Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Purê de batata: aprenda a fazer 8 receitas simples e cremosas

Com poucos ingredientes, você terá um prato maravilhoso sem precisar ficar horas na cozinha.

Purê de batata é aquela receita rápida, fácil e que combina com quase tudo. Basta um arroz soltinho, uma carne ou um frango no molho e está pronta uma refeição gostosa e completa, sem você precisar ficar horas no fogão.

Mas, a facilidade e rapidez do purê de batata não significam que ele precisa ser sem graça. Adicione sabor à receita com novos ingredientes, como batata-doce ou cenoura, e você terá uma variação incrível desse prato tão amado.

Além de saboroso, o purê é muito nutritivo – já que a batata é uma ótima fonte de vitaminas, sais minerais e carboidratos.

Você não precisa de mais motivos para colocar esse prato sempre na mesa, né? Agora só precisa conhecer as várias formas de preparar um bom purê de batata. Listamos aqui 8 maneiras diferentes para ter purê no cardápio todo dia.


Purê de Batata Cremoso

Ingredientes

  • 500g de batatas
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • Meia xícara (chá) de Leite Líquido Ninho Forti+ Integral quentes
  • Meia colher (sopa) de Maggi Fondor

Modo de preparo

  • Descasque as batatas e cozinhe-as em água fervente até que estejam macias.
  • Escorra-as e passe-as pelo espremedor enquanto estiverem quentes.
  • Em uma panela, coloque a batata espremida, junte a manteiga e o Leite Ninho bem quente e bata vigorosamente com uma colher, até deixar a mistura bem lisa e cremosa.
  • Tempere com o Maggi Fondor e continue mexendo em fogo baixo por mais 5 minutos.
  • Sirva a seguir.

Mais receitas de purê de batata

maminha no alho

2. Purê de Batata com Alho: o alho é um tempero poderoso capaz de dar muito mais sabor a qualquer prato salgado – só é preciso tomar cuidado para não exagerar. A dica é usar a quantidade exata indicada na receita, assim você evita surpresas desagradáveis. O leite quente deixa o purê cremoso e bem leve.
3. Purê de Batatas com Alho e creme de leite: a receita de purê de batata com alho já é maravilhosa; e fica ainda melhor com o acréscimo de creme de leite. E tem mais um segredinho nessa receita que vai te surpreender: o purê simples ganha o sabor adocicado da batata-doce.
4. Purê de Batatas Rústico: mais um tipo de purê que usa batatas comuns e batata-doce. Essa mistura agridoce deixa a receita muito gostosa e diferenciada. Mas a batata-doce não é o único ingrediente que torna este purê especial. Também tem Maggi Tempero e Sabor Massas e Molhos, que acrescenta muito sabor à receita. Para deixar o prato mais sofisticado, coloque cebolinha picada por cima do purê na hora de servir.
5. Purê de Batatas ao Creme: essa é a receita certa para quem está com pressa, mas não dispensa um bom purê na refeição. Com apenas três ingredientes, você terá um purê delicioso e super cremoso, que fica pronto em 15 minutinhos. Basta ter batatas, sal e creme de leite. É rápido, fácil e de sabor inigualável.
6. Purê de Batata com Carne Moída Maggi: junto com a carne, o purê vira praticamente um escondidinho. Faça uma camada de purê, outra de carne, e, para finalizar, salpique queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar. É uma delícia garantida. E tem uma dica final: caso queira congelar esta receita, substitua o ovo cozido por azeitonas.
7. Escondidinho de Frango com Purê de Batata e Cenoura: quem gosta de dar cor aos pratos vai amar esta receita. A cenoura cumpre muito bem o papel de colorir o purê de batatas, deixando-o coradinho. Se desejar, passe o purê por um mixer, para ele ficar mais liso. O frango refogado, cortado em cubos, fica escondidinho embaixo do purê, como sugere o nome do prato. É uma ótima refeição para ser servida num almoço ou jantar rápidos, para quem não quer perder muito tempo na cozinha.
8. Escondidinho de Carne Desfiada com Purê de Batata e Mandioquinha: eis aqui mais uma variação de escondidinho em que o purê é protagonista. A mandioquinha é um ingrediente surpresa que deixa o prato mais encorpado. E se você gosta de uma comida mais picante, coloque uma pitada de pimenta-do-reino no purê. A carne é cozida na panela de pressão e fica molinha para ser desfiada. Simplesmente incrível.

Viu como é possível variar a receita simples de purê de batata e fazer pratos deliciosos com ele? Então, está esperando o quê para correr para a cozinha e preparar um almoço ou jantar deliciosos? É só seguir todos os passos indicados para fazer uma refeição super saborosa.

Além de purê, você encontra mais de quatro mil opções para o dia a dia no site de Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • Qual é o segredo para um purê de batata perfeito?

    É importante amassar as batatas enquanto elas ainda estão quentes, e, ao adicionar os demais ingredientes, respeitar as quantidades indicadas na receita. Isso garante que a iguaria fique com uma consistência pastosa, típica de um bom purê.

  • Quanto tempo dura o purê de batata na geladeira?

    O ideal é que o purê fique no máximo 3 dias na geladeira. Após esse tempo, ele começa a ficar duro e ressecado, além de perder o sabor e a cremosidade.

  • O ideal é que o purê fique no máximo 3 dias na geladeira. Após esse tempo, ele começa a ficar duro e ressecado, além de perder o sabor e a cremosidade.

    Purê mole é sinal que foi adicionado muito líquido na receita. A dica para não errar o ponto é ir colocando o leite aos poucos até encontrar a consistência certa. No caso do sal, é sinal que você exagerou no tempero. A solução nos dois casos é cozinhar mais batatas e adicionar à receita até acertar na textura e no sabor.

  • O que fazer para deixar as batatas bem amassadas?

    Para amassar bem as batatas, você pode usar um espremedor de batatas ou um garfo. Isso dá um pouquinho mais de trabalho e o preparo demora mais, mas garante batatas bem amassadas e um purê lisinho.

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?