Bolo de Amendoim (Prendas)

Bolo de Amendoim (Prendas)

Receita de Bolo de Amendoim (ou Bolo de Prendas) com cobertura de Leite condensado MOÇA®, Biscoito tipo leite e rapadura

RENDIMENTO: 16 porções PREPARO: DIFICULDADE: fácil

INGREDIENTES

Bolo:
2 pacotes de biscoito tipo leite ou maria
4 ovos
100 g de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de amendoim torrado e triturado
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura:
1 rapadura pequena (180 g)
1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
Decoração:
1 aliança
fita colorida (amarela, vermelha, azul, rosa, verde, laranja)
1 xícara (chá) de amendoim torrado e triturado
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

MODO DE PREPARO

Bolo:
Triture o Biscoito no liquidificador e reserve. Bata as gemas com a manteiga e o açúcar até obter uma pasta homogênea. Junte o Iogurte ao creme e depois o Biscoito e o amendoim triturados e o fermento. Misture bem. Bata as claras em neve e acrescente delicadamente à massa do bolo. Coloque em fôrma redonda grande (28 cm de diâmetro), untada e enfarinhada. Leve ao forno médio (180 ºC) por cerca de 30 minutos.
Cobertura:
Em uma panela grande, coloque a rapadura e meia xícara (chá) de água, leve ao fogo e deixe ferver por cerca de 5 minutos, até a rapadura derreter. Ainda no fogo, junte o LEITE MOÇA® e deixe cozinhar por 10 minutos.
Decoração:
Amarre a aliança na extremidade de uma das fitas. No centro de um prato para bolo, coloque uma extremidade de cada fita, inclusive a que contém a aliança. Quando o bolo estiver pronto, desenforme sobre o prato, escondendo a ponta das fitas. Cubra com a cobertura. Decore com o amendoim torrado e triturado e o açúcar de confeiteiro, fazendo o desenho que desejar.
DICA:
- A aliança representa casamento à vista para as moças solteiras. Só elas puxam as fitas e a que ficar com a aliança será a próxima a casar. Mas você pode colocar outras prendas, como uma figa, uma conta etc.

Dúvidas comuns sobre Bolo de Amendoim (Prendas)

  • Por que meu bolo fica embatumado, massudo?

    Um segredo para o bolo não ficar solado é a quantidade correta de ingredientes. Por isso, é sempre importante usar colheres e xícaras medidas, principalmente no preparo de receitas doces. Além disso, não abra o forno antes de pelo menos 30 minutos para que não interrompa o crescimento da massa.

  • Pode desenformar o Bolo quente?

    Não. O bolo deve ser desenformado morno, com muito cuidado para não quebrar. Se deixar esfriar totalmente, ele gruda e fica difícil desenformar. Nesse caso, caso isso aconteça, pode passar a base da assadeira por água quente ou passar rapidinho pela boca do fogão para ajudar a soltar.

  • Porque o Bolo sola e como evitar?

    Para o Bolo não solar a dica é pré-aquecer o forno antes de começar a fazer a receita e sempre deixar a temperatura indicada no modo de preparo, pois a temperatura muito alta assa a superfície do bolo, impedindo que ele cresça. Outra dica importante é não bater a massa demais... Mexer apenas o suficiente para que os ingredientes estejam incorporados. E para o bolo não murchar, não abrir o forno nos primeiros 20 minutos (pelo menos).


Gostou da nossa receita? |