Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Molho tártaro: O que é? Como faz? Para que serve?

Molho tártaro é aquele acompanhamento que dá um up em qualquer prato! Veja a história do molho, dicas e receitas incríveis para você experimentar!

O molho tártaro é aquele acompanhamento simples, que às vezes a gente olha e não dá muita bola – mas na hora que coloca na boca, sente que faz toda a diferença!

Sabe aquele molhinho que vem com a porção de peixe frito que você pede na praia? Provavelmente é molho tártaro.

Por ser fácil de fazer e precisar de poucos ingredientes para preparar, o molho tártaro invadiu o cardápio de restaurantes e as casas do mundo todo.

Mas, uma coisa que talvez você não saiba é que, mesmo com toda a sua simplicidade, esse molho tem uma história bem antiga, e até para o czar (como eram chamados os imperadores russos) já foi servido.

Vem com a gente conhecer essa história!


Molho tártaro: dos mongóis aos czares

Para começar a nossa história, a gente precisa voltar pro século 13! Nessa época, a Europa foi ocupada pelos Mongóis, um povo da Ásia Central chamado pelos europeus de Tártaros.

Os Tártaros, assim como qualquer outro povo, tinham suas tradições culinárias. Uma delas era um prato servido com carne crua cortada bem pequena (que hoje é considerado um ancestral do steak tartare), acompanhado por um molho à base de ervas. Sim, esse seria o tataravô do molho tártaro!

Uma outra narrativa diz que esse molho foi criado pelos chefs franceses que trabalhavam para os czares russos, para acompanhar, principalmente, os pratos com peixes, assim como agora. E por não precisar ser levado ao fogo para ser preparado, ganhou o nome Tártaro, que em francês se refere a algo cru.

Independente de qual é a história verdadeira, dá para perceber que o molho tártaro é uma receita bem antiga e que em ambas era um acompanhamento muito bem recebido!


Como fazer molho tártaro?

Os molhos são parte fundamental de diversos pratos: servem para realçar e suavizar sabores, além de trazer suculência e incrementar alguns pratos.

Existem algumas variações na receita, principalmente em relação aos países: nos Estados Unidos, costuma-se acrescentar pimenta verde, azeitonas e mostarda de Djon; já no Reino Unido, a preferência é por maxixe, estragão, alcaparras e suco de limão.

Mas, no geral, o molho tártaro é bem simples de fazer, leva poucos ingredientes, não vai no fogo e o modo de preparo é super rápido. Ficou interessado? Então confere aqui como fazer molho tártaro:

Molho tártaro

Ingredientes

  • 1 caixinha de NESTLÉ® Creme de Leite
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (chá) de MAGGI® Fondor
  • 2 colheres (sopa) de picles picado

Modo de preparo
Em um recipiente, basta misturar bem todos os ingredientes e… Voilá! Seu molho tártaro está prontinho para ser degustado!


Mas afinal, o molho tártaro combina com o quê?

Se você está se perguntando se essa simplicidade toda combina com muita coisa, nós te respondemos... Sim! Combina!

Combina com peixes
O molho tártaro é amigo fiel do peixe, seja frito ou assado. É claro que é mais comum encontrá-lo acompanhando um peixinho frito, como na nossa receita de peixe à dorê com molho tártaro, que é uma delícia!

Mas ele também casa super bem com o grelhado. Nesta receita de filé de peixe com cama de vegetais refogados, por exemplo, vai ficar incrível.

Combina com saladas
Quem não ama uma bela salada com molho? Se for tártaro, então, melhor ainda! Dúvida? Então confere essa foodlist de saladas leves com várias opções que combinam com o molho tártaro, é só escolher.

Combina com vários petiscos e aperitivos
Se você está buscando algo mais suculento, que tal provar o molho tártaro com o nosso mix de batatas? Ou com salgadinhos bem crocantes? Ou, melhor ainda… Que tal provar o molho tártaro com hambúrguer? Hummm... Deu até água na boca!

Separamos até algumas receitas para lá de especiais para você acrescentar o seu molho tártaro. Confira!

Hambúrguer

Hambúrguer Caseiro

Hambúrguer Caseiro


Hambúrguer Caseiro com Toque Brasileiro

Hambúrguer Caseiro com Toque Brasileiro


Hambúrguer Defumado

Hambúrguer Defumado


Salgados

Coxinha Paulista

Coxinha Paulista


Croquete de Carne

Quem diria que o molho tártaro poderia funcionar como um coringa na sua cozinha, hein? Agora é só correr para o abraço, preparar o seu molho e dar ainda mais sabor para as suas receitas!

E para mais receitas e dicas culinárias, navegue pelo site Receitas Nestlé e se aventure no universo da gastronomia. São mais de 4 mil receitas para você se deliciar!


Perguntas frequentes

  • Como fazer molho tártaro simples?

    Temos uma receita de molho tártaro que é muito simples de fazer, ela leva apenas 5 minutos para ficar pronta!

  • Por que se chama molho tártaro?

    O nome tártaro vem do povo mongol, que eram chamados de Tártaros pelos europeus.; eles usavam um molho parecido com o nosso molho tártaro em um prato de carne crua. Mas, Tártaro também se refere a algo cru em francês – o que remete ao modo de preparo desse molho, que não é levado ao fogo.


Fonte:

https://www.vice.com/pt/article/bmgab4/historia-do-molho-tartaro