Comer e deitar faz mal: será que é verdade?

Comer e deitar faz mal: será que é verdade?

Certamente, quando era criança, sua mãe ou avó já te repreendeu por querer ir dormir logo após se alimentar – em alguns casos, elas também afirmavam que os pesadelos eram consequências da barriga cheia. Mas será mesmo que comer e deitar faz mal? É isso que vamos descobrir no artigo de hoje! Confira!

Comer e deitar: quais são os efeitos?

Quando adormecemos, o corpo entra em uma espécie de modo “suspender”. Assim como acontece com os computadores, o motor do organismo continua ligado, mas funcionando mais lentamente, reservando energia para manter algumas funções primordiais funcionando – no caso do corpo, as vitais, como respiração, digestão, circulação e batimentos cardíacos.

Sabendo que a digestão continua ocorrendo, porém, mais lentamente, quando comemos alimentos muito pesados antes de dormir, damos uma carga de trabalho muito grande a um organismo que está em modo “suspender”.

Com isso, pode-se dizer que comer e deitar faz mal, pois o processo digestivo requer parte da energia que seria destinada à recuperação dos músculos e das células prejudicadas durante o dia. “Mas quais são as consequências disso?”

  • Problemas no sono: por conta do processo de digestão dificultado, dificilmente conseguimos chegar às camadas mais profundas do sono com a barriga cheia. Com isso, despertamos mal-humorados e indispostos no dia seguinte.
  • Refluxo : os alimentos mastigados, após chegarem ao estômago e terem contato com o ácido estomacal, retornam à boca pelo esôfago, podendo provocar lesões no órgão e até sufocamento.

Se alimentar e ir dormir logo em seguida faz com que o organismo fique em “estado de alerta” estimulando a produção de hormônios e alterando o ciclo circadiano, o que prejudica a qualidade do sono e pode também alterar os processos digestivos.

E quanto aos pesadelos? É verdade?

Se as mamães e vovós tinham um fundo de razão quanto à afirmação de que comer e deitar faz mal, no que se refere aos pesadelos, o buraco é mais embaixo. Não há indícios científicos suficientes para embasar essa afirmação, mas o que podemos dizer é que o estômago cheio prejudica a qualidade do sono, dificultando o relaxamento.

Cadastro

Quanto tempo esperar após comer?

No caso de refeições volumosas, o ideal é esperar ao menos duas horas antes de dormir. Assim, o organismo já terá tido tempo para fazer a digestão de boa parte do alimento, não provocando incômodos durante o seu sono.

Se comer e deitar faz mal, por que sentimos sono depois do almoço?

É comum sentir sono depois do almoço, pois boa parte da energia em circulação está direcionada para a digestão. Entretanto, quando o sono é praticamente insuportável, dificultando a produtividade no restante do dia, um sinal amarelo pode estar se acendendo!

Ao ingerir muitos alimentos ricos em carboidratos simples, como arroz branco, massas feitas com farinha branca, batata inglesa, etc, no horário do almoço, o corpo sofre um pico de glicemia, que pode provocar indisposição e cansaço.

A melhor alternativa para fugir dos picos de glicose no horário do almoço é apostar em uma refeição equilibrada, priorizando o consumo de legumes e verduras, ricas em fibras, para dar mais saciedade e reduzir a retardar a absorção do açúcar, e acompanhá-los de porções de carnes magras, como frango, peixe e carne vermelha sem gordura. Os carboidratos também não podem faltar, mas prefira as opções mais ricas em fibras, como:

  • Arroz integral;
  • Quinoa;
  • Couve;
  • Espinafre.

Se comer e deitar faz mal, o que comer para dormir melhor?

A recomendação para a última refeição do dia é apostar em alimentos mais leves e em pequenas quantidades, para não sobrecarregar o estômago durante o repouso. Além disso, os alimentos ricos em triptofano, substância que auxilia na liberação da melatonina, o hormônio do sono, também são ótimas opções! Aqui vão algumas sugestões de jantar leve e nutritivo:

É possível também consumir sopas, mingaus e outros alimentos ao fim do dia, Conheça algumas opções:

O que não comer antes de dormir?

Comer e deitar faz mal também se você apostar em alimentos estimulantes antes de dormir. Isso porque os energéticos mantêm o cérebro funcionando em alerta quando deveria relaxar para iniciar a recuperação dos músculos e células. Para não prejudicar sua noite de sono, evite bebidas estimulantes e alimentos ricos em açúcar, como:

  • Café;
  • Energéticos;
  • Chá preto;
  • Chá mate;
  • Chá verde;
  • Doces.

Outra dica de ouro para dormir como um bebê é evitar exercícios físicos próximo ao horário de dormir se você costuma ficar agitado depois da atividade. O ideal é escolher um horário durante o dia e deixar a noite para relaxar e esperar o sono. Sabendo que comer e deitar faz mal à medida que o sono pode ser prejudicado, você pode fazer melhores escolhas para o seu cardápio e para o seu descanso.

E por falar em melhores escolhas, se você quiser viver com mais saúde e conquistar mais qualidade de vida, não deixe de dar uma olhadinha nas demais publicações aqui na Receitas Nestlé!

Perguntas frequentes

Comer e deitar faz mal e engorda?

Quando nos deitamos logo após a refeição, o estômago não tem tempo de fazer a digestão e nos deitamos ainda com a barriga cheia. Isso pode dificultar a chegada às camadas mais profundas do sono e provocar episódios de refluxo. Entretanto, não há estudos científicos suficientes para afirmar que há uma relação direta entre o ato de comer e deitar e o ganho de peso.

Qual é a melhor posição para dormir após comer?

Como o estômago e o intestino delgado estão inclinados para a esquerda, deitar-se sobre esse lado depois da refeição pode ajudar a fazer com que os alimentos passem por esses órgãos com mais facilidade. Mas lembre-se de esperar o intervalo de, pelo menos, duas horas até se deitar para evitar prejuízos ao sono.

Contribuição de:

Carla Lemos

Carla Lemos

  • CRN RJ 19100013
Selo Bio Nestlé Criado por Nutricionistas