Congelar legumes é uma forma de conservar alimentos que mantêm a textura, a cor, o sabor e os nutrientes dos legumes, que podem durar até 12 meses no congelador. É uma ótima opção para quem gosta de preparar marmitas para a semana – ou simplesmente tem preguiça de cozinhar todos os dias, já que o congelamento de alimentos costuma ser um processo bem simples. Continue lendo para saber mais sobre como congelar legumes!
1° passo: prepare os legumes
O primeiro passo para congelar legumes é separar os alimentos, escolhendo legumes frescos, de boa qualidade e sem partes estragadas. Em seguida, vem a preparação: é hora de lavar, remover talos e possíveis machucados nos legumes, bem como descascar e cortar em pedaços se necessário.
Dentre os principais legumes que podem ser congelados estão:
- Beterraba;
- Batata doce e inhame;
- Batata, mandioca e mandioquinha;
- Brócolis e couve-flor;
- Abóbora e abobrinha;
- Cenoura;
- Cebola, tomate e alho;
- Milho, vagem e ervilha;
- Feijão, lentilha e grão de bico;
- Berinjela;
- Pimentão;
- Couve, repolho e espinafre;
2° passo: branqueamento
Embora alguns legumes – como a cenoura, mandioca, abóbora, espinafre, cebola e alho – possam ser levados ao freezer crus e sem quase nenhuma preparação, a maioria precisa passar por um processo chamado branqueamento antes de serem congelados. Esse processo prolonga o tempo de armazenamento desses legumes, já que impede a ação das enzimas que podem estragá-los.
Para fazer o branqueamento, você deve mergulhar os alimentos em uma panela com água fervente por aproximadamente 2 minutos; depois, retire e lave-os com água corrente fria imediatamente. Após isso, é necessário secar os alimentos antes de congelar.
3° passo: escolha os recipientes adequados
Um passo muito importante quando aprendemos como congelar legumes é estar atento aos recipientes em que você irá armazenar os seus alimentos – afinal, quanto menos contato os alimentos tiverem com o ar, melhor. Neste caso, opte por potes de vidro ou plástico com tampa, ou sacos para congelamento hermeticamente fechados. Desta forma, você evita a contaminação de seus alimentos e pode comer os legumes congelados de forma gostosa e segura.
Descongelando os legumes
Agora que você já aprendeu como congelar legumes, vem a dúvida: como descongelá-los?
E a resposta é bem simples: para aqueles legumes que você fez o processo de branqueamento, ou porções menores de alimentos, você pode descongelá-los diretamente no fogão, como faria normalmente com os alimentos.
Já no caso daqueles que foram congelados crus ou em grandes porções, o ideal é descer a porção para a geladeira um dia antes de utilizá-los, já que dessa forma o descongelamento acontece de forma mais lenta e gradual.
Uma boa dica é congelar os legumes em pequenas porções, já que, além de ser mais fácil de congelar, você também consegue consumir a porção descongelada toda de uma vez, evitando o desperdício. Anotar a data em que os alimentos foram congelados também é uma boa escolha. Desta forma, você consegue ter um controle maior de quando os legumes estão próximos ao vencimento.
Agora que você já sabe como congelar legumes, preparar suas marmitas e receitas fica muito mais fácil, não é mesmo? Para essa e outras dicas, acompanhe nosso site Receitas Nestlé!
Perguntas frequentes
-
Quanto tempo dura um legume congelado?
Quando armazenados corretamente, os legumes congelados podem durar entre 6 e 12 meses.
-
É possível congelar legumes cozidos?
Sim, os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos. No entanto, caso você opte por cozinhar os legumes antes de congelar, lembre-se que ele deve passar por alguma forma de cozimento ao ser descongelado – portanto, opte por cozinhar menos os alimentos menos, deixando-os mais durinhos do que você comeria normalmente.