Torta Gianduia

Torta mousse de Gianduia, decorada com mini-trufas recheadas com avelã

RENDIMENTO: 16 porções PREPARO: DIFICULDADE: fácil

INGREDIENTES

Massa:
1 pacote de Biscoito NEGRESCO® triturado (140 g)
2 colheres (sopa) de manteiga
Recheio:
3 claras
meia xícara (chá) de açúcar
170 g de Chocolate CLASSIC Meio Amargo
1 lata de NESTLÉ Creme de Leite
meia xícara (chá) de avelã triturada e tostada
1 colher (sopa) de licor de chocolate opcional
1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor

MODO DE PREPARO

Massa:
Em um recipiente misture o Biscoito NEGRESCO e a manteiga até formar uma massa úmida. Forre com esta massa o fundo de uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro), apertando bem para unir a massa. Reserve.
Recheio:
Em uma panela, misture bem as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar. Coloque em uma batedeira e bata até a tigela da batedeira esfriar e a mistura dobrar de volume, formando um merengue. Reserve. Em um recipiente, derreta o Chocolate NESTLE CLASSIC em banho-maria, misture o Creme de Leite NESTLÉ, as avelãs e o licor de chocolate, formando um creme. Adicione à gelatina 3 colheres (sopa) de água e leve ao fogo, em banho-maria, para dissolver. Adicione ao creme formado e misture bem. Incorpore delicadamente ao merengue reservado e despeje sobre a massa preparada . Leva para gelar por cerca de 4 horas. Decore com avelãs e sirva a seguir.
DICAS:
- A Gianduia é uma receita originaria de Turim (Piemonte), na Itália e é feita a partir da mistura de chocolate e avelãs. Hoje esta combinação é conhecida no mundo todo e está presente em diversas sobremesas como bombons, sorvetes e bolos . Seu nome deriva de um personagem /mascara de carnaval desta região (na Itália, cada uma das regiões tem suas “mascaras” de carnaval típicas) já que o chocolate com esta mistura foi distribuído ao grande publico pela primeira vez durante o período de carnaval.
- Se desejar, decore a torta com mini-trufas: derreta em banho-maria meio tablete de Chocolate NESTLÉ CLASSIC Meio Amargo (85 g), adicione 4 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de licor de chocolate e 4 colheres (sopa) de Chocolate em Pó DOIS FRADES, até que fique homogeneo. Leve para gelar, modele em formato de trufa (com uma avelã no centro), passe pelo Chocolate em Pó DOIS FRADES e coloque sobre a torta no momento de servir.

Gostou da nossa receita? |

por {{item.Author}}