Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Carne suína: versatilidade e custo benefício na proteína para o dia a dia

Não sabe o que fazer para o almoço? A carne suína é uma ótima opção, além de saborosa, ela não pesa no seu bolso. Vem conferir!

A carne suína é presença certa na casa de muitos brasileiros. Além de ser muito saborosa e macia, é perfeita tanto para receitas do dia a dia como para ocasiões especiais. Aliás, ela é tão perfeita para o dia a dia que é o tipo de carne mais consumido no mundo: em média, mais de 40% das proteínas animais na alimentação das pessoas ao redor do mundo vem da carne suína. Com tantos fãs, não é surpreendente que existam tantas opções de cortes e pratos com essa proteína.

Para ajudar você a preparar receitas com cortes suínos ainda mais suculentas, separamos algumas dicas e truques dignos de um chef. Assim, você vai garantir a proteína do dia a dia e até das datas especiais sem passar aperto.

 

Cortes da carne suína

Se tem uma coisa que é a dúvida de muita gente, é qual corte escolher na hora de preparar uma boa receita suína. Apesar das diferenças, eles têm muito em comum: são macios, suculentos e fáceis de preparar. Por isso, separamos os cortes mais famosos e algumas dicas para te ajudar na cozinha!

Filé mignon suíno

Mais em conta que a versão bovina, o filé mignon suíno é um corte super versátil e saboroso. Pode ser preparado de diversas maneiras, incluindo medalhão, bifes e escalopes. Por ser uma carne muito macia, combina com vários acompanhamentos, é só deixar a criatividade solta. Perfeita para o dia a dia, a linha Carne Suína Sadia tem os melhores cortes suínos selecionados para você. O Filé Mignon Suíno Fatiado é prático e rápido, e você ainda pode temperar a carne do jeito que mais gostar. Você ainda pode fazer um cremoso Strogonoff Suíno, que combina o filé mignon com champignons.

Lombo de porco

Um clássico de festas de fim de ano, o lombo suíno é a parte mais magra e macia do animal, na área entre o ombro e as patas traseiras. Aliás, o lombo suíno é uma carne tão magra que tem menos colesterol do que o filé mignon bovino. Mas o que também define essa peça é a versatilidade. Desde assada com alguns acompanhamentos, até mesmo grelhada em bifes (o que a faz render mais) ela fica uma delícia. A dica aqui é se atentar ao tempo de cozimento e ao fogo baixo, para não ressecar a carne. Na Sadia, você encontra diversas possibilidades para um almoço especial ou não. Para surpreender, sirva o Lombo Suíno In Natura assado com alguns acompanhamentos, como um bom molho de damasco.

Com seu lombo Sadia, você ainda pode preparar receitas deliciosas como:

Bisteca

Um dos cortes suínos mais consumidos pelos brasileiros, a bisteca tem um sabor inconfundível. Uma ótima alternativa ao bife acebolado e ao frango grelhado do dia a dia. Ela fica gostosa de todas as formas: frita, assada ou grelhada. A bisteca é o carré suíno fatiado, então você pode aproveitar a mesma forma de preparo em uma deliciosa Bisteca de Domingo.

Alcatra suína

A alcatra suína é uma peça nobre, como a alcatra bovina. A principal dica é caprichar na marinada, para deixá-la bem suculenta. Você pode fazê-la na manteiga ou acompanhada de alguns molhos. Para um almoço especial, um suculento Bife à Role pode ser uma ótima opção de receita. Ele deixará seu prato gostoso e sofisticado.

Coxão mole

Quando a gente pensa em coxão mole, já vem logo à mente aquela carne macia e muito versátil. Na carne suína, não seria diferente. Ideal para bifes, é um corte magro e com pouca gordura. Uma boa aposta é preparar a receita de Picadinho de Coxão Mole Suíno com Legumes. A combinação da cenoura, tomate, cebola, pimentão verde, batata e Maggi Caldo de Carne deixarão seu caldo ainda mais saboroso.

Copa lombo

Muito parecida com a costela, a copa lombo geralmente é preparada no forno, mas também pode ser feita na churrasqueira ou panela de pressão. Geralmente servida com molho barbecue, a copa também pode substituir a carne bovina em um incrível ragu ou em recheios para tortas e salgados quando desfiada. É uma peça macia e suculenta, rica em vitaminas e micronutrientes.

Com tantas opções, já deu para ver que a carne suína pode ter muito espaço no cardápio do dia a dia e garantir a proteína das nossas refeições. Para conhecer esses e outros milhares de cortes deliciosos, acesse o site da Sadia e já se prepare para o fim de ano.

 

Algumas dicas para cortes suínos

Mais barata que outras carnes e prática para o dia a dia, a carne suína vira a paixão de todos que a provam. Mas existem alguns truques que a deixam ainda mais saborosa, e nós vamos te contar cada um deles.

Boa marinada

O sabor da carne de porco é bem marcante, mesmo com temperos simples como o sal e o alho. Porém, para deixá-la ainda mais suculenta, você pode apostar em uma boa marinada, que dure bastante tempo. Assim que comprar sua carne, coloque-a no seu tempero predileto e deixe por ali. Ela pode passar a noite na geladeira marinando e ser feita no almoço do dia seguinte. Isso garantirá um sabor intenso e valorizará o prato.

Não a deixe ressecar

Seja frita ou assada, é preciso tomar cuidado na hora de preparar a carne suína, para que ela não fique dura ou ressecada. Uma boa dica é sempre selar a carne, por todos os lados, e também se atentar ao fogo. Cada peça tem um tempo específico de cozimento e o fogo alto pode acelerar esse processo. Quando pronta, espere um tempinho para que o suco penetre na carne e, então, corte-a para servir.

Use manteiga ou azeite

Se optar por fritar a carne, dê preferência à manteiga ou ao azeite. Ambos alcançam uma temperatura ótima para a carne de porco e a deixam ainda mais suculenta. Aqueça a manteiga ou o azeite, sele a carne, deixe-a chegar ao ponto e sirva essa delícia.

Para carne de panela, corte bem

Para quem busca uma comida gostosa e fácil de ser feita, a carne de panela é uma ótima opção. E por que não fazer a carne suína na panela de pressão? Se optar por essa receita, corte a peça em cubos menores, para que fique bem macia e cozinhe mais rápido. Outra dica é usar copa lombo ou cubos de pernil, que desmancham na boca com muito sabor.

Agora, é só encontrar a peça de carne suína que mais te agrada e partir para a cozinha. No site da Sadia, você encontra as melhores opções dessa proteína tão versátil e capaz de agradar a todos os gostos.

E, para se inspirar com algumas receitas de carne suína, acesse o site Receitas Nestlé. São milhares de ideias, foodlists, dicas e programas a um clique de distância.

 

Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios da carne suína?

    Além de dar energia, a carne suína tem qualidade nutricional e é rica em vitaminas B1, B3, B6 e B12. Os cortes magros ainda têm menos gordura e colesterol, em comparação com outras carnes.

     

  • Qual a parte mais macia do porco?

    A carne suína é uma das mais macias. Um dos cortes mais macios é o lombo, mas, com o preparo certo, todos os cortes ficam macios.

     

  • Como escolher a carne suína?

    Durante a escolha da carne, é melhor dar preferência à gordura branca e fina, que são normalmente de animais novos. Essas carnes são mais macias e têm menor teor de gordura. Mas, para não ter erro, a Sadia tem os melhores cortes escolhidos e embalados a dedo para você. É só entrar no site e escolher qual prefere.

Fontes

https://www.fao.org/ag/againfo/themes/en/meat/backgr_sources.html

https://www.sadia.com.br/

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?