Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Café Cremoso: uma variação da bebida mais amada do Brasil

Vai tomar um cafezinho? Antes, confira as várias opções que selecionamos para surpreender seu paladar.

Café é uma paixão nacional e mundial. Em qualquer momento ou lugar, uma xícara dessa bebida deliciosa sempre vai bem, especialmente se a gente acrescentar ingredientes para preparar um café cremoso. Isso mesmo que você está lendo: há tempos que essa bebida deixou de ser básica e passou a ser degustada das mais variadas formas, o que a fez ficar ainda mais perfeita.

São várias as formas de tomar um bom café cremoso, e elas são tão maravilhosas que você talvez demore um pouco para voltar ao básico. E para melhorar mais, as receitas são muito simples, rápidas e fáceis de fazer, como é o caso do Café Bombom. Nem precisa de máquinas sofisticadas para preparar o seu: basta usar o recipiente e os ingredientes que você tem no armário.

Vem com a gente e aprenda a preparar as mais variadas receitas de café cremoso.


Como fazer um café cremoso perfeito

Há muitas maneiras, todas deliciosas, de preparar um café cremoso. Neste artigo a gente vai te mostrar várias delas. Vamos começar com o Café Cremoso da Roça, super simples, saboroso e perfeito para o mês de junho, já que leva amendoim e gengibre, ingredientes de muitos pratos juninos.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de pasta de amendoim sem açúcar
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • meia colher (chá) de gengibre ralado
  • 4 colheres (sopa) de Leite Líquido NINHO Forti+ Integral
  • meia colher (sopa) de NESCAFÉ® Original
  • 3 colheres (sopa) de água quente
  • 1 e meia xícara (chá) de água quente

Modo de preparo

1. Em um recipiente, misture bem a pasta de amendoim, o açúcar mascavo, o gengibre, o Leite NINHO e o NESCAFÉ dissolvido em 3 colheres (sopa) de água quente, formando uma pasta cremosa.
2. Junte 1 e meia xícara (chá) de água quente, misture e sirva a seguir.
3. Se desejar, faça a pasta de amendoim sem açúcar batendo amendoins torrados, sem casca e sem sal, em um liquidificador.

O responsável por levar a maionese para a França foi um tal de Duque de Richelieu. O cozinheiro desse nobre conheceu o molho lá em Maó, serviu-o aos vencedores da batalha e aí o carregou para a França, de onde partiu para o mundo inteiro e virou "febre" por onde passava.


Mais receitas de café cremoso

Café Cremoso: dalgona café

Tem muito mais café cremoso para você variar o quanto quiser. Vai receber visitas em casa ou quer deixar a pausa para o café mais especial? Surpreenda com essas receitas.

Quem é fã de café além da bebida, pode encontrar outras receitas com esse famoso ingrediente na foodlist Receitas com Cafés da Nestlé. São mais de 80 opções para agradar a todos os paladares.


Benefícios do café

1. Dá mais energia

Estudos revelam que tomar café pode ser bom para o humor, a memória e para dar mais energia. É que a cafeína entra na corrente sanguínea e vai direto para o cérebro, auxiliando nesses aspectos.

2. Ajuda a queimar gordura

A cafeína é uma substância que ajuda bastante a queimar gordura. Isso acontece porque, segundo estudos, as pessoas que consomem cafeína podem ter sua taxa metabólica aumentada de 3% para 11%, por ser considerado um poderoso agente ergogênico e contribuir com melhor capacidade de performance do exercício. Mas sempre lembrando que o acompanhamento de uma nutricionista é fundamental para atingir os seus objetivos.

3. Rico em nutrientes

O café é rico em vitaminas do complexo B (B2, B3 e B5) – que agem na saúde mental e funções metabólicas, por exemplo. Lembra que a gente falou que ele dá energia? É dessas vitaminas que vem esse benefício. Ao beber apenas uma xícara de café você também está consumindo nutrientes como manganês, potássio e magnésio.

