Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

12 receitas de arroz-doce para arrasar nas festas juninas

O arroz-doce é um prato típico de uma das comemorações mais gostosas do ano: as festas juninas. Aprenda a fazer 12 receitas deliciosas.

Um dos pontos altos da época das festas juninas é se esbaldar nas sobremesas deliciosas presentes em toda quermesse: canjica, bolo de fubá, cocada, doce de abóbora e o saboroso arroz-doce são algumas delas.

O arroz-doce é uma forma diferente de saborear esse cereal tão consumido – e amado – pelos brasileiros. Neste artigo, vamos te apresentar 12 receitas desse doce típico, desde sabores clássicos até sugestões elaboradas e complexas que modernizam a tradição.


Como Fazer Arroz-Doce

Aprenda a fazer a receita mais simples, mas não menos deliciosa, de Arroz Doce agora mesmo. Siga esses passos e seja a alegria de qualquer quermesse.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de arroz
  • 1 litro de água fria
  • 1 Leite Moça (lata ou caixinha) 395g
  • Canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo

  • Em uma panela grande, misture o arroz com 1 litro de água fria e leve ao fogo até ferver.
  • Abaixe o fogo e deixe cozinhar até que fique macio.
  • Junte o Leite Moça, mexa bem e cozinhe por cerca de 10 minutos, ou até engrossar.
  • Sirva polvilhado com a canela em pó.

Dica: Se desejar, junte um vidro de leite de coco, uma canela em pau e três cravos-da-índia quando acrescentar o Leite Condensado Moça.


Receitas

Receitas de Arroz-doce: Arroz Doce com Frutas de Micro-ondas

2. Arroz Doce com Frutas de Micro-ondas: perfeita para quem não tem muita habilidade na cozinha. Além de ser super prática, os damascos e as uvas-passas aumentam o valor nutricional dessa maravilha.
3. Arroz Doce Cremoso: essa receita é ideal para quem gosta de sobremesas um pouco menos açucaradas, pois o suco de limão-siciliano ajuda a quebrar o doce. As raspas dessa fruta cítrica também trazem um toque azedo ao prato, tornando o sabor mais sofisticado. E para uma cremosidade extra, não se esqueça do creme de leite.
4. Arroz Junino Mucilon: para não deixar os pequenos de fora de toda comilança das festas juninas, você pode fazer essa receita liberada para bebês com mais de sete meses. A diferença é que ela leva leite em pó e Mucilon de Aveia, Trigo e Leite no lugar do Leite Moça.
5. Arroz Cupido, Doce e Quente: um pouco mais complexo, esse prato leva uvas-passas pretas e é finalizado com suspiro. Se precisar de dicas para acertar nesse doce de claras de ovos, veja nosso artigo de Como Fazer Merengue e Marshmallow.
6. Arroz Doce com Amêndoas e Laranja: outra receita que une o sabor cítrico com a doçura do Leite Moça, essa versão traz também a crocância das amêndoas, que elevam o sabor final.
7. Arroz Doce Diet: se você tem diabetes ou não pode comer muito açúcar por outro motivo, essa receita foi desenvolvida para você. Em vez de Leite Moça, ela leva adoçante granular e leite em pó. Sua sobremesa fica muito gostosa e não perde em nada para a versão original.
8. Arroz Doce com Laranja e Iogurte Grego: arroz cru, suco de laranja, cravos-da-índia e iogurte de abacaxi – com esses poucos ingredientes, você consegue fazer uma versão aprimorada desse prato tradicional.
9. Arroz Doce com Goiaba e Chandelle Chocolate Branco: goiaba, Chandelle de chocolate branco e amêndoas no seu arroz-doce, que tal? Pode parecer demais para quem vê pela primeira vez, mas o resultado é delicioso.
10. Arroz Doce Integral com Especiarias e Calda de Frutas Vermelhas: uma versão liberada para os intolerantes à lactose, essa iguaria é feita com produtos zero lactose, arroz integral e açúcar demerara, sem nenhum outro tipo de adoçante. Finalizada com uma calda de frutas vermelhas, é uma opção bastante saborosa e nutritiva.
11. Arroz Doce com Caramelo: além das tradicionais especiarias, como cravo e canela, você pode acrescentar também caramelo a essa receita. Para acertar o ponto desse componente tão crucial, veja nosso artigo de Como Fazer os Diferentes Pontos de Calda de Açúcar.
12. Arroz Doce Vegano: para transformar essa sobremesa em um alimento vegano, é bastante simples! É só substituir o leite condensado por leite de coco – ou outro leite vegetal – e açúcar demerara. As especiarias e o coco ralado estão liberados.

Mais dicas, sugestões e programas do mundo gastronômico você encontra no site Receitas Nestlé. São milhares de opções deliciosas de entradas, aperitivos, pratos principais, sobremesas e muito mais!


Perguntas frequentes

  • Como fazer arroz-doce simples?

    A receita mais simples leva arroz – é claro –, Leite Moça e canela em pó. Cozinhe o grão até que fique macio, acrescente o leite condensado e cozinhe até engrossar, e, para finalizar, polvilhe canela em pó. Você pode também colocar cravos-da-índia, leite de coco, canela em pau, raspas de limão e até uvas-passas.

  • Como fazer arroz-doce para diabéticos?

    Para esse grupo que não pode com açúcar, o segredo é substituir o leite condensado por leite em pó e adoçante granular.

  • Posso preparar arroz-doce com arroz integral?

    Claro que sim! A sobremesa fica ainda mais nutritiva, pois esse tipo de arroz possui mais fibras do que o arroz branco. Só fique atento à receita, pois o arroz integral possui um maior tempo de cozimento.

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?