Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Cappuccino: 22 receitas para deixá-lo ainda mais cremoso

Descubra como fazer um cappuccino tradicional e outras receitas imperdíveis para o seu café da tarde.

Um dos momentos mais sagrados para o brasileiro é a hora do cafezinho. Acompanhado de um bolo fofinho ou de um bom pão de queijo, então… Uma delícia!

Mas existe um concorrente à altura, que vem ganhando corações: o cappuccino! Cremoso, gelado ou até com doce de leite, o cappuccino cai bem de todos os jeitos. E, pode ficar tranquilo: para fazer essa delícia, não precisa ir na cafeteria, nem ter máquinas sofisticadas em casa.

Se você quer saber como fazer um bom cappuccino caseiro e o que ele leva, vem com a gente! Separamos 22 receitas imperdíveis para o seu café da tarde.

 

Cappuccino: qual o tradicional?

Em meio a lendas e mitos, a origem do cappuccino é incerta. Sua criação é atribuída ao monge italiano Marco D’Aviano, que resistia às invasões na Europa por volta dos séculos XVI e XVII. O nome viria da palavra cappa (capuz em Latim) e sua referência viria dos monges capuchinhos – ou “Cappuccini”, em italiano. Portanto, a bebida é uma menção ao capuz e à cor da vestimenta dos monges franciscanos, dos quais Marco fazia parte.

O cappuccino tradicional italiano é uma mistura de café, leite vaporizado e espuma. Isso mesmo, nada de chocolate! Apesar disso, suas variações são bem famosas, e a adição de chocolate ou canela adicionaram uma nova camada de sabor a essa delícia.

 

1. Cappuccino: um clássico é sempre um clássico

cappuccino fortify

Contra clássicos não há argumentos: o cappuccino caseiro simples à moda brasileira, com direito a chocolate e canela, nunca deixa de agradar. Veja como fazer o cappuccino perfeito:

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de NESCAFÉ® Original
  • 1 xícara (chá) de Leite Líquido MOLICO® Zero Lactose quente
  • meia colher (sopa) de Chocolate em Pó NESTLÉ® DOIS FRADES®
  • 6 colheres (sopa) de NUTREN® Fortify (60g)
  • 1 pitada de canela em pó

Modo de preparo

1. Bata todos os ingredientes em um liquidificador, até obter uma mistura homogênea.
2. Polvilhe canela em pó sobre o cappuccino pronto. Sirva quente.

Você ainda pode adicionar chantilly, gotas de chocolate, chocolate branco e muito mais.

 

Outras receitas de cappuccino

Capuccino com pipoca e doce de leite

Se você quer sair do tradicional, temos a seleção das melhores receitas para um cappuccino diferente. Confira:

2. Cappuccino Cremoso: um dos mais queridos entre os amantes de bebidas de café, essa variação deixa a espuma ainda mais cremosa.
3. Cappuccino Nesfit Cremoso: e por que não uma versão mais saudável? Essa versão leva açúcar mascavo e Nesfit para Beber Aveia Integral.
4. Cappuccino de Doce de Leite: com doce de leite não tem erro: é uma delícia na certa. Além do sabor, essa receita fica linda na mesa.
5. Cappuccino com Pipoca e Doce de Leite: na hora de assistir um filminho, essa é uma ótima opção. Pipoca e cappuccino são a companhia perfeita!
6. Mousse de Cappuccino Classic: uma receita perfeita para o fim de ano, o mousse de cappuccino promete conquistar todos os paladares.
7. Cappuccino Fresquinho: para deixar mais refrescante, essa receita combina o clássico com um toque de gengibre.
8. Milkshake Dolce Gusto Cappuccino: o verão mal chegou e já temos uma bebida fantástica: milkshake e cappuccino é a mistura perfeita. Ainda dá para combinar com seus sabores preferidos.
9. Cappuccino Gelado com Zero-Cal: um cappuccino profissional, direto na sua casa. E o melhor: zero calorias.
10. Cappuccino Nutren: o NUTREN Active deixa a hora do cafezinho ainda mais nutritiva.
11. Cappuccino Nutren Senior: essa é uma receita especial e nutritiva, que leva canela em pau, anis-estrelado, gengibre, NESCAFÉ Original e NUTREN Senior pó.
12. Flan Cappuccino: uma espécie de manjar feito com gelatina e sem ovos, o Flan é uma sobremesa deliciosa.
13. Cappuccino Especial: já imaginou misturar canela e laranja? Essa versão traz uma explosão de sabores.
14. Cappuccino Especial Inverno: quer cremosidade? O Leite MOÇA, NESTLÉ DOIS FRADES Chocolate em Pó 50 e Leite Líquido NINHO Forti+ Integral darão a consistência perfeita para o cappuccino.
15. Cappuccino Crickett's: o segredo para o cappuccino crickett’s é bater vigorosamente. Você vai se surpreender com o resultado!
16. Cappuccino de Cacau, Banana e Hortelã: outra opção refrescante e cheia de vitaminas, essa receita leva cacau, banana e hortelã.
17. Cappuccino com Dark Chocolate: a canela e o dark chocolate são uma combinação perfeita para qualquer momento do dia.

