Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

67 receitas com alho-poró para fazer justiça a essa hortaliça

Além do tradicional quiche de alho poró, aprenda a fazer diversas receitas deliciosas que exploram todo o sabor desse vegetal.

O alho-poró – ou alho-francês – é uma hortaliça comprida e cilíndrica que eleva o sabor de diversos quitutes, sendo uma opção deliciosa parecida com o alho e a cebola, muito presentes na culinária brasileira. Diferente de seus “primos”, ele possui folhas verdes e talo branco, e ambas as partes podem ser utilizadas no preparo de iguarias.

Ele pode ser consumido cru, cozido, refogado ou da maneira que você quiser, sendo um vegetal super versátil e um trunfo para os pratos salgados. Veja dezenas de receitas nesse artigo sobre a verdura.


Como Fazer Quiche de Alho-poró

Perfeito para uma refeição em família, aprenda a fazer esse Quiche de Alho-poró, que todo mundo vai querer repetir.

Ingredientes:

Massa

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 100 g de manteiga
  • 1 colher (chá) de sal

Recheio

  • meia cebola picada
  • 2 alhos-poró picados
  • 1 pote de Iogurte Nestlé Natural Integral
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 1 sachê de Maggi Caldo em Pó Legumes
  • 1 pitada de noz-moscada
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo:

Massa

1. Em uma superfície limpa e seca, peneire as farinhas. Depois, faça um furo no centro e coloque a manteiga e o sal. Misture suavemente com as pontas dos dedos até obter uma massa lisa, que desgrude das mãos.

2. Abra a massa em uma forma de aro removível (25cm de diâmetro). Pressionando com os dedos, forre o fundo e as laterais. Reserve.

Recheio

3. Em um recipiente junte o alho-poró, o Iogurte Nestlé, os ovos, o queijo ralado, o Maggi Caldo em Pó e a noz moscada; misture bem e despeje sobre a massa reservada. Polvilhe o queijo ralado.

4. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos, até o recheio ficar consistente e a massa dourada. Sirva quente.


Quiches e Tortas de Alho-poró

quiche de alho poro com barista

2. Quiche de Alho-poró com Barista: perfeito para um lanche da tarde caprichado, esse mini quiche de alho-poró fica ainda mais gostoso quando saboreado com o Nescafé Dolce Gusto Barista.
3. Mini Quiche de Alho-Poró e Bacalhau: essa tortinha aberta de ovos e creme de leite conhecida como quiche ganha um novo sabor com o recheio de bacalhau. Não se esqueça do queijo parmesão ralado e do tempero Maggi Meu Segredo para garantir um prato super saboroso.
4. Quiche no Copinho: o recheio cremoso é a estrela desse quiche com massa simples, feita com Biscoito Nesfit Integral e orégano. O recheio colorido leva diversos legumes e vegetais, como alho-poró, abobrinha, pimentão – amarelo e vermelho – e tomilho.
5. Torta de Palmito e Alho-Poró: as tortas possuem massa saborosa e recheio cremoso, que pode levar diversos ingredientes. Nesse caso, são usados palmito, alho-poró e tomates para criar um quitute de dar água na boca.
6. Torta de Massa de Grão-de-Bico com Vegetais: para fazer a massa dessa saudável torta de legumes e verduras, você vai precisar de iogurte natural integral, grão-de-bico, farinha de trigo integral, amido de milho, azeite, sal e uma gema. O grão-de-bico também é a estrela de sopas e caldos, como a Sopa de Grão-de-bico com Carne, o Caldinho de Grão-de-Bico e a Sopa Gratinada de Grão-de-bico e Cebola Caramelizada.
7. Tortinha Colorida de Ninho Origem Vegetal: essa delícia é perfeita para oferecer às visitas no lanche da tarde, pois é servida em porções individuais muito coloridas. O recheio leva diversos vegetais, sendo uma opção vegetariana e nutritiva.
8. Torta Integral de Escarola com Cebola Caramelizada: o recheio complexo é equilibrado por uma massa super simples nessa iguaria completa. Para o exterior crocante, são utilizados os biscoitos Nesfit Integral, linhaça, farinha de trigo e manteiga. As Tortinhas Nesfit de Brie com Tomate Seco também levam esses biscoitos gostosos na massa.


