Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Petit gâteau: 7 receitas diferentes para os chocólatras

Confira aqui receitas de petit gâteau deliciosas para surpreender pessoas especiais ou comer sozinho, como o clássico petit gâteau com sorvete.

O petit gâteau é um bolinho de chocolate com recheio cremoso que deixa qualquer momento muito mais gostoso. Seja para fechar a refeição com chave de ouro ou matar a vontade de um docinho no meio da tarde, o petit gâteau com sorvete é a escolha certa.

Neste artigo, confira receitas de petit gâteau para todos os gostos, desde o petit gâteau de chocolate tradicional até o diferente petit gâteau de chocolate branco com frutas vermelhas. Mas, antes de mergulhar nas receitas, o que acha de aprender um pouco sobre a origem dessa sobremesa?


Petit gâteau: história

Há duas histórias principais sobre a criação do petit gâteau, uma americana e outra francesa, segundo as quais os chefs teriam criado a sobremesa por acidente, seja por aquecer demais o forno ou errar na quantidade de farinha.

Mas seja qual for a origem do petit gâteau, o importante é que essa sobremesa deliciosa conquistou o paladar dos brasileiros desde que chegou ao país, na década de 1990, sendo o chef Erick Jacquin um dos pioneiros da inclusão desse doce nos cardápios paulistanos.

Esse profissional também foi responsável pela criação do nome petit gâteau, que significa, em francês, “pequeno bolo”. Fora do Brasil, a sobremesa é conhecida por outros nomes, como chocolate lava cake ou chocolate molten lava cake nos Estados Unidos e fondant au chocolat ou moelleux au chocolat na França.


Petit gâteau: receita original

1. Petit Gâteau de Chocolate Classic

Essa é a receita de petit gâteau clássica, que faz sucesso em qualquer ocasião. Confira o passo a passo dessa delícia:

Ingredientes:

  • 150 g de Chocolate NESTLÉ® CLASSIC® ao Leite
  • Meia xícara (chá) de manteiga
  • 3 ovos
  • 2 gemas
  • Meia xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 8 bolas de Sorvete NESTLÉ® Creme Tradicional

Modo de preparo:

1. Em um recipiente refratário, derreta em banho-maria o Chocolate NESTLÉ CLASSIC e a manteiga.
2. Em outro recipiente, bata os ovos, as gemas e o açúcar até formar uma massa cremosa. Adicione a mistura de Chocolate derretido e mexa bem.
3. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e mexa delicadamente, até incorporar tudo.
4. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo 8 forminhas pequenas (10 cm de diâmetro) e distribua a massa entre elas. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 10 minutos.
5. Desenforme ainda quente sobre pratinhos individuais e sirva a seguir, acompanhado de uma bola de Sorvete NESTLÉ Creme.

Dica:

- Ao tirar os bolinhos do forno, o centro ainda deverá estar mole.

- O forno deve estar bem quente no momento em que for colocar os bolinhos, para que fiquem cremosos por dentro e firmes por fora.


Receitas de petit gâteau diferentes

Grand Gateau com Frutas Vermelhas

Agora que você conhece a origem e a receita original desse bolinho delicioso, está na hora de aprender novas receitas de petit gâteau de dar água na boca, para saborear um pouco dessa história. Veja abaixo seis versões únicas dessa sobremesa:

2. Petit Gâteau de Café: nessa receita sofisticada, o Nescafé Dolce Gusto Espresso Intenso dá um toque de café inesperado ao tradicional petit gâteau de chocolate ao leite.
3. Petit Gâteau Apimentado: esse petit gâteau com chocolate em pó, em vez de chocolate em barra, ganha novos sabores com a pimenta dedo-de-moça e o Leite Moça.
4. Grand Gâteau com Frutas Vermelhas: essa versão moderna do petit gâteau é maior e mais completa, podendo levar frutas frescas, sorvete de massa, picolé, amêndoas e calda de chocolate.
5. Petit Gateau Moça e Torta de Floresta Negra no Copinho: o Leite Moça faz toda a diferença nessas duas receitas saborosas que conquistam qualquer chocólatra.
6. Petit Gateau Moça com Frutas Vermelhas e Floresta Branca de Colher: o recheio de frutas vermelhas frescas deixa o petit gâteau de baunilha mais refrescante, nutritivo e colorido.
7. Galak de Gala: preparado com o delicioso chocolate Galak, esse é um petit gâteau simples de chocolate branco, que pode ser servido com uma bola de sorvete Nestlé da sua escolha.

No site Receitas Nestlé, você encontra mais artigos completos com receitas de sobremesas saborosas para toda a família, como Bolo de Chocolate, Brigadeirão e Muffins.


Perguntas frequentes

  • Quais são os ingredientes de uma receita de petit gâteau simples?

    A receita tradicional leva apenas chocolate em barra, manteiga, ovos, açúcar e farinha de trigo. Você pode complementar essa sobremesa com ingredientes de sua preferência, como frutas vermelhas, Leite Moça e Nestlé Creme de Leite.

  • Como fazer uma receita de petit gâteau diferente?

    Para inovar nessa sobremesa popular, você pode adicionar ingredientes inusitados, como pimenta dedo-de-moça e café.

  • O que significa petit gâteau?

    Em francês, petit gâteau significa “pequeno bolo”. O nome da sobremesa no Brasil foi popularizado pelo chef Erick Jacquin, um dos pioneiros da inclusão desse doce no cardápio paulistano. Na França, a sobremesa é chamada de fondant au chocolat ou moelleux au chocolat.

    Fontes

    https://books.google.com.br/books?id=vCMskYrWKVMC&pg=PA226&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

    https://www.conexaoparis.com.br/como-pedir-o-petit-gateau-em-paris/

    http://blog.chefsclub.com.br/petit-gateau-o-erro-mais-certo-da-historia/

    https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Reportagens/Comida/noticia/2018/08/historia-do-petit-gateau.html

pixel