É fácil encontrar alguém que nos dias de tosse, pigarro ou garganta doendo saiu correndo rapidinho atrás dos benefícios do gengibre.
Aliás, essa é uma das vantagens dessa raiz tão conhecida. Porém, não é a única!
Sim, tem mais benefícios do gengibre para a saúde. Se você ficou curioso para saber quais são, é só vir com Receitas Nestlé que a gente vai explicar!
1- Desinflamação da garganta
Livrar-se do pigarro é uma coisa maravilhosa não só para quem tem pigarro, mas para quem precisa ficar ouvindo os outros limparem a garganta o tempo todo.
Por isso, para agradar gregos e troianos, o primeiro benefício do gengibre que vamos listar aqui tem a ver com isso!
O pigarro muitas vezes é consequência da inflamação na garganta, e é aí que o gengibre entra.
Uma pesquisa publicada em 2022 pela revista Molecules constatou que o gengibre possui poderosos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, que podem ajudar a aliviar a inflamação.
Você pode fazer isso preparando um chá ou mesmo chupando uma bala de gengibre (e os mais valentes podem se arriscar a mascar um pedacinho de gengibre).
2- Perda de peso
Quem acompanha Receitas Nestlé já ouviu falar em alimentos termogênicos, aqueles alimentos que dão um empurrãozinho no nosso metabolismo e podem ajudar a emagrecer. Pois bem, um dos benefícios do gengibre é pertencer a esse grupo!
E não dá para esquecer que as propriedades diuréticas da planta reforçam essa vantagem, porque previnem a retenção de líquido e acabam com o inchaço.
Além disso, um estudo de 2019 observou que a suplementação de gengibre pode reduzir significativamente o peso corporal e as medidas cintura-quadril de pessoas com sobrepeso ou obesidade.
3- Melhor digestão
Náuseas, vômitos e dor de estômago: tem um benefício do gengibre para ajudar a acabar com isso também.
Especialmente se esses sintomas foram provocados pela gravidez. E como o gengibre ajuda na digestão, ele também pode dar uma força contra as azias e a sensação de inchaço.
Em um estudo, cientistas descobriram que consumir uma preparação de gengibre e alcachofra antes da refeição principal melhorou significativamente os sintomas de pessoas com indigestão.
4- Diarreia e prisão de ventre
Vamos continuar no sistema digestivo para apresentar mais um benefício do gengibre. É que a raiz controla o intestino com sua ação antidiarreica e antimicrobiana.
Em outras palavras: o gengibre ajuda a evitar a multiplicação de micróbios que possam causar diarreia.
E sabe quem vai embora também junto com o desarranjo intestinal? Os puns!
5- Controle dos níveis de açúcar no sangue
É tanta informação boa que nem dá tempo de ficar cansado. E essa é mais uma. Os benefícios do gengibre para a saúde também passam pelos níveis de açúcar e gordura no sangue.
Algumas pesquisas observaram que o gengibre pode ter propriedades antidiabéticas: um estudo de 2022 demonstrou uma redução significativa no açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2 após suplementação com gengibre.
No entanto, este foi um pequeno estudo e mais pesquisas são necessárias para confirmar esses resultados!
6- Pode ajudar a prevenir câncer
Os antioxidantes ajudam a controlar os radicais livres no organismo, que quando estão presentes em excesso podem até prejudicar o DNA das nossas células, que passam a ser cancerosas.
O bom é que, como vimos, um dos benefícios do gengibre é ser rico em antioxidantes, de modo que ele pode nos ajudar a evitar esse problema de saúde tão complicado.
Além disso, existem algumas evidências de que o gengibre pode ajudar a reduzir o risco de câncer gastrointestinal, como no pâncreas e no fígado.
Quem pode consumir gengibre?
Os benefícios do gengibre são espetaculares, mas é preciso saber que nem todo mundo pode consumir a raiz. Se você tem pressão alta, é melhor evitar. E se tem insuficiência cardíaca, também.
Lá em cima falamos que entre os benefícios do gengibre para a saúde está o combate aos enjoos da gravidez. Porém, fique atenta porque a recomendação é que as mulheres grávidas evitem o gengibre até a décima semana de gestação.
Crianças com menos de 6 anos também não devem consumir gengibre.
11 receitas para aproveitar os benefícios do gengibre
Se quiser adicionar o gengibre à sua dieta, você pode preparar chá, suco e vários pratos. Aqui estão algumas receitas para experimentar:
- Chá de Gengibre com Limão e Mel
- Sopa Creme de Laranja e Gengibre
- Frango ao Molho de Shitake e Gengibre
- Sopa de Maçã, Abóbora e Gengibre
- Salmão com Gengibre
- Salada de Quinoa, Frango, Manga e Gengibre
- Suco Verde de Pera, Couve e Gengibre
- Espresso com Mel, Gengibre e Anis
- Chá de Laranja, Gengibre e Canela
- Suco de Melancia, Limão, Hortelã e Gengibre
- Marrakesh Style Tea com Gengibre e Canela
Agora que você já sabe mais sobre os benefícios do gengibre e tem receitas ótimas para preparar, aproveite bem as vantagens dele para a sua saúde.
Só não esqueça de procurar sempre a orientação de um especialista para seguir as instruções certinhas em cada caso apresentado neste artigo!
Para descobrir os benefícios de outros alimentos e ainda receber dicas de saúde e bem-estar, não deixe de acompanhar Receitas Nestlé!
Referências
Vista do BREVE REVISÃO SOBRE AS PROPRIEDADES FITOTERÁPICAS DO ZINGIBER OFFICINALE – O GENGIBRE
Benefícios do gengibre no controle da náusea e vômito induzidos pela quimioterapia. Revista Brasileira de Enfermagem, 2019.
ESTUDO SOBRE GENGIBRE (Zengiber officinale¬¬¬¬¬) NA MEDICINA POPULAR
PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS. Conselho Regional de Farmácia.
The effects of ginger intake on weight loss and metabolic profiles among overweight and obese subjects: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Crit Rev Food Sci Nutr, 2019.
Ginger for nausea and vomiting of pregnancy. Can Fam Physician, 2016.
Effect of Ginger on Inflammatory Diseases. Molecules, 2022.
The Effect of Ginger (Zingiber officinalis) and Artichoke (Cynara cardunculus) Extract Supplementation on Functional Dyspepsia: A Randomised, Double-Blind, and Placebo-Controlled Clinical Trial. Evid Based Complement Alternat Med, 2015.
The effect of ginger supplementation on metabolic profiles in patients with type 2 diabetes mellitus: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Complement Ther Med, 2022.
Ginger and Its Constituents: Role in Prevention and Treatment of Gastrointestinal Cancer. Gastroenterol Res Pract, 2015.