Bolo de maçãs e Iogurte

Bolo com massa de Iogurte recheado com maçã cozida e zabaione, coberto com geléia de damasco

RENDIMENTO: 10 porções PREPARO: DIFICULDADE: fácil

INGREDIENTES

Cobertura:
1 xícara (chá) de geleia de damasco
Massa:
4 ovos
1 e meia xícara (chá) de açúcar
1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo
1 pote de Iogurte NESTLÉ Natural Integral
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Recheio:
6 maçãs
suco de 1 limão
meia xícara (chá) de açúcar
Zabaione de Iogurte:
3 gemas
meia xícara (chá) de açúcar
1 pote de Iogurte NESTLÉ Natural Integral

MODO DE PREPARO

Massa:
Bata os ovos até espumarem e dobrarem de volume. Acrescente o açúcar aos poucos e bata mais um pouco. Junte a farinha de trigo alternando com o Iogurte. Por último, acrescente o fermento em pó. Coloque em fôrma de aro removível untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno médio (180°C), pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos. Retire e reserve.
Recheio:
Descasque as maçãs e corte-as em fatias médias. Coloque-as em uma panela e regue com o suco de limão. Polvilhe o açúcar, tampe a panela e cozinhe até que as maçãs fiquem macias. Reserve.
DICAS:
Sirva este bolo como sobremesa de um jantar mais sofisticado. Para facilitar, aqueça a geléia em banho-maria ou em micro-ondas por 30 segundos na potência alta antes de pincelar o bolo. As maçãs podem ser substituídas por peras ou pêssegos.
Congelamento:
Não aconselhamos congelar esta receita, pois a textura de alguns ingredientes pode se alterar, prejudicando a preparação.
Modo de Montar:
Corte uma tampa na parte superior do bolo e retire parte do miolo, sem esfarelar. Coloque as maçãs, reservando um pouco para a decoração. Regue com o Zabaione de Iogurte. Coloque a tampa novamente. Enfeite com o restante das maçãs e pincele o bolo todo com a geléia. Sirva frio.
Zabaione:
Bata na batedeira as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Acrescente o Iogurte. Coloque em um recipiente refratário pequeno e leve ao fogo, em banho-maria, e mexa até que o creme encorpe.
# Micro-ondas:
Massa: Divida a massa em duas partes e asse uma de cada vez em um recipiente refratário redondo (25cm de diâmetro), forrado com papel-manteiga por aproximadamente 7 minutos na potência alta. Espere esfriar. Recheio: Cozinhe as maçãs por aproximadamente 8 minutos na potência alta, em refratário redondo grande, de bordas altas, tampado. Modo de Montar: Coloque uma das massas em um prato de bolo e recheie com parte das maçãs e um pouco de Zabaione. Coloque a outra massa, coloque o restante do molho e enfeite com as maçãs restantes. Pincele com a geléia e sirva frio. Zabaione: Bata na batedeira as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Acrescente o Iogurte. Coloque em um recipiente refratário pequeno com bordas altas e leve ao micro-ondas por cerca de 2 minutos na potência alta, mexendo bem após o término do cozimento.

Gostou da nossa receita? |

por {{item.Author}}

{{item.Message}}