Sopas e Cremes com Alho-poró

creme de alho poro com farelo de aveia organica e frango desfiado

9. Sopa de Abóbora e Alho-Poró: como é impossível falar em alho-poró sem pensar em cremes e sopas, que tal fazer jus à fama dessa hortaliça e colocá-la nesse prato cremoso que também leva abóbora, gengibre e cebolinha-verde? Pronta em 45 minutos, ela é ideal para uma entrada de almoço ou prato principal do jantar.
10. Sopa de Alho-poró, Cenoura e Mandioquinha: essa delícia leva três ingredientes tradicionais das sopas e é uma opção saborosa para aquecer a família em um dia de inverno.
11. Sopa de Alho-poró e Macarrão: com leite líquido e farinha de trigo, essa é uma versão diferente da tradicional sopa de alho-poró. O macarrão bengala é outra inovação que deixa essa receita exótica e saborosa.
12. Sopa de Capeletti: essa massa de nome engraçada complementa os sabores dos vegetais e traz mais sustância à refeição. Para essa receita, você só precisa de seis ingredientes: cenoura, alho-poró, salsão, Maggi Caldo Galinha, capeletti e parmesão. Simples, não é mesmo?
13. Sopa Provençal: a cremosidade desse alimento vem do requeijão Nestlé, que combina muito bem com a batata, a abobrinha e outros ingredientes que compõem a sopa.
14. Vichyssoise: essa receita da culinária francesa é tradicionalmente servida fria, então pode ser consumida até nos dias quentes. Caso prefira uma sopa quentinha, não leve à geladeira.
15. Ensopado de Galinha Caipira: essa iguaria com frango, legumes e verduras dá um show de proteínas, vitaminas e sais minerais. É uma opção super nutritiva e saborosa para um jantar em família.
16. Canja de Galinha Nutritiva: um prato com cara de casa da vovó, que fica mais moderno com a quinoa mista. Outras versões desse quitute são a Canja de Galinha Completa e a Canja Nutren Senior.
17. Sopa Saborosa de Feijão Branco: com músculo bovino, linguiça calabresa e feijão-branco, essa sopa é uma ótima fonte de proteínas. Já os vegetais presentes na receita trazem outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, como vitaminas e sais minerais.
18. Creme de Ervilhas e Alho-poró: a massa folhada cria uma cobertura crocante e deliciosa para esse alimento tradicionalmente cremoso. As ervilhas trazem também uma coloração esverdeada, que pode ser divertida para as crianças.
19. Caldinho de Alho-Poró e Pimenta Rosa: além de sopas e caldos, esse tipo de pimenta também pode ser usado para acentuar o sabor de diferentes pratos, doces e salgados, como o Galeto Assado com Limão-siciliano e Pimenta Rosa, os Medalhões com Molho de Pimentas e o Quadradinho de Trufa de Pimenta-Rosa e Purê de Manga.
20. Creminho de Batata-doce com Carne e Alho-poró: com batata-doce, carne moída e Mucilon Cereal Infantil Arroz, essa é uma alternativa super nutritiva para os seus pequenos. Em relação aos temperos, verifique quais são liberados com seu pediatra.
21. Creme de Alho-poró com Farelo de Aveia Orgânica e Frango Desfiado: essa receita orgânica de nome comprido leva de tudo um pouco, sendo uma opção muito saborosa. Alguns dos – vários – ingredientes são: alho-poró, batata, alho, frango, noz moscada, farelo de aveia, cebolinha-verde e louro.
22. Velouté Refrescante Nutren Senior: o Nutren em pó aumenta o valor nutritivo desse prato da culinária francesa que é chamado de molho, mas consumido como um caldo. Mais espesso do que as sopas, ele pode ser complementado de diversas formas – como nessa receita com pimentão vermelho, abóbora japonesa e alho-poró.


Massas com Alho-poró

Macarrão Cremoso com Alho-Poró

23. Macarrão Cremoso com Alho-Poró: a cremosidade dessa delícia é resultado da combinação do creme de leite com o requeijão. A receita é finalizada com talo de alho-poró refogado na manteiga.
24. Macarrão de Forno Ninho: para impressionar seus amigos e familiares, essa é a receita certa. Os ninhos de macarrão com molho ficam bonitos e saborosos, levando palmito, azeitonas verdes, queijo branco, mussarela e outros ingredientes. Esse tipo de massa também faz sucesso na Salada Prática de Macarrão e no Macarrão Preguiçoso.
25. Macarrão Rápido Cremoso: preparada em uma só panela, essa receita é a salvação para quem tem pavor de uma pilha de louça suja na pia – o que é inevitável em muitas refeições complexas. Coloque todos os ingredientes na panela, exceto o creme de leite e o parmesão, e cozinhe até que o macarrão esteja no ponto certo para o seu gosto. Rápido, prático e delicioso.
26. Lasanha Integral com Molho Branco de Cogumelos: os diferentes tipos de cogumelos trazem novos sabores à lasanha branca, podendo ser usados o shitake, o shimeji e o cogumelo paris – popularmente conhecido como champignon. Esses fungos são ótimas fontes de proteínas, vitaminas e sais minerais, sendo utilizados também nessas receitas: Torta de Cogumelos, Cogumelos Recheados e Cocotte Maggi com Mix de Cogumelos.
27. Sofiolli de Abóbora com Molho Natural: essa massa italiana recheada junta diversos sabores em um só prato, levando abóbora, alho-poró, tomate, cebola, parmesão, Maggi Caldo Legumes e muito mais.
28. Capeletti in Brodo: outra massa italiana deliciosa é o capeletti, que também pode ser apreciado em pratos como o Capeletti Express, o Capeletti ao Molho Branco e Capeletti com Recheio de Abóbora ao Molho Sugo.


