Salada de macarrão

Salada de macarrão: 9 receitas para saborear

Conheça 9 formas de preparar salada de macarrão com os mais deliciosos tipos de macarrão: gravatinha, penne, parafuso e cabelo de anjo.

O macarrão é um dos ingredientes mais consumidos na culinária brasileira, ficando atrás apenas dos tradicionais arroz e feijão. Em terras europeias, a massa costuma ser consumida com molhos encorpados, carnes e um bom vinho. Por aqui, essa combinação também fez bastante sucesso; mas, como tudo que é bom pode ficar ainda melhor, tratamos de criar a nossa própria versão do preparo, servindo o macarrão frio, como se fosse uma salada.

A salada de macarrão é um dos pratos mais gostosos e fáceis de preparar para uma reunião familiar: basta cozinhar a massa, misturar os ingredientes que quiser, levar à geladeira e está pronto para saborear. Para te ajudar a fazer combinações deliciosas aí na sua casa, selecionamos algumas receitas de salada de macarrão com diferentes variedades da massa. Confira os usos e os recheios para cada um!


Macarrão gravatinha

O macarrão gravatinha, ou farfalle, é um tipo de macarrão em formato de gravata borboleta. Apesar do formato peculiar, é bem simples de preparar: basta cortar a massa em quadrados e depois unir as bordas do meio. Na Itália, o ingrediente é tradicionalmente servido com molho de tomate ou molho branco, de creme de leite. Nesta receita, fizemos uma releitura com mais acidez. Veja mais:

1. Salada de Macarrão: em vez dos molhos tradicionais, optamos por deixar o sabor da massa em evidência, ressaltando-o com a acidez do vinagre branco. Para rechear, utilizamos brócolis, tomate cereja, azeite e peito de peru.


Macarrão penne

O macarrão penne é um tipo de macarrão de massa curta super popular. Eles possuem um corte oblíquo em suas extremidades – para que se assemelhem a uma pena, daquelas que eram utilizadas para escrever antigamente. Existem duas variedades desse macarrão: o rigate e o liso. O penne rigate possui algumas ranhuras ou sulcos em seu exterior, que aumentam a aderência da massa ao molho; já o penne liso não possui essas características.

Veja duas formas de utilizar essa massa em sua salada de macarrão:

2. Salada de Macarrão ao Pesto de Rúcula: o penne fica especialmente delicioso com molhos fortes e encorpados, como o pesto. Neste caso, a preparação foi feita com rúcula, alho, azeitona e um pote de Iogurte Nestlé® Natural Desnatado para dar aquela cremosidade. Para complementar o sabor da massa, a acompanhamos de salsão, cenoura, pepino e pimentão.

3. Salada De Macarrão Com Atum e Molho de Iogurte: nesta versão, a salada de macarrão, preparada com penne é recheada com atum, muçarela, ervilhas e cenoura. Para finalizar, a receita é servida sobre uma caminha de alface-romana coberta com molho de Iogurte Nestlé® Natural com manjericão e cheiro verde.


Macarrão parafuso

O macarrão parafuso, também conhecido como fusilli, é um dos preferidos da galera que gosta de uma massa bem aderida ao molho. Devido ao formato em espiral, qualquer tipo de molho que for colocado se agarra deliciosamente ao macarrão. Nossa indicação é o clássico à bolonhesa, com carne e molho vermelho. Veja algumas maneiras de usar o ingrediente na preparação de uma salada de macarrão parafuso:

4. Salada de Macarrão Parafuso: para acompanhar a massa em espiral, esta receita utiliza presunto e muçarela em cubos, tomate e azeitonas verdes.

5. Salada de Macarrão Integral: se preferir adicionar uma dose extra de fibras em sua salada de macarrão, você também pode preparar esta versão da receita com massa integral. Para ficar ainda mais gostoso, acrescentamos pepino, vinagre e azeite.

6. Salada de Macarrão com Frango Defumado: esta receita é um prato cheio para quem gosta da combinação entre sabores doces e salgados. A salada de macarrão parafuso é recheada com frango defumado em cubos, salsão, Iogurte Nestlé® Natural e uvas-passas.

7. Salada Cremosa de Macarrão Nutren Senior: se quiser caprichar no molho e acrescentar mais cremosidade à sua salada de macarrão, sirva esta versão da receita feita com Nutren® Senior Sem Sabor em Pó, noz-moscada, pimenta-do-reino e peito de peru.

8. Salada de Macarrão com Edamame e Molho de Iogurte: para dar um sabor especial à receita, a salada de macarrão é recheada com grãos verdes de soja (edamame), tofu, tomate e cebola. Para o molho, acrescentamos alho, Iogurte Nestlé® Natural, suco de limão e uma pitada de manjericão.


Macarrão cabelo de anjo

O macarrão cabelo de anjo é um tipo de espaguete bem fininho, com cerca de 1 milímetro de diâmetro. Ele também é conhecido em algumas partes do Brasil e do mundo como fidelini ou capellini. Por se tratar de uma massa bastante fina, é preciso ter atenção para que não passe do ponto – o que iria transformar a massa em uma papa. O ideal é cozinhá-la por poucos minutos, monitorando para que fique al dente.

9. Salada Prática de Macarrão: devido à sua delicadeza, optamos por um recheio leve e uma apresentação que dispensa misturas. Basta posicionar o ninho no centro do prato, distribuir o molho de pepino, rabanete, cenoura e vinagre balsâmico sobre a massa, e está pronto para servir.

Agora que você já conhece os principais tipos de macarrão e sabe como utilizá-los para preparar receitas deliciosas, basta soltar a imaginação e colocar a mão na massa (literalmente)! E se quiser conhecer mais formas de utilizar o macarrão em suas refeições, confira nossa food list clicando aqui.


Perguntas frequentes

  • Qual é a diferença entre o macarrão espaguete e o fettuccine?

    Vamos começar pela semelhança entre eles: os dois são categorizados como massa longa. Entretanto, a principal diferença entre os dois está no formato: enquanto o espaguete é cilíndrico, o fettuccine é achatado, como se fosse uma fita.

  • Quais são os tipos de macarrão?

    Existem vários tipos de macarrão diferentes, os mais comuns são: gravatinha, penne, parafuso, cabelo de anjo, espaguete e fettuccine.

  • Como aderir o molho à massa do macarrão?

    Você pode preparar um molho mais encorpado, como o molho branco com creme de leite e queijo. E para servir, não se esqueça de escolher uma massa que possui ranhuras ou um formato não linear, como o gravatinha e o parafuso, pois essas saliências ajudam a aderir melhor a massa ao molho.