Sobremesa requintada

Sobremesa fria de pêra, cozida com maracujá, servida com creme de gemas

RENDIMENTO: 20 porções PREPARO: DIFICULDADE: fácil

INGREDIENTES

6 peras cortadas em cubinhos
1 xícara (chá) de suco de maracujá
meia xícara (chá) de açúcar
2 envelopes de gelatina em pó sem sabor (24g)
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
meia xícara (chá) de groselha
3 gemas
1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha)

MODO DE PREPARO

Em uma panela, coloque as pêras com o suco de maracujá e o açúcar e cozinhe até que as pêras estejam macias. Retire-as da calda com o auxílio de uma peneira e reserve a calda. Dissolva um envelope de gelatina em meia xícara (chá) de água fria e aqueça em banho-maria, até derreter. Acrescente o vinho, a groselha e coloque em uma forma com furo central (23cm de diâmetro) molhada. Distribua as pêras cozidas sobre o vinho e leve à geladeira, até ficar firme. Enquanto isso, faça o creme de gemas. Dissolva o outro envelope de gelatina em meia xícara (chá) de água fria e aqueça em banho-maria, até derreter. Reserve. Em uma batedeira, bata as gemas até que fiquem fofas e claras. Vá acrescentando a calda de pêras e batendo. Adicione o LEITE MOÇA® e a gelatina reservada. Coloque sobre a gelatina de vinho e torne a voltar à geladeira por mais cerca de 2 horas. Desenforme e sirva.
DICAS:
- Se desejar, decore com cerejas frescas ou em calda, fio de ovos e folhas de hortelã frescas.
- Substitua as pêras por duas xícaras (chá) de abacaxi em cubinhos e o suco de maracujá por suco de abacaxi. Ou ainda por duas xícaras de mangas em cubinhos e suco de maracujá.
- A gelatina de vinho deve estar firme antes de adicionar o creme de gemas e maracujá.
Congelamento:
Para que a gelatina congele bem é necessário a adição de açúcar, mel ou calda para que fique com textura boa e não cristalize. Nesta sobremesa este ponto é alcançado através da groselha. Portanto, depois de colocar o creme sobre a gelatina de vinho, coloque a forma dentro de saco plástico para uso culinário, retire o ar, etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, deixe em geladeira, por cerca de 4 horas. Desenforme e enfeite a gosto.
Micro-ondas:
Dissolva a gelatina em meia xícara (chá) de água na forma que vai fazer a sobremesa. Aqueça por cerca de 1 minuto na potência alta. Misture o vinho, a groselha e reserve. Cozinhe as pêras com o açúcar e o suco de maracujá por aproximadamente 8 minutos na potência alta. Proceda como explicado anteriormente.

Gostou da nossa receita? |

por {{item.Author}} |

{{item.Message}}