Carnes e Frangos com Alho-poró

picadinho de carne alho poro mandioquinha e quinoa

29. Picadinho de Carne, Alho-poró, Mandioquinha e Quinoa: com diversos ingredientes nutritivos, esse prato de carne forma uma refeição super completa. O Picadinho de Carne, Ervilha Fresca, Abóbora e Quinoa é outra delícia que junta a carne com a quinoa em grãos.
30. Iscas de Carne com Alho-Poró: além dos ingredientes que estão no nome, o amendoim é um elemento surpresa que adiciona crocância ao prato. Para elevar o sabor, você pode refogar o alho-poró com shoyu.
31. Carneiro ao Vinho Tinto e Alho-Poró: apesar de simples, você deve começar a preparar essa receita com certa antecedência – pois a carne precisa ficar temperada por pelo menos duas horas, para pegar sabor.
32. Ossobuco com Pirão Bem Temperado: esse corte bovino bem temperado fica uma delícia com o pirão caseiro. Para deixar a carne bem macia, é fundamental cozinhá-la em uma panela de pressão.
33. Rocambole de Carne Diferente: essa iguaria é recheada com alho-poró, ovos, presunto e espinafre, sendo cozida na pressão. Outros rocamboles salgados são: Rocambole de Carne, Rocambole de Frango Recheado com Farofa de Couve e Rocambole de Bacalhau.
34. Carneiro Delícia: essa carne é temperada com vinho branco, noz-moscada e Maggi Gril, sendo servida com batatas coradas, alho-poró em rodelas e alecrim. Realmente faz jus ao nome.
35. Gratinado de Frango com Alho-Poró: com creme de leite e leite líquido, essa delícia fica super cremosa. Já o queijo parmesão ralado é fundamental para deixar o prato gratinar e ficar com uma casquinha crocante.
36. Frango Cremoso com Alho-poró, Cenoura e Champignon: rápida e prática, essa receita leva apenas 20 minutos, sendo a opção ideal para quem quer uma refeição nutritiva, mas não tem muito tempo – ou paciência – para o preparo dos pratos.
37. Enroladinho de Frango e Legumes: os filés de frango ganham mais proteínas, vitaminas e sais minerais nessa opção recheada com cebola, alho-poró, abóbora, vagem e Biscoito Nesfit Integral – que também faz sucesso nos Palitinhos de Ricota com Espinafre e nas Joaninhas Divertidas com Dip de Pizza.