4. Ajuda a reduzir os riscos de diabetes tipo 2

Ele também ajuda a reduzir os riscos de diabetes tipo 2. Pesquisas observam que as pessoas que bebem mais café têm um risco até 35% menor de desenvolver essa doença, isso devido às propriedades antioxidantes do café, o que pode trazer benefícios para o metabolismo da glicose. Mas, lembrando que o uso de café deve ser sempre moderado, não ultrapassando as 3 xícaras de 50 ml por dia.

5. Diminui o risco de depressão

Este efeito deve-se ao estímulo que a cafeína causa no nosso sistema nervoso central, sendo capaz de ativar neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade, como a serotonina, noradrenalina e dopamina.


Acompanhamentos para um café cremoso

Café Cremoso: pão de minuto

O café cremoso, sozinho, já é delicioso, mas é uma bebida maravilhosa para você tomar durante o seu lanche ou café da tarde, por exemplo, enquanto come um bolo ou um pão de queijo. Aqui vão algumas dicas de combinações perfeitas para você degustar o seu café cremoso!

  • Pão: café com pão é uma combinação clássica que não tem erro. Faça um Pão de Minuto, por exemplo, e experimente com o café cremoso de sua preferência.
  • Pão de queijo: saído do forno, bem quentinho, o pão de queijo combina demais com um café cremoso no fim de tarde.
  • Pão-de-Mel: para quem quer intensificar o sabor.
  • Tapioca: é uma receita super fácil de fazer e uma ótima combinação para uma caneca de café cremoso. A tapioca pode ser doce ou salgada. Escolha a sua favorita.
  • Bolo: o bolo não podia faltar nessa lista. Quem não ama um cafezinho com bolo no lanche da tarde? Irresistível! Um Bolo de Maçã e Frutas, por exemplo, combina muito bem com café cremoso.

Tipos de grãos de café

Café Arábica: é o mais popular. Apresenta menor teor de cafeína, mas um aroma bem particular. A origem dele é bem antiga, de muitos séculos atrás, sendo a Etiópia, na África, o lugar onde tudo começou.

Café Robusta (Conillon): aparece logo depois do Arábica como o mais popular. Também tem sua origem na África. Os produtores investem mais na sua produção por ser um tipo mais barato. Os grãos desse tipo de café são maiores, arredondados e mais resistentes.

Café Liberica: é outro tipo nativo da África, vindo da região da Libéria. Tem um aroma floral e sabor mais forte. É bem resistente e muitas vezes os produtores misturam com outros tipos de café, para deixá-lo mais encorpado.

Café Excelsa: esse tipo é bem parecido com o Liberica, com um formato oval e alongado. É produzido no sudeste da África, em altitudes médias.

Outras curiosidades, receitas e dicas da gastronomia brasileira e mundial você encontra no site Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • Qual a diferença entre café e capuccino?

    O cappuccino é feito à base de café expresso, com leite vaporizado e espuma de leite. O café é mais fraco e, geralmente, servido preto com açúcar e leite.

  • Quais os tipos de grãos de café?

    Os mais conhecidos são o Arábica, Robusta (Conillon), Liberica e Excelsa.

  • Café tira o sono?

    A cafeína pode, sim, inibir o sono em algumas pessoas. Por isso, não é recomendado consumir café antes de dormir.

  • O café engorda?

    O café em si não engorda, mas o acréscimo de açúcar ou leite adiciona calorias.

Fontes:

https://www.roastycoffee.com/cappuccino-vs-coffee/#:~:text=Wrap%20Up,have%20sugar%20or%20cream%20added.

https://blog.tbox.com.br/harmonizacao-cafe/

https://www.healthline.com/nutrition/top-13-evidence-based-health-benefits-of-coffee

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/17987068/a-importancia-do-cafe-nosso-de-todos-os-dias#:~:text=O%20Brasil%20%C3%A9%20o%20maior%20produtor%20mundial%20de%20caf%C3%A9.&text=Hoje%2C%20o%20caf%C3%A9%20continua%20sendo,um%20ter%C3%A7o%20da%20produ%C3%A7%C3%A3o%20mundial.

https://coffeeaffection.com/different-types-coffee-beans/

https://www.mokaclube.com.br/blog/tipos-de-graos-de-cafe/

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?