Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Manjar: oito receitas deliciosas

O manjar de coco é o mais conhecido dessas sobremesas, porém não é o único. Aprenda a fazer outras receitas de manjar de dar água na boca.

Você já deve ter ouvido a expressão “manjar dos deuses”. Ela vem da tradição grega, que diz que quando os humanos recebiam alguma comida dos deuses, sentiam uma sensação de extrema felicidade. Por isso, não é à toa que ficamos felizes quando descobrimos que vamos comer um manjar de sobremesa. Para aumentar essa animação, separamos 8 receitas de manjar para você. Confira:

Como fazer o manjar

Para começar, separamos uma receita simples de Manjar de Coco Moça, o mais tradicional. Vamos a ela:

Ingredientes

Manjar

  • 1 Leite Moça (lata ou caixinha) 395g
  • 2 e meia medidas (da lata) de Leite Líquido Ninho Forti+ Integral
  • 1 vidro de leite de coco (200ml)
  • meia xícara (chá) de amido de milho

Calda

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 200 g de ameixa preta seca
  • 1 pedaço de pau de canela
  • 2 cravos-da-índia
  • 2 xícaras (chá) de água

Modo de Preparo

Manjar

1. Em uma panela, coloque o Leite Moça, o Leite Ninho, o leite de coco e o amido de milho e leve ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme grosso;
2. Retire do fogo, despeje em uma fôrma com furo central (19cm de diâmetro) molhada e leve à geladeira por cerca de 4 horas.

Calda

1. Em uma panela, coloque o açúcar, as ameixas, a canela, o cravo e a água;
2. Leve ao fogo e cozinhe por cerca de 10 minutos, após iniciar a fervura.
3. Sirva fria, com o manjar desenformado.


Manjar: outras opções de receitas

Manjar branco especial

2. Manjar de Coco com 2 Opções de Calda: manjar de coco já é bom, e fica ainda mais saboroso com duas opções de calda. Nessa receita, você pode optar por calda de ameixa ou purê de damasco. Ambas são deliciosas.
3. Manjar Bicolor: mais uma opção de manjar de coco – dessa vez com uma cobertura maravilhosa de Moça Chocolate Cremoso. Duas delícias juntas em uma única taça.
4. Manjar de Milho com Calda de Canela: esse manjar de milho-verde e Leite Moça é extremamente saboroso. A calda de canela dá o toque final.
5. Manjar Especial: sobremesa à base de Cereal Neston 3 Cereais, groselha e baunilha, esse manjar é simples de fazer – e fica lindo decorado com frutas cozidas e passas.
6. Manjar Branco Especial: receita super simples. O preparo em si dura aproximadamente 20 minutos. O que demora mesmo é o tempo na geladeira (por volta de 4 horas). Trabalhe sua ansiedade, porque a espera vale a pena.
7. Manjar com Panettone de Calda de Frutas: mais um manjar de coco, dessa vez com pedacinhos de panetone. Uma boa dica para a decoração é servir o manjar com uma calda de frutas vermelhas.
8. Manjar Branco Especial de Microondas: para finalizar essa lista, uma receita ainda mais fácil. Trata-se de um manjar de micro-ondas delicioso, feito com Leite Moça, leite, leite de coco, amido de milho, ameixa preta seca, canela em pau e cravos-da-índia.


Calda para Manjar

Um bom manjar pede uma boa calda. Por conta disso, separamos uma dicas para você acertar o ponto exato da sua calda. Anota aí:

Ponto de fio forte

Essa é mais usada para fazer marshmallow e xaropes. Ao puxar com o garfo, sua calda deve formar um fio bem fino que vai acompanhar o movimento do garfo. Desta forma, ao pingar na água, o fio deve se dissolver no mesmo instante.

Ponto de caramelo

Já se você pretende fazer uma calda para acompanhar sorvetes e doces, ou como base para creme e pavê, ela tem que ser no ponto de caramelo. A cor precisa ser caramelo, com cheiro bem característico. Ao pingar na água, ela se solidificará na hora.

Calda caramelada (calda de Pudim)

Essa é mais tradicional. Derreta o açúcar até ficar dourado. Aos poucos, adicione água fervente e mexa até dissolver os torrões. Muito simples.

Para aprender a fazer outras caldas, acesso o artigo sobre Como Fazer os Diferentes Pontos de Calda de Açúcar.

Pronto, agora que você já sabe fazer várias receitas de manjar e também como acertar o ponto da sua calda, escolha a que mais te agrada e faça sua própria refeição dos deuses. Para anteceder essa sobremesa, você pode escolher alguma das mais de 4 mil receitas disponíveis no site de Receitas Nestlé. Que tal fazer um jantar completo?


Perguntas frequentes

  • Como desenformar o manjar?

    O ideal é passar levemente uma faca ao lado da forma e ir soltando aos poucos.

  • Como saber se o manjar está pronto?

    O ponto do manjar se assemelha ao do brigadeiro. Ou seja, quando ele começar a soltar do fundo da panela, é porque está no ponto correto.

Fontes:

https://www5.pucsp.br/maturidades/sabor_saber/index_11_11_10.html

https://doceedescomplicado.blogspot.com/2014/12/manjar-de-coco.html

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?