Peixes e Frutos do Mar com Alho-poró

Escondidinho de camarao e alho poro

38. Peixe com Legumes: esse prato de filés de pescada, requeijão, legumes e verduras é preparado no micro-ondas, sendo uma alternativa prática e saborosa para um almoço em família completo.
39. Canelone de Peixe ao Creme de Legumes: esse molho de legumes leva cenoura, alho-poró, cebola, abobrinha, pimentão vermelho, salsão e Maggi Caldo Legumes. Super completo, nutritivo e saboroso.
40. Brandade de Bacalhau: esse prato cremoso de bacalhau com purê de abóbora e mandioquinha pode ser servido como entrada ou prato principal; o que não pode faltar são os temperos, como o sal, a pimenta-do-reino, o cheiro-verde e a noz-moscada.
41. Travessa de Pintado com Purê de Mandioca: essa iguaria impressiona nas refeições em família. O palmito pupunha, as castanhas-do-pará, a pimenta biquinho, a banana-da-terra e o vinho branco são alguns dos ingredientes especiais que elevam o sabor do prato.
42. Crumble de Salmão: esse quitute leva vários elementos crocantes, como Nestlé Corn Flakes e castanha de caju, além de verduras e legumes nutritivos. A proteína vem do peixe e do shimeji, temperados com suco de limão, shoyu e outras especiarias.
43. Bacalhau em Postas com Azeite Aromatizado: o tradicional bacalhau com batatas ganha um novo sabor com os tomates-cereja, cebolas-roxa, azeitonas pretas, cebolinha-verde e alho-poró.
44. Brandade de Bacalhau Maggi: nessa versão do brandade, é o purê de batata-doce que adiciona cremosidade ao bacalhau dessalgado e desfiado. O queijo parmesão ralado por cima deixa o prato dourado e crocante.
45. Fondue de Frutos do Mar: além dos populares Fondue de Queijo, Fondue de Carne (Chinoise) e Fondue de Chocolate, essa versão com salmão, camarão e outros peixes também deve ser considerada para um jantar delicioso. Os três molhos cremosos adicionam mais sabor a esses ingredientes.
46. Salada de Grão-de-Bico com Camarão: uma iguaria rápida, que pode ser servida quente ou fria, essa receita agrada a gregos e troianos com seus legumes, grãos e frutos do mar.
47. Escondidinho de Camarão e Alho-Poró: o purê de mandioquinha forma uma camada cremosa por cima dos camarões refogados com cebola, alho-poró e tomates. Outros pratos com frutos do mar e purê são: Escondidinho de Bacalhau, Escondidinho de Mandioquinha e Salmão e Escondidinho de Bacalhau e Cará.


Arroz com Alho-poró

arroz integral com legumes

48. Arroz Sofisticado: nesse prato, o arroz é preparado com vinho branco e complementado com pedaços de frango, alho-poró, tomates e amêndoas – muito presentes em diferentes receitas, como Arroz com Brócolis e Amêndoas, Arroz com Limão-Siciliano e Amêndoas e Arroz com Champanhe e Amêndoas.
49. Arroz Integral com Legumes: o talo de alho-poró em rodelas é cozinhado junto com os tomates, a cenoura e o arroz nessa receita super nutritiva. O cereal integral aumenta o valor de fibras e de nutrientes do prato.
50. Arroz com Músculo e Favas: uma delícia com cara de prato principal, o arroz deixa o lugar de acompanhamento para virar a estrela de uma refeição completa graças ao músculo bovino.
51. Frango ao Curry com Arroz Integral: para dar uma diferenciada no arroz simples do dia a dia, que tal fazer essa variação amarelinha que leva curry, pedaços de frango, leite de coco, mandioquinha, abobrinha, cenoura e outros temperos deliciosos? Essa especiaria indiana também está presente nessas delícias: Frango com Curry e Brócolis, Pescada ao Molho de Curry com Espinafre e Frango Indiano.
52. Risoto de Carne com Alho-poró: um risoto bem temperado é uma das melhores opções para um almoço de domingo. Para a iguaria ficar mais macia, utilize filé mignon e ingredientes de qualidade. Na hora de escolher o vinho branco, lembre-se: só cozinhe com vinhos que você beberia, para garantir um resultado delicioso.
53. Risoto de Beterraba com Caramelo de Balsâmico, Crispie de Alho-Poró e Flores Comestíveis: um quitute com cara de prato de restaurante, essa delícia roxa decorada com flores comestíveis impressiona qualquer um. Outros pratos com essa decoração são: Mini Bolo de Frutas e Flores, Panacota com Calda de Laranja e Granita de Champanhe.


