Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Purê de Batata Cremoso

Receita de Purê de Batatas cremoso com batatas, manteiga e MAGGI Fondor

  • Total: 25min
    Cozimento: 25min
  • 1 pessoas já marcaram como feita
  • Dificuldade: Fácil
  • Porções: 2

Ingredientes

  • 500 g de batatas
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • meia xícara (chá) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral quente
  • meia colher (sopa) de MAGGI® Fondor

Modo de preparo

Descasque as batatas e cozinhe-as em água fervente até que estejam macias.

Escorra-as e passe-as pelo espremedor enquanto estiverem quentes.

Em uma panela, coloque a batata espremida, junte a manteiga e o Leite NINHO bem quente e bata vigorosamente com uma colher, até deixar a mistura bem lisa e cremosa.

Tempere com o MAGGI Fondor e continue mexendo em fogo baixo por mais 5 minutos. Sirva a seguir.

Utensílios

  • Panela

Dica

- Se desejar, substitua metade das batatas pela mesma quantidade de cenoura.
Marcar como já feita

Maravilha!
Continue cozinhando com Receitas Nestlé! Esta receita foi adicionada à sua lista de receitas cozinhadas.

Você gostou desta receita? Conte para nós o que achou!

1 2 3 4 5

Purê de Batata Cremoso combina com...

Um bom bife! Carnes são a companhia ideal para aquele purê de batatas bem quentinho, que derrete na boca. O acompanhamento possui uma receita simples, com ingredientes baratos e que rendem bastante. Você pode incrementar a receita com molhos e temperos, que tornam o sabor ainda mais irresistível.


Tudo sobre a receita de Purê de Batata Cremoso


Origem, história e curiosidades

Batata
De fácil adaptação, a batata pode ser plantada em vários tipos de solos e em diversas condições climáticas. O tubérculo da família das Solanaceae tem como origem a América do Sul, especialmente a região dos Andes, cultivado pelos Incas há milênios.

Os europeus conheceram-na com as Grandes Navegações, trazida pelos espanhóis. Ao longo do tempo, alguns países – como a Alemanha, a Inglaterra e a França – adotaram a batata como base da sua alimentação, sendo a principal fonte de energia e nutrientes de muitas famílias durante períodos difíceis, como guerras ou grandes secas.

Na França, ela começou a se popularizar no século XVIII, em grande parte devido à curiosidade do boticário Antoine-Augustin Parmentier, que estava interessado nas propriedades nutritivas da pomme de terre (“maçã da terra”, nome francês do tubérculo traduzido literalmente) e pediu autorização do rei Luís XVI para que a Guarda Real protegesse as extensas plantações do alimento em Paris. Isso fez com que as pessoas associassem a batata a algo precioso, digno da realeza. Com o tempo, ela se tornou popular em todas as classes sociais.

A batata é uma ótima fonte de nutrientes, já que é repleta de vitaminas, sais minerais e carboidratos. Existem vários tipos de batatas ao redor do mundo, desde a batata inglesa, a mais popular aqui no Brasil, até a batata-doce, batata baroa e batata yacon, somando mais 4,2 mil variedades.

Geralmente, ela é consumida assada, cozida ou frita, e serve de acompanhamento para muitas refeições ou como base de pratos. Alguns dos maiores produtores de batata do globo são Estados Unidos, Alemanha, China, Polônia e Índia.

Purê de batata
O purê de batata tem várias origens e receitas, as primeiras datando da metade do século XVIII. Na Inglaterra e na França, por exemplo, as batatas são descascadas, maceradas e misturadas a uma base láctea, enquanto outras receitas incluem a casca do tubérculo, com um resultado mais rústico.

A ideia é que as batatas sejam “farinhentas”, pois a mistura com o leite e a manteiga tornam a consistência mais firme e menos líquida. Outros ingredientes que normalmente aparecem nas receitas são queijo, cebola (crocante ou caramelizada), noz-moscada, ervas e até mesmo pedaços de bacon.

Existem variações francesas que incluem gema de ovo ou uma maior quantidade de manteiga. Há também o aligot, uma receita de purê com bastante queijo, que possui uma textura bem mais elástica e borrachuda, além de um sabor lácteo mais acentuado.

Outro receita menos conhecida, mas que também pode ser apreciada, é a chamada “Aloo Bharta”, uma variação indiana que acrescenta óleos, sementes ou pastas à base de mostarda, coentro, pimenta e cebola picada, trazendo outros sabores para a receita.


Variações da receita

Há diversas formas de se fazer purê de batatas, seja adicionando novos e intensos sabores à receita ou até utilizando-o como base para outros pratos. Confira algumas das receitas que selecionamos para você:


Dicas especiais e complementares

  • Para deixar as batatas bem amassadas, você pode comprar um utensílio específico para isso (o famoso espremedor de batatas) ou usar um garfo (vai demorar um pouco mais até o purê ficar lisinho, mas também funciona);
  • O segredo de sua cremosidade é uma boa base láctea, como leite, creme de leite ou requeijão;
  • Para obter um purê mais homogêneo, amasse as batatas enquanto elas ainda estiverem quentes;
  • Se quiser dar mais sabor ao purê, faça um molho à parte para misturá-lo apenas no prato, como molho de carne ou de vegetais.

Dúvidas comuns sobre Purê de Batata

  • O que fazer quando o Purê de Batata fica mole ou salgado?

    Se ficou mole é por conta de muito líquido (leite, no caso), portanto adicione leite aos poucos; Se ficou salgado, o tempero foi adicionado a mais. Nos dois casos, o ideal é cozinhar mais batatas sem tempero e ir adicionando até obter a textura e o sabor desejados.

  • Como fazer Purê de Batata para muitas pessoas?

    Dobrando a quantidade de ingredientes ou até triplicando, só tomando cuidado com o tempero para não ficar muito salgado e também com a parte de espremer uma quantidade grande. Há utensílios de cozinha próprios para isso, o que ajuda bastante.

  • O que combina com Purê de Batata?

    Proteínas que levem um molho, por exemplo um Frango Ensopado ou um Carne de Panela. Fique à vontade para combinar o que mais gostar!

  • Quanto tempo dura Purê de Batata na geladeira?

    Conserve na geladeira por no máximo 3 dias, pois o purê começa a ficar muito duro e ressecado, além de perder o sabor e cremosidade.

  • Qual é a origem da batata?

    Cultivada há milênios pelos incas, na América do Sul, ela ganhou popularidade ao ser levada para a Europa no século XVI, servindo como a base da alimentação de muitas culturas, especialmente na Inglaterra, Alemanha e França.

  • Qual é a base de um purê de batatas?

    Trata-se da mistura entre o tubérculo cozido e amassado com a manteiga e alguma base láctea, como leite, creme de leite ou queijo. As primeiras receitas surgiram por volta de 1747.

  • Qual é o segredo para um purê de batatas perfeito?

    Sempre faça o purê com as batatas bem quentes e fique atento à proporção dos ingredientes, uma vez que a consistência de um bom purê deve ser mais pastosa do que líquida. Tempere bem as batatas ao cozinhá-las, mas dose o sal e as especiarias, para não haver conflito de sabores.