes na ordem descrita na receita. Detalhe crucial: o fermento em pó é o último item a ser incorporado na preparação, para não enfraquecer sua ação. Veja o vídeo dica com o passo a passo resumido para você: como fazer um bolo perfeito.

  • Como assar o bolo e não deixar murchar!

    Tudo dentro da forma, colocado com muito carinho e amor. Chegou o momento de assar e fazer o seu bolo perfeito crescer. É importante verificar a posição da grade do forno. A assadeira deve ficar na altura média. Preaqueça o forno a temperatura indicada na receita por pelo menos 10 minutos. Mas por quê? O forno demora para chegar a temperatura desejada, e o bolo precisa de calor, desde o início, para sofrer um choque térmico - o que promove seu crescimento.

    Temperatura muito alta pode queimar a superfície do bolo e não assar completamente por dentro. Outro problema é que a massa cresce muito rápido e não dá tempo de formar a estrutura de sustentação (as bordas ficam altas e o meio afundado). Já a temperatura muito baixa, a massa não cresce de forma correta e fica "solada".

    *Atenção: o forno não deve ser aberto antes da primeira metade do tempo total de cozimento, pois a diferença de temperatura faz o bolo murchar. Quando estiver quase próximo do tempo final indicado na receita, faça o teste do palito para saber se o bolo está realmente assado: é só espetar um palito de uso culinário na parte mais alta e central da massa, se o mesmo sair limpo, está pronto. Mesmo depois de assado, é bom deixar dentro do forno desligado, com a tampa semiaberta para esfriar aos poucos.

    O cuidado na hora de tirar o bolo
    Hmm..aquele cheiro de bolo assado tomando conta da cozinha inteira e se espalhando pela casa. É o momento de desenformar. Passe uma faca sem ponta ou uma espátula em toda a lateral da assadeira. Bata, cuidadosamente, com a mão na parte externa da forma antes de virá-la, assim ajuda a soltar mais a massa. O bolo deve estar morno, pois se ainda estiver quente, pode quebrar ou esfarelar, e se estiver completamente frio, é mais difícil de soltar. Confira o vídeo da Nestlé com as melhores dicas de como desenformar bolos, tortas e pudins.

  • Como rechear e decorar o bolo

    Bolo é bom. Mas bem recheado e com uma cobertura linda, é ainda melhor. Primeiro é preciso cortá-lo ao meio - a massa tem que estar totalmente fria, para não esfarelar. Use palitos de uso culinário para marcar o meio da lateral, cravando-os em todo o entorno, para você ter uma referência e evitar de cortar torto.

    Com uma faca longa e de serra, comece cortando pela lateral, num movimento de vai-e-vem até completar o círculo todo. Outra opção é a linha de uso culinário: dê uma volta com a linha por toda a lateral, faça um nó e vá apertando, sempre com cuidado, para que o nó se encontre no centro do bolo.

    Dica: ao invés de cortar o bolo pela metade, você pode preparar dois bolos mais finos e colocá-los um em cima do outro.

    Agora é hora de rechear. Coloque todo o recheio no centro de uma das metades do bolo e, com uma espátula ou uma faca sem serra, espalhe o recheio do meio para as bordas. Desse modo, evita-se que o recheio se misture com migalhas soltas do bolo. Se você preferir, pode colocar o recheio dentro de um saco de confeitar para cobrir toda a superfície. Depois é só colocar a outra metade do bolo em cima da que foi recheada. Que tal algumas sugestões deliciosas de recheios? Prestígio, brigadeiro, creme branco com abacaxi. Confira a lista de dicas saborosas de recheios para bolos.

    Para colocar a cobertura é só seguir o mesmo processo do recheio: sempre do centro para as bordas. Se a cobertura for de chantilly, você pode soltar a imaginação fazendo desenhos na superfície com o auxílio de um garfo ou colher. Assista ao nosso vídeo de dicas com o passo a passo de como usar bicos de confeitar para você caprichar na decoração do seu bolo perfeito.

  • Como armazenar, congelar e o descongelar o bolo perfeito

    Você sabia que a massa de bolo pode ser congelada e descongelada sem perder a qualidade? Assim, você pode deixar um bolo parcialmente feito, facilitando a montagem no dia que precisar: aniversário, comemoração com os amigos, um bate papo descontraído ou até mesmo os momentos inesperados em que dá aquela vontade de comer um bolinho.