 

Acompanhamentos para o seu cappuccino

Cappuccino: Bolo frapê cappuccino

Está em dúvida de como servir seu cappuccino? Fique tranquilo, temos algumas ideias para te ajudar:

18. Mini Cookies com Raspas de Laranja: o sabor do chocolate meio amargo e as raspas de casca de laranja vão equilibrar o sabor do cappuccino.
19. Cappuccino com Nozes Carameladas: o ingrediente especial dessa receita são as nozes carameladas – um toque doce para acompanhar.
20. Bolo Frapê Cappuccino: um bolo de cappuccino não tem como dar errado! Uma opção fofinha e deliciosa para o café da tarde.
21. Brigadeiro Cappuccino Tradicional: quer comida mais brasileira que o brigadeiro? Nessa nova versão, o sabor do cappuccino renova essa sobremesa deliciosa.
22. Pão de Queijo: outra receita certeira, um pão de queijo recém saído do forno é uma ótima combinação para seu cappuccino.

 

A diferença de Cappuccino, Latte e outras bebidas

Latte

Em cafés que servem expresso, tanto o latte quanto o cappuccino contêm o café expresso e dois ingredientes adicionais: leite vaporizado e leite espumado. As maiores diferenças são que o latte tem muito mais leite vaporizado e uma leve camada de espuma. Em padarias e bares, ele é o famoso pingado.

Mocaccino

Conhecido também como Mocha, esse drink de café é feito com leite vaporizado, espuma de leite e uma dose de expresso – mas sua principal diferença está na adição de pó ou calda de chocolate no fundo do copo. Você pode encontrá-lo, ainda, acompanhado de chantilly ou marshmallow pulverizados com pó de chocolate ou canela.

Frappé

Uma das melhores propostas para o verão quente do Brasil, o Frappé é uma bebida gelada. Basta misturar, em um em um shaker ou liquidificador, café solúvel com cubos de gelo. Podem ser adicionados diversos sabores – como o chantilly –, mas é importante se atentar ao tempo de batida. Comparado a um smoothie ou bebida de café gelado regular, um Frappé é misturado por mais tempo, até que uma espuma substancial tenha sido criada e o gelo tenha sido bem misturado.

 

Dicas para um cappuccino ainda mais gostoso

Pó de cappuccino

Para quem busca uma receita rápida, a Mistura para Café Cappuccino é perfeita! Muito fácil de fazer, você pode armazená-la em uma vasilha e levar para onde quiser. A hora do cafezinho vai ganhar um sabor diferente.

Escolha do leite

A porcentagem de gordura no leite vai influenciar na consistência da espuma. O leite integral deixa a espuma cremosa, densa e aveludada. Já o leite semi-desnatado é menos suave, por isso ela fica parecida com um merengue e se desfaz facilmente. Caso utilize o semi-desnatado, deixe-o frio.

Onde fazer

Você pode fazer o cappuccino no liquidificador mesmo – mas uma outra opção é usar a batedeira: é só esquentar a mistura no fogão (sem ultrapassar os 60ºC) e levar para a batedeira. Você terá que bater por um minuto, até atingir o ponto desejado. Depois, é só servir a espuma para café.

Pronto! Essas dicas vão te ajudar a preparar um cappuccino profissional com os utensílios que você já tem em casa. E se você quiser conhecer outras dicas e receitas, acesse o site Receitas Nestlé e tenha refeições ainda mais especiais.

 

Perguntas frequentes

  • Como é feito o cappuccino tradicional?

    O clássico italiano é a mistura perfeita mistura de café, leite vaporizado e espuma. Utiliza-se, mais ou menos, 1/3 de expresso na xícara, seguido de 1/3 de leite e finalizado com 1/3 de espuma de leite. Essas medidas ajudam a criar as camadas do cappuccino.

  • Como deixar um cappuccino cremoso?

    Para deixar mais cremoso, você pode adicionar bicarbonato de sódio, muito usado em receitas de pães e bolos, pois ele ajuda nessa fermentação. Mas, para uma espuma profissional na sua casa, basta esquentar o leite antes de bater, sem deixar ferver.

  • Faz mal tomar capuccino todos os dias?

    O leite e o café trazem muitos benefícios à saúde. O leite é fonte de proteína, além de ser rico em cálcio e fósforo; enquanto o café estimula o metabolismo e dá mais energia. O segredo é saber o equilíbrio na hora de beber.

Fontes:

https://www.coffeebean.com/blog/our-coffee/cappuccino-vs-latte

https://www.coffeebean.com/blog/our-coffee/frappe-coffee

https://www.carrefour.com.br/blog/dica-amiga/post/entenda-a-diferenca-entre-bebidas-como-latte-cafe-e-cappuccino

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?