Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

18 receitas de mingau para uma alimentação mais nutritiva

Listamos 18 receitas de mingau para você variar no dia a dia

O mingau, também chamado de papa ou papinha, é um alimento de consistência cremosa feito à base de água ou leite. Geralmente, são adicionados cereais ou farinhas para o cozimento, podendo ser adoçado com mel ou açúcar.

Assim como os purês e os caldos, o mingau é muito utilizado na alimentação de crianças que não conseguem mastigar pedaços mais sólidos. Ainda assim, seu consumo é recomendado por ser uma fonte de cálcio e potássio (se feito com leite), além das fibras dos mais variados tipos de cereais e farinhas.

Listamos aqui algumas receitas de mingau para você poder variar no dia a dia e obter uma série de nutrientes de formas deliciosas.


Receitas de mingau

Receitas de Mingau: Mingau de aveia com ninho e morango

1. Mingau de aveia: o tradicional mingau de aveia é simples e prático: para fazê-lo é necessário apenas leite e aveia. Se preferir, adicione açúcar.
2. Breakfast bowl de Molico®, farelo de aveia orgânico e banana: uma ótima ideia para um café da manhã nutritivo e saboroso. O mingau de aveia é acompanhado de rodelas de banana, além de mel e nozes.
3. Mingau com Nesfit® cereal: essa receita é uma sugestão para quem gosta de cereais. O mingau de aveia tradicional é incrementado com cereal matinal Nesfit® no momento do preparo.
4. Mingau de aveia, banana e mel com iogurte: adicionar banana, mel e iogurte natural pode ser uma boa opção para quem quer variar no mingau de aveia.
5. Mingau de aveia com Ninho® e morango: para quem quer sair bastante da zona de conforto, essa receita é uma ótima opção: basta fazer um purê de morangos e cozinhá-lo com leite em pó, aveia e água.
6. Mingau Nutren Senior® de aveia com tangerina: a tangerina e a essência de baunilha dão uma característica aromática para o mingau de aveia com Nutren Senior®.
7. Mingau crocante com maçã verde e Nesfit®: outra opção para complementar o mingau de aveia é adicionar maçã verde e cereal – com certeza, uma maneira saborosa e nutritiva de começar o dia.
8. Mingau com maçã caramelada: o mingau de aveia fica mais saboroso com a companhia de fatias de maçãs carameladas, para quem quer dar uma inovada.
9. Mingau nutritivo de Ninho® com castanhas: essa receita é uma opção deliciosa para pessoas que não podem – ou não querem – consumir lactose, já que é preparada com leite em pó sem lactose. Além disso, o mingau leva pedaços de banana e castanhas.
10. Escondidinho de Nescau® cereal: essa é uma sobremesa com mingau. Nela, o mingau de amido de milho é colocado por cima do Nescau® cereal.
11. Mingau de chocolate: esse mingau é fácil de se fazer, além de delicioso. Os ingredientes são apenas leite, chocolate em pó, amido de milho e açúcar.
12. Mingau de tapioca e especiarias: com certeza você vai se surpreender com essa receita. O mingau é feito com tapioca hidratada e especiarias aromáticas, que dão um sabor diferenciado. As frutas secas trazem uma aparência refinada para essa receita deliciosa.
13. Mingau de Farinha Láctea® aveia: nessa receita, ao invés de aveia utiliza-se Farinha Láctea®. Seu preparo é mais rápido e é uma ótima opção para crianças.


Mingau de frutas

Receitas de Mingau: Mingauzinho de Melão Orange com Carambola

14. Mingauzinho de pera: para fazer esse mingau, basta cozinhar a pera no leite por alguns minutos e amassá-la em seguida. Esse mingau é uma boa sugestão para crianças que ainda não conseguem mastigar pedaços de frutas e cereais.
15. Mingauzinho de pera e tangerina: o mingau é feito com peras amassadas, suco de tangerina e leite. Uma combinação frutal e balanceada.
16. Mingauzinho de pêssego com ameixa: para fazer esse mingau, os pedaços de pêssego e ameixa são amassados e colocados no leite. Rápido e fácil de se fazer!
17. Mingauzinho de melão orange com carambola: esse mingau é feito apenas com Mucilon® e pedaços de melão orange e carambola amassados.
18. Mingauzinho de melancia com laranja lima: nesta receita vai apenas pedaços de melancia com suco de laranja lima, misturados com Mucilon®.

Além das receitas dessa lista, há várias receitas de mingau e outros pratos no site Receitas Nestlé. Acesse e confira uma infinidade de categorias e possibilidades para você dar asas à sua criatividade e colocar a mão na massa!


Perguntas frequentes

  • Com quantos meses posso dar mingau para o meu bebê?

    O aleitamento materno é recomendado até o sexto mês de vida – ou seja, nesse período, o bebê se alimenta exclusivamente de leite materno. Após os seis meses podem ser introduzidos novos alimentos com consistência pastosa ou cremosa, como mingau, cremes e papinhas, mas sem deixar de amamentar.

  • Mingau de aveia é bom para o pós-treino?

    A aveia possui uma substância chamada avenatramida, que ajuda o organismo a responder ao estresse resultante das inflamações causadas pelo exercício. Além de ser um bom alimento para o pós-treino, é uma boa fonte de carboidratos para o pré-treino.

  • Comer mingau de aveia faz bem?

    A aveia é um cereal rico em fibras, que são importantes para o nosso processo de digestão. Além disso, ela também é fonte de proteínas. Por ser muito versátil, pode acompanhar inúmeras receitas além das receitas de mingau. Além disso, o leite é outro alimento muito nutritivo, que contém um pouco de tudo que o nosso corpo precisa. Quem tem intolerância ou alergia à lactose, pode substituir o leite por alguma bebida vegetal.

Referências

https://www.unicef.org/brazil/aleitamento-materno

pixel