Outros Pratos com Alho-poró

pizza com recheio de calabresa alho poro e mozarela

54. Terrine de Alho-poró: essa é uma receita simples e fácil que fica uma delícia com torradas ou vegetais cortados em bastão – o difícil é esperar as 4 horas que ela deve ficar na geladeira para firmar. O Terrine De Queijo Com Espetinhos De Vegetais é outra versão, também deliciosa, desse quitute
55. Purê de Feijão Branco e Alho-Poró: pronto em apenas 20 minutos, esse prato combina a cremosidade do creme de leite com os nutrientes do feijão-branco, do alho-poró e da cebolinha-verde.
56. Rosti de Mandioca, Cenoura e Alho-Poró: o sabor desse prato à base de mandioca ralada depende bastante dos temperos utilizados – então, não economize. Outras variações dessa receita de origem suíça são: Batata Rosti de Queijo, Mandioquinha Rosti e Batatas Rösti à Maggi.
57. Omelete de Presunto e Queijo (Fritada): a fritada – ou frittata – é uma versão aprimorada do tradicional omelete, e pode ser recheada com diversos ingredientes, como legumes, verduras, cogumelos, queijos e carnes. Nessa versão, o recheio leva queijo branco, alho-poró e presunto – que pode ser substituído por peito de peru.
58. Alho-Poró com Mostarda: um dos poucos pratos em que o alho-poró é a estrela, para essa iguaria você deve cortar os talos brancos em sentido longitudinal e cozinhá-los em água fervente com Maggi Caldo Galinha. Se quiser servir como acompanhamento, boas opções de pratos principais são Filé ao Molho Madeira, Medalhão de Frango com Bacon e Medalhões de Filé Mignon ao Molho Mostarda.
59. Salada de Legumes Assada: esse mix de legumes fica super saboroso com os temperos Maggi e o shoyu. Uma vantagem do prato é que ele é preparado em uma só assadeira, o que diminui consideravelmente a quantidade de louça que você vai precisar lavar – e, consequentemente, sua preguiça de cozinhar.
60. Pizza com recheio de Calabresa, Alho-poró e Mozarela: em vez de pedir essa guloseima pronta, que tal tentar fazer uma pizza caseira? Desde a massa até o recheio, nessa receita você aprende a fazer tudo do zero. Mais algumas receitas dessa gostosura são: Pizza Integral de Liquidificador com Escarola e Ricota, Pizza Rápida de Frigideira e a imperdível Pizza de Chocolate com Morangos.
61. Batata Rosti Recheada com Maggi Natusabor: o peito de peru e a mussarela formam um recheio delicioso nesse prato de batatas raladas. Os temperos também são fundamentais, então não se esqueça do Maggi Natusabor Salsinha, Orégano, Cebolinha, do sal e de outras especiarias de sua preferência.
62. Cuscuz Marroquino: com tomates secos, cebola-roxa, cenoura e alho-poró, essa receita de cuscuz é muito nutritiva. Outras variações são: Cuscuz de Carne-seca, Cuscuz à Paulista e Cuscuz de Banana.
63. Sanduíche de Rosbife e Pasta de Abóbora: esses mini lanches com rosbife, abóbora, castanhas-do-pará, requeijão, pão de forma integral, alho-poró e outras gostosuras são alternativas super completas para alimentar seus pequenos – ou suas visitas – durante a tarde.
64. Feixe de Legumes: o trio de cenoura, alho-poró, e vagem forma uma guarnição nutritiva e simples, que pode ser servida com Molho de Limão, Parmesão e Manjericão, Molho Tártaro e Molho Mostarda e Gergelim.
65. Salada Sofisticada: para uma entrada caprichada, essa salada com molho dá um show de sabores e nutrientes. Bastante colorida, ela leva alface-roxa, cenouras, ovos de codorna, alho-poró e cebolinha-verde.
66. Panaché de Legumes com Iogurte: com champignons, iogurte natural desnatado, queijo minas e outros ingredientes deliciosos, esse gratinado pode ser servido como acompanhamento ou prato principal.
67. Omelete de Legumes e Caldo Pó Maggi: esse prato de ovos com leite, mussarela, cheiro-verde, cenoura, tomates, abobrinha e cebola é uma alternativa simples para um almoço completo. Você pode servi-lo com saladas saudáveis, como a Salada Verde Meu Segredo, a Salada de Escarola e Salada de Rúcula Especial.

No site Receitas Nestlé. você encontra várias dicas, programas, quizzes, receitas e artigos do mundo gastronômico, tudo para você se tornar o grande chef que sempre sonhou – ou pelo menos aprender alguns truques para mandar bem na cozinha.


Perguntas frequentes

  • Que pratos posso fazer com alho-poró?

    Quiches, tortas, sopas, cremes, massas, carnes, frangos e muito mais – são diversas as opções que combinam com essa hortaliça.

  • Alho-poró é a mesma coisa que alho-francês?

    Sim, essa verdura pode ser chamada também de alho-macho, poró, alho-porró, porro-hortense e diversas outras variações regionais. Então, na próxima vez que a receita pedir por um desses ingredientes estranhos, lembre que são apenas nomes diferentes para o bom e velho alho-poró.

  • Qual é o sabor do alho-poró?

    Por ser da mesma família da cebola e do alho, essa hortaliça possui um sabor parecido com o da primeira, sendo um pouco mais suave.

  • Como posso preparar alho-poró?

    Esse vegetal pode ser consumido cru, refogado, frito, cozido ou em receitas diversas, sendo suas folhas e talo comestíveis.

Fontes:

https://www.dicasdemulher.com.br/alho-poro

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?