Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chutney: como fazer e sugestões de receitas

Aprenda a fazer chutney em casa e conheça algumas receitas irresistíveis com esse condimento indiano!

Você conhece o chutney? Esse condimento de nome peculiar chegou ao Brasil por volta de 1700 com os portugueses, que se apaixonaram pelo sabor agridoce do alimento na Índia, país ao qual faziam frequentes expedições marítimas. Mas a história do chutney começa muito antes, lá pelos anos 500 a.C – surreal, não é? –, quando a receita do condimento surgiu como alternativa para conservar frutas e outros alimentos por mais tempo. Mas o sabor desse molho agridoce acabou fazendo tanto sucesso no paladar asiático que não demorou muito para que se tornasse parte essencial da culinária local.

Na Índia, a receita tradicional de chutney é feita com uma combinação de manga, maçã, canela, cebola, alho, pimentão, gengibre, vinagre, sal e açúcar. A mistura desses ingredientes resulta em um molho picante, espesso e agridoce, que costuma ser servido como acompanhamento para pães, carnes e peixes. Como sempre, nós, brasileiros, damos o nosso toque especial às receitas estrangeiras e claro que criamos novas versões do condimento, feitas com frutas locais e outros ingredientes.

Hoje nós vamos te apresentar três receitas de chutney: uma mais próxima da tradicional e outra duas com uma cara um pouco mais abrasileirada. Depois de preparar os molhos, você vai poder experimentá-los com o que quiser. E, caso você queira algumas sugestões de combinações, nós preparamos três receitas de carnes com as quais você poderá fazer combinações irresistíveis com os chutneys. Confira abaixo!


Receitas de Chutney

O chutney é um coringa na cozinha. Com o toque asiático trazido pelo preparo, você pode fazer de um prato comum uma verdadeira explosão de sabores – e o melhor é que é muito fácil e prático de preparar!

Chutney de Maracujá, Ameixa e Pimenta

1. Chutney de Manga e Laranja: vamos começar a nossa seleção de receitas com o preparo que mais se aproxima do chutney tradicional indiano. Nesta versão, o molho é feito com manga, suco de laranja, vinagre de maçã, gengibre ralado e açúcar mascavo. A combinação de todos esses ingredientes produz um condimento espesso, de sabor marcante e açucarado;
2. Chutney Tropical: como prometido, o nosso toque brasileiro não poderia ficar de fora dessa seleção de receitas de chutney! Nesta versão, o molho é feito com frutas e combinações tipicamente tropicais, como o suco de laranja, o abacaxi com hortelã e a carambola.
3. Chutney de Maracujá, Ameixa e Pimenta: para quem não dispensa o sabor picante tradicional do chutney, esta receita feita com pimenta dedo de moça, ameixas frescas, polpa de maracujá e vinagre de vinho pode ser uma boa pedida!


Receitas com Chutney

Chutney: frango recheado

Para te ajudar a conseguir a combinação perfeita para harmonizar o chutney, nós preparamos algumas sugestões de receitas de dar água na boca, feitas com o condimento caseiro. Confira!

4. Tender com chutney de pimentão: o tender costuma ser indispensável na mesa brasileira durante o Natal. Que tal se a receita da ceia deste ano – e por que não nos almoços e jantares de outras datas – ganhasse um toque especial? O chutney feito de pimentão-vermelho e MAGGI® MEU SEGREDO® Refoga pode ser uma ótima alternativa para inovar de uma maneira deliciosa!
5. Frango Recheado com Farofa de Frutas Secas e Chutney de Figo: o frango assado do almoço deste domingo também pode ganhar um sabor diferenciado com o chutney de figo e pimenta-rosa, que confere à receita um toque picante e agridoce.
6. Salada Frango Thai com Mango Chutney: para quem prefere um prato mais leve, nós preparamos esta receita de salada, feita com um mix de folhas baby e sementes de abóbora torradas, incrementada com tiras de frango temperadas com páprica, gengibre, MAGGI® Tempero e Sabor Aves, açúcar mascavo e chutney de manga.

Apesar de não ser um sabor muito familiar aos brasileiros, o chutney pode ser uma boa pedida para dar um toque especial a pratos que já conquistaram o nosso paladar, como o frango assado. Se você quiser conhecer algumas outras sugestões de receitas para se aventurar nas combinações com o chutney, não deixe de dar uma passadinha nas demais publicações aqui do site Receitas Nestlé!


Perguntas frequentes

  • Como conservar o chutney?

    Depois de pronto, espere o preparo esfriar e transfira todo o conteúdo para um pote de vidro esterilizado. Já frio, com uma tampa hermética, feche o recipiente e leve-o à geladeira.

  • Quanto tempo posso deixar o chutney guardado na geladeira?

    Você pode manter o chutney armazenado na geladeira por até 3 semanas.

  • Qual a melhor forma de consumir o chutney?

    Geralmente, o condimento é utilizado como acompanhamento para carnes, pães e peixes. Talvez apostar em algum desses alimentos pode ser uma boa pedida. Mas você pode consumir o chutney da maneira mais agradável ao seu paladar.

pixel