Uma alimentação diversificada, com comidas nutritivas, é fundamental para manter um estilo de vida saudável. Entre os nutrientes essenciais estão as proteínas, importantes para a formação de diversas partes e elementos do corpo humano – como pele, músculos, cabelos, hormônios e neurotransmissores.
As principais fontes de proteínas são de origem animal, como carnes – de vaca, de frango, de porco e de outros animais –, peixes, frutos do mar, ovos, leite e derivados.
Mas os vegetarianos e veganos podem contar com alimentos ricos nesse nutriente vindos do reino vegetal. Entre as fontes vegetais de proteínas, as leguminosas e oleaginosas são as melhores opções, pois possuem maior quantidade desse macronutriente por grama. Os principais alimentos desses grupos são: ervilha, grão-de-bico, feijão – e suas variações –, lentilha, nozes, amêndoas, avelãs e castanhas-do-pará.
Frutas ricas em proteínas são mais raras, sendo esse um grupo alimentar onde a presença do nutriente é menos expressiva. Por isso, o comum é combinar frutas com outros alimentos para que se atinja a quantidade diária recomendada. Apesar disso, elas são ricas em diversas vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, então busque comer três porções de frutas por dia e orgulhe seu nutricionista.
Frutas comuns com proteínas
As frutas do dia a dia – aquelas que você encontra na maioria dos supermercados – são fontes incríveis de nutrientes variados. Simples, conhecidas e deliciosas, elas surpreendem no quesito valor nutricional.
1- Goiaba
2- Pêssego
3- Limão
4- Banana
5- Laranja
6- Romã
7- Kiwi
8- Damasco
9- Abacate
10- Mexerica, tangerina, bergamota ou poncã
11- Amora
12- Jaca
13- Cereja
14- Manga
15- Framboesa
16- Groselha
17- Mirtilo ou blueberry
18- Lichia
Frutas exóticas com proteínas
Essas frutas são originárias de diversas partes do mundo e ganharam fãs no Brasil também. Desde a (nem tão exótica) graviola até a completamente desconhecida açofeifa, a lista de frutas ricas em proteínas possui vários sabores únicos.
19- Graviola ou jaca-de-pobre
20- Fruta-do-conde, anona, pinha ou ata
21- Granadilha, granadilla, maracujá colombiano ou maracujá doce
22- Jujuba ou açofeifa
23- Durião ou durian
24- Tamarindo
25- Physalis ou fisális
26- Toranja ou grapefruit
27- Feijoa, goiaba-da-serra ou goiaba-do-mato
28- Drupa, sabugo ou baga do sabugueiro
29- Melão cantaloupe
Frutos secos com proteínas
Tal como as frutas frescas, os frutos secos também são fontes saudáveis de diversos nutrientes, incluindo proteínas. Clássicas da ceia de Natal, as uvas-passas e os damascos secos são um presente para o seu organismo. Apesar do trocadilho péssimo, as frutas são realmente maravilhosas.
30- Uva-passa
31- Uva-passa branca
32- Damasco seco ou desidratado
33- Pêssego seco ou desidratado
34- Cereja desidratada
35- Jujuba ou açofeifa desidratada
Fontes:
https://www.myfooddata.com/articles/fruits-high-in-protein.php
https://tools.myfooddata.com/nutrient-ranking-tool/Protein/Fruits/Highest/Common/Simple