    Dica preciosa: armazenar a massa sem recheio e cobertura ajuda a conservá-la por mais tempo. Então, o ideal é congelar separadamente e depois montar tudo no dia que for servir.

    Primeiro, coloque a massa do bolo em cima de um prato revestido com papel manteiga. Depois, sem cobrir, leve ao freezer e deixe por 1 hora ou até ficar firme - assim não vai grudar no papel. Retire do freezer e embale com papel alumínio ou plástico filme. Coloque novamente no congelador onde pode ficar armazenado por até 1 mês.

    Por último, no dia em que for montar o bolo, retirar do freezer e deixar descongelar, sem desembalar, por 30 minutos em temperatura ambiente. Confira o vídeo com os detalhes caprichosos de como congelar docinhos e bolos.

    Pronto, agora você já sabe todos os segredos para fazer o bolo perfeito sem erros. Deixamos uma sugestão de receita de bolo de cenoura para você praticar. Mas antes veja a checklist com palavras saborosamente otimistas para você incorporar ao preparo, deixando o seu bolo mais perfeito ainda.

  • Checklist do Bolo Perfeito

    carinhosamente preparado: seleção de ingredientes perfeitos para o bolo e uso das medidas de ingredientes corretas

    pensado em cada detalhe: cuidados na hora de incluir os ingredientes e a ordem de colocar cada um deles

    massa fofinha e delicada: cuidado no preparo para o bolo ficar fofinho

    irresistível cheiro de assado: modo certo de assar o bolo sem deixar murchar

    recheio e cobertura maravilhosos: a arte de rechear e decorar o bolo perfeito

    ótimo em todas as situações: modo de armazenar, congelar e descongelar o bolo corretamente para conservar sabor

    atraente do começo ao fim: altamente saboroso capaz de realçar momentos

  • Bolo de Cenoura com Cobertura de Brigadeiro: uma receita deliciosa para você praticar

    Bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro de Leite MOÇA® e chocolate granulado. Aproveite para ver o vídeo da Nestlé com dicas infalíveis para o bolo de cenoura perfeito.

INGREDIENTES

3 cenouras médias (250g)
2 e meia xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó

COBERTURA

1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
1 colher (sopa) de manteiga
meia xícara (chá) de Chocolate em Pó NESTLÉ® DOIS FRADES (lata ou caixinha) 395g
meia xícara (chá) de chocolate granulado

MODO DE PREPARO

Massa:

Retire a casca das cenouras, corte-as em pedaços, lave-as e cozinhe-as cobertas com água. Escorra a água, e deixe que as cenouras esfriem um pouco. Em um liquidificador, bata as cenouras cozidas, os ovos e o óleo. Despeje a mistura em um recipiente e misture o açúcar e a farinha de trigo peneirada com o fermento. Coloque em uma fôrma retangular (20 x 30 cm) untada, e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por 40 minutos. Enquanto isso, prepare a cobertura de brigadeiro.

Cobertura:

Em uma panela coloque o Leite MOÇA®, o Chocolate em Pó DOIS FRADES e a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até começar a desprender da panela. Despeje ainda quente sobre o bolo, distribua o chocolate granulado e deixe esfriar.

Dica:
Se desejar, utilize o MOÇA Doceria Brigadeiro no recheio.

  • Dúvidas comuns sobre Bolo de Cenoura com Cobertura de Brigadeiro

    ● Posso usar somente farinha de trigo ao invés do fermento?

    ○ Não. O fermento em pó é responsável pelo crescimento e estrutura do bolo. Em alguns tipos de bolo, como o pão-de-ló, por exemplo, não usamos o fermento, porém os ovos são responsáveis pela estrutura. Cada ingrediente em proporções corretas tem uma função nas receitas.

     

    ● Como deixar o Bolo de Cenoura bem amarelinho?

    ○ O amarelinho do bolo é proveniente da própria cenoura. Usar cenouras frescas, sem avarias contribui para o resultado final.

     

    ● Por que meu bolo fica embatumado, massudo?

    ○ Um segredo para o bolo não ficar solado é a quantidade correta de ingredientes. Por isso, é sempre importante usar colheres e xícaras medidas, principalmente no preparo de receitas doces. Além disso, não abra o forno antes de pelo menos 30 minutos para que não interrompa o crescimento da massa.