Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

17 receitas de hambúrguer caseiro para todos os gostos

O hambúrguer caseiro é uma opção saudável e saborosa para comemorar o Dia do Hambúrguer de uma maneira única.

PUBLICADO: 25/05/2021

Conhecidos e adorados ao redor do mundo, os hambúrgueres marcam presença em diversas ocasiões, desde festas de aniversário até jantares com os familiares e amigos. Seja em uma hamburgueria ou em casa, um bom hambúrguer pode elevar o ânimo de qualquer pessoa.

Eles são tão famosos que têm até um dia em sua homenagem: 28 de Maio, Dia Mundial do Hambúrguer. Para comemorar essa data em grande estilo e testar suas habilidades na cozinha, uma ideia é fazer seu próprio hambúrguer do zero. Nós garantimos que os resultados valem a pena!

Com as opções rápidas e práticas que o Receitas Nestlé selecionou para esta data, você pode fazer um Hambúrguer Caseiro delicioso. Mas, antes de mergulhar nas receitas, que tal saber um pouco mais sobre a história desse prato tão suculento?


História do hambúrguer

São várias as teorias sobre a origem do hambúrguer, mas as duas mais difundidas são essas: ou ele teria surgido na Mongólia, criado pelo exército do célebre conquistador Gengis Khan, no século XIII; ou teria sido inventado pelos alemães da cidade de Hamburgo, no século XVII.

Independente da teoria sobre sua origem, sabemos que eles chegaram nos Estados Unidos com os imigrantes de Hamburgo - por isso o nome -, quase duzentos anos após sua primeira aparição na Europa. Os estadunidenses tiveram a ideia de colocar esse bife de carne moída entre duas fatias de pão, junto com outros ingredientes frescos, como queijo e alface, criando, então, o hambúrguer como conhecemos atualmente. Esse lanche popularizou-se durante o século XX, com a multiplicação das lanchonetes e restaurantes especializados.

No Brasil, ele apareceu pela primeira vez na década de 1950, com a abertura da primeira franquia de fast-food, que tinha o hambúrguer como seu carro-chefe. Em quase 70 anos de história no país, eles foram sendo adaptados e hoje são adorados em todo território nacional, seja em hamburguerias artesanais, em redes de fast-food ou até mesmo em casa.

Se toda essa conversa sobre história global te deixou com vontade de conhecer o mundo, que tal fazer uma viagem pelos sabores típicos de alguns países? Separamos para você receitas que dão um toque especial nos - já deliciosos - hambúrgueres. Desde guacamole até vinagrete, com esses componentes os sanduíches ficam ainda mais saborosos.

Hambúrguer Caseiro com Toque Mexicano

Hambúrguer Caseiro com Toque Alemão

Carnes para hambúrguer

Qual escolher? A escolha das carnes certas para o blend - a mistura que irá formar o bife - é muito importante para o sabor e suculência do prato. Algumas das carnes mais indicadas são: acém, fraldinha, alcatra e patinho. Outras carnes que também podem ser usadas, dependendo do seu gosto e orçamento, são: picanha, coxão duro e maminha.

Um ponto importante para a elaboração de um hambúrguer delicioso é o tempero da carne, podendo ser feito com produtos naturais ou prontos, como os temperos e cremes da linha Maggi.

Então, para celebrar esse Dia do Hambúrguer de um novo jeito, confira nossas receitas!


Receitas de Hambúrguer

Caseiros tradicionais
Para quem não abre mão do hambúrguer de carne tradicional, essas receitas transformam qualquer pessoa em um hamburgueiro de respeito - se é que a palavra existe. Veja nossas opções e mergulhe nesse mundo apetitoso.

Hambúrguer Caseiro Especial

Hambúrguer Tradicional Saudável

Vegetarianos
E se você não come carne, mas não quer ficar de fora dessa comemoração, experimente nossas versões vegetarianas. Sem carne, mas com muito sabor!

Hambúrguer de Grão-de-Bico

Hambúrguer de Ricota e Brócolis

Hambúrguer combina com...

Batata-frita e maionese! Você pode fazer sua própria Maionese Saudável e Ketchup Caseiro para comer também com as Batatas-Fritas com Fondor.


Perguntas frequentes

  • Quais carnes devo usar para fazer o hambúrguer?

    Para criar um hambúrguer perfeito, o ideal é que você utilize duas ou mais carnes para formar um blend que tenha equilíbrio entre as quantidades de carne magra e gorda. Algumas das opções mais utilizadas são: acém, patinho, alcatra e fraldinha.

  • Onde surgiu o hambúrguer?

    Existem duas teorias mais aceitas em relação à sua origem: a primeira diz que ele teria sido criado pelo exército mongól de Gengis Khan, há mais de 700 anos; enquanto a segunda defende que ele teria surgido na cidade alemã de Hamburgo - de onde vem seu nome - por volta de 1600. Ele foi popularizado nos Estados Unidos ao longo do século XX e chegou ao Brasil na década de 1950, por meio de uma franquia de fast-food estadunidense.

  • Quais são as opções de hambúrgueres vegetarianos que existem?

    Para agradar essa crescente parcela da população, as receitas vegetarianas estão se multiplicando com os anos. Atualmente, existem diversas variações sem carne desse prato tão amado, sendo as principais feitas com soja, grão-de-bico ou legumes variados.


Fontes:

https://www.seletoindustrial.com.br/noticia/28-de-maio-dia-mundial-do-hamburguer

https://www.vidadecozinheiro.com/2019/05/dia-mundial-do-hamburguer-origem-e.html

https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-hamburguer/

https://achougastronomia.com.br/dia-mundial-do-hamburguer-conheca-a-historia-dessa-iguaria/

https://www.panelinha.com.br/receita/hamburguer-de-patinho

https://www.emporio481.com.br/carnes-cortes/carne-para-fazer-hamburguer/

https://guiadohamburguer.com/receita-para-um-hamburguer-perfeito-e-profissional-passo-a-passo-para-seu-hamburguer-caseiro-ficar-melhor-que-o-das-hamburguerias/