Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Receitas com melancia: 22 opções deliciosas

Listamos 22 receitas com melancia para você aproveitar os benefícios dessa fruta refrescante de diversas formas.

A melancia é uma fruta bem comum no Brasil, sendo vendida durante quase todos os meses do ano. Além disso, ela é perfeita para dias quentes, pois é muito refrescante e cheia de água.

Além de saborosa, ela também oferece diversos benefícios para a saúde, como:

  • Ajuda na hidratação: mais de metade da melancia é água! Sim, a fruta é repleta de água e por isso pode ajudar – e muito – na hidratação. Se você não bebe água com frequência, comer a fruta ou beber seu suco são ótimas formas de se manter hidratado.
  • É rica em vitaminas e minerais: a melancia é rica em vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6 e C, e minerais, como magnésio, fósforo e potássio.
  • Ajuda na digestão: além de ser repleta de água – que ajuda muito no trânsito intestinal –, a melancia é rica em fibras – que são muito úteis para regular o intestino, aliviando prisão de ventre ou diarreia.
  • Ajuda na saúde da pele: a fruta pode ajudar a manter a saúde da pele por ser rica em antioxidantes, que evitam o envelhecimento precoce e reduzem os danos causados pela poluição e pela luz solar.
  • Promove o bom funcionamento do cérebro: a melancia tem substâncias que beneficiam os impulsos nervosos, ajudando na memória e na capacidade de aprendizagem.
  • Diminui as dores musculares e a retenção de líquidos: depois de um treino puxado, a melancia pode reduzir as dores musculares. Além disso, ela também pode ajudar na diurese, dando uma forcinha para os rins liberarem toxinas.

Agora que você sabe os benefícios da melancia, veja receitas com melancia para aproveitar esses benefícios de uma maneira saborosa.


Receitas com melancia: sobremesas

Creminho de melancia e hortelã com uva

1. Gelado de melancia: para fazer essa receita com melancia, você precisa de gelatina, suco de limão e claras – resultando em uma espécie de mousse.
2. Raspadinha de melancia: as raspadinhas são ótimas opções para o calor e ficam ainda mais deliciosas com melancia. Você precisa apenas de leite condensado, gelo e pedaços da fruta.
3. Creminho de melancia e hortelã com uva: essa receita com melancia, uva e hortelã é recomendada para crianças que estão começando a comer comidas sólidas.
4. Tacinha divertida de melancia e Nescau® cereal: a tacinha é feita com uma mistura de iogurte de morango e pedaços de melancia, coberta com as bolinhas de Nescau® Cereal.
5. Tacinha de bolinhas: já essa receita com melancia é feita com sagu cozido em suco de uva integral, servido com mel e bolinhas de frutas.
6. Terrine de iogurte com calda de melancia: o terrine é um doce diferente feito com gelatina sem sabor e iogurte, acompanhado de uma calda de melancia com fécula de batata.
7. Sobremesa refrescante Moça®: essa receita é feita com melão e melancia em bolinhas, cobertas por um creme de leite condensado, creme de leite e suco de limão.
8. Copinhos de frutas e iogurte (megacopinhos): os copinhos têm uma base de creme de iogurte com suco maçã e banana, e são complementados com pedaços de frutas de sua preferência.
9. Salada de frutas na casquinha integral (fortaleza de frutas): a salada de frutas é coberta de Chambinho® Morango e colocada sobre uma casquinha crocante de farinha, leite e manteiga.
10. Salada de frutas com creme de damasco: o creme de damasco com leite condensado cobre as frutas picadas junto com o crumble de castanhas, sendo uma das receitas com melancia mais saborosas.
11. Creme de frutas com sorvete: essa receita com melancia é feita com dois cremes – o primeiro com manga, gengibre e sorvete de creme, e o segundo com melancia, suco de limão e o resto do sorvete.


Receitas com melancia: bebidas

Smoothie de Vanilla com Melancia e Gengibre

12. Suco de melancia com açaí: esse suco é feito com polpa congelada de açaí, gengibre e cascas de limão. Assim como outras receitas com melancia, essa bebida dá energia, hidrata e é rica em antioxidantes.
13. Suco de melancia, limão, hortelã e gengibre: o suco é simples, levando apenas água e os ingredientes que aparecem no nome.
14. Mojito de melancia e menta com colágeno: o mojito é uma bebida com água gaseificada, suco de limão-siciliano e colágeno, sendo uma receita com melancia benéfica para a saúde da pele.
15. Refresco de melancia: um refresco simples e prático, feito apenas com leite condensado e melancia, sendo uma das receitas com melancia mais fáceis de fazer.
16. Refresco melancaxi: como diz o nome, o refresco é feito com melancia e abacaxi, uma combinação de duas frutas cheias de água que ajudam bastante na hidratação.
17. Bebida refrescante de melancia e capim limão Nutren®: um suco simples, refrescante e sem lactose.
18. Smoothie de vanilla com melancia e gengibre: essa receita com melancia leva leite, Nutren® Beauty Vanilla e gengibre.
19. Smoothie de melancia: esse smoothie é feito com picolé de limão, adicionando um toque cítrico ao sabor adocicado típico das receitas com melancia.
20. Smoothie de melancia com morango e Mucilon®: levando morango, melancia, leite e Mucilon® 5 Cereais com Quinoa, esse smoothie é indicado para as crianças que estão começando a consumir alimentos diferentes.
21. Smoothie refrescante de melancia, abacaxi e Molico® Origem Vegetal: essa receita com melancia, abacaxi e suco de limão é perfeita para um dia quente.
22. Vitamina de Nutren® Kids: essa é uma opção de bebida nutritiva, saborosa e saudável para as crianças.

Para ver mais receitas com melancia, explore o site Receitas Nestlé e solte seu chef interior!


Perguntas frequentes

  • Pode comer melancia à noite?

    Não há nenhuma contraindicação em relação ao consumo da fruta durante a noite. O único problema é que a melancia é rica em água, logo, caso você coma a fruta antes de dormir, talvez tenha que levantar durante a noite para urinar.

  • A melancia é uma fruta ácida?

    Não, a melancia é uma fruta com baixa acidez e pH quase neutro.

    Fontes

    https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/2446941603032017584/pdf

pixel