Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Carne suína: benefícios para a alimentação diária

Proteínas, vitaminas e minerais. A carne suína é rica em diversos nutrientes. Conheça os principais benefícios!

Uma das proteínas mais famosas do mundo, a carne suína, cada vez mais, tem feito parte da rotina dos brasileiros. Ela corresponde a 39% do consumo de proteína animal do mundo. A versatilidade, saudabilidade e o sabor incomparável tornam essa carne perfeita para o dia a dia.

E outra coisa boa é que você pode ter todo esse sabor no prato sem abrir mão de uma dieta equilibrada. É comum encontrar pessoas que consideram a carne suína menos saudável por supostamente ter mais gordura, por exemplo. Na verdade, porém, a carne suína é tão ou mais saudável quanto outros tipos de carne. Além de rica em nutrientes, alguns cortes de carne suína são mais magros e têm menos colesterol do que cortes bovinos.

Antes de liberar a criatividade na cozinha e preparar receitas suínas deliciosas, conheça alguns benefícios e porque adicionar essa proteína na alimentação diária.

 

Benefícios da carne suína

Fonte de energia

Uma alternativa interessante para quem pratica atividade física, a carne suína funciona como fonte de energia. Além disso, ela é rica em proteínas essenciais, que são necessárias para a manutenção de massa magra.

Auxilia sistema imunológico

Por possuir vitaminas A e C e minerais como ferro e zinco, a carne suína está diretamente ligada a melhoras no sistema imunológico. Ela auxilia no crescimento, desenvolvimento e manutenção do corpo humano. Essa proteína pode, inclusive, ser grande aliada na prevenção de doenças, como a hipertensão arterial e a anemia. Os cortes magros apresentam baixo teor de sódio e potássio, além da alta concentração de ferro em comparação a outras carnes.

Rica em vitaminas

Além dos nutrientes já mencionados, a carne suína tem grande quantidade de vitaminas do complexo B, que auxiliam na manutenção da saúde e da disposição diária. Rica em vitaminas B1, B3, B6 e B12, a carne suína pode ajudar a combater a perda de memória e até enxaquecas. Comparada a outras carnes, ela pode possuir até 10 vezes a quantidade de vitamina B1 (tiamina), que tem papel fundamental no funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração.

Tem menos gordura

Por ter cortes magros como pernil, lombo e filé mignon suíno, a carne suína apresenta menor teor de gordura em comparação a outras carnes, além de favorecer a manutenção do peso corporal. A gordura suína é extramuscular, diferente de outras fontes proteicas. Isso significa que se você não quiser uma carne com gordura, basta retirar essa capa externa.

Importante no desenvolvimento infantil

Para um bom desenvolvimento cognitivo, psicomotor, estrutural e até do sistema imunológico, as crianças e adolescentes devem ingerir boas quantidades de nutrientes essenciais. A carne suína reúne grande parte desses elementos, como as vitaminas A e C. Em comparação a alguns cortes de aves, a absorção dos nutrientes da carne suína é até mais eficiente.

Favorece o envelhecimento saudável

A carne suína apresenta grande quantidade de selênio, o micronutriente que protege o organismo de um envelhecimento precoce. Dessa forma, ela está atrelada a uma vida saudável a longo prazo, com uma terceira idade mais ativa, principalmente em mulheres. Uma porção pequena de um corte magro suíno corresponde a 43% das necessidades diárias de selênio da mulher adulta.

Esses são apenas alguns dos milhares de benefícios da carne suína. E, para não errar na hora de escolher sua carne, vá sempre de Sadia. Conheça a lista completa de cortes e produtos, com a qualidade que você já conhece.

 

Receitas com carne suína

Carne suína: Escondidinho de lombo suíno

Para aproveitar todos esses benefícios, separamos algumas receitas deliciosas que você precisa conhecer. Na Sadia, você ainda encontra diversas opções fatiadas e temperadas, para facilitar o preparo no dia a dia.

1. Strogonoff Suíno

Quem não ama um strogonoff bem cremoso? Saindo do tradicional, você pode apostar no filé mignon suíno, um corte mais magro e bem macio. Para acompanhar, champignons em conserva fatiados dão um toque especial ao prato.

2. Bisteca de Domingo

Um ótimo corte para o dia a dia, a bisteca suína é fácil de fazer e fica muito saborosa. Nessa proposta, você a leva ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos. O resultado é uma carne macia e suculenta. Além das batatas, você pode acrescentar diversos legumes que ficam uma delícia no forno.

3. Iscas de Lombo Crocantes

A carne suína também fica gostosa como aperitivo. Essas iscas são feitas com Lombo Fatiado Sadia, o que deixa a receita ainda mais prática. Em apenas 30 minutos, você tem uma crosta crocante e não muito gordurosa. Uma dica é apostar em diversos molhos, aqui no site Receitas Nestlé você encontra várias opções para escolher. Outra opção prática e saudável é preparar o prato na airfryer, que deixa as iscas ainda mais crocantes.

4. Picadinho de Coxão Mole Suíno com Legumes

O coxão mole fica ótimo na panela de pressão e, com os legumes, esse sabor se acentua. Nessa receita, trazemos cenoura, tomate, cebola, pimentão verde e batata para acompanhar o caldo da carne suína. Mas você pode escolher os legumes que mais gostar, com certeza ficará delicioso e saudável.

5. Escondidinho de Lombo Suíno

Sabe aquela receita com sabor de casa? É essa! O escondidinho de mandioca é sempre uma escolha perfeita, mas o Lombo Fatiado Sadia a deixa melhor. Pode reunir toda a família, que essa receita vai agradar a todos os gostos.

Quer conhecer essas e outras opções de cortes suínos? Acesse agora o site da Sadia e conheça todos os produtos. Na Sadia, tudo é feito com muito cuidado e rigor, para que só o melhor chegue à sua mesa.

E, para fazer outras receitas saborosas, acesse o site Receitas Nestlé. As melhores ideias e dicas do mundo gastronômico em um único lugar.

 

Perguntas frequentes

  • Como escolher a carne suína?

    As principais dicas para escolher a carne suína é observar a presença de gordura branca e fina, normalmente de animais novos. Essas carnes costumam ser mais macias e ter menor teor de gordura. Mas, na Sadia, você encontra os melhores cortes, com a variedade e qualidade garantidas. É só entrar no site e escolher qual prefere.

Fontes:

https://www.maiscarnesuina.com.br/artigos/10-motivos-para-consumir-carne-suina/

https://www.sadia.com.br/suinos/porque-carne-suina/?gclid=CjwKCAjw_L6LBhBbEiwA4c46ut3bo00HQO_RWgl_usOJjcPb6Ot3T76uio4bWQ9NXdEbOSV9V8zAlxoCnt0QAvD_BwE&gclsrc=aw.ds

https://www.agricultura.rs.gov.br/upload/arquivos/201612/02101256-inftec-13-mitos-e-verdades-carne-suina-n13.pdf

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?