Torta Brandade de Bacalhau

Torta Brandade de Bacalhau

Torta de massa integral com recheio cremoso de bacalhau desfiado, tomate, azeitonas, abóbora e Creme de Leite NESTLÉ

RENDIMENTO: 12 porções PREPARO: DIFICULDADE: fácil

INGREDIENTES

Massa:
6 colheres (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de Leite MOLICO em Pó
meia colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de Aveia Flocos Finos NESTLÉ
meia xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de farinha de trigo
Recheio:
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho amassados
300 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
2 tomates grandes, sem sementes, em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de azeitonas verdes picadas
2 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada
1 xícara (chá) de abóbora cabotiá cozida e amassada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 pitada de noz-moscada ralada
Montagem:
1 gema para pincelar

MODO DE PREPARO

Massa:
Em um recipiente, coloque o azeite, o Leite MOLICO, o sal e 5 colheres (sopa) de água. Misture com a ponta dos dedos e junte a NESTLÉ Aveia e as farinhas aos poucos, até que a massa fique homogênea e solte completamente das mãos. Em uma superfície limpa e coberta com plástico-filme abra 2/3 da massa também coberta com plástico-filme e forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro). Fure o fundo com um garfo e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Reserve.
Recheio:
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Adicione o bacalhau, os tomates, as azeitonas e deixe cozinhar até que os tomates estejam macios (cerca de 8 minutos). Junte a cebolinha, a abóbora, a farinha de trigo, o sal e a noz-moscada e misture. Junte o Creme de Leite NESTLÉ e misture bem, formando uma preparação cremosa.
Montagem:
Coloque o recheio frio sobre a massa pré-assada. Abra a massa reservada com auxílio de um rolo e corte-a em tiras de cerca de 2 cm de largura. Coloque as tiras sobre a torta, formando um gradeado e fechando bem as bordas. Pincele com a gema e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar.
DICA:
- Se desejar sirva acompanhada da Salada de Cogumelos e Pera - Em uma frigideira aqueça um fio de azeite e refogue shimejis frescos, temperando com 1 pitada de sal e 1 pitada de pimenta-do-reino. Espere esfriar e disponha sobre folhas verdes variadas de sua preferência. Coloque fatias de pera com casca e distribua bolinhas de ricota (feitas com a mistura de 1 xícara (chá) de ricota amassada e meio pote de Iogurte Nestlé Grego). Regue com molho preparado com 2 colheres (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de azeite, 1 fatia média de gengibre ralado, 1 e meia colher (sopa) de molho de soja (shoyu) e 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada.

Gostou da nossa receita? |