Bolo de Nozes com Recheio de Creme de Confeiteiro e Brigadeiro de Caramelo

Bolo sem cobertura, com massa de nozes e recheios de creme de baunilha e brigadeiro de caramelo , ambos com Leite MOÇA e Creme de Leite NESTLÉ, decorado com com frutas vermelhas e nozes

RENDIMENTO: aproximadamente 3 quilos/ 30 porções PREPARO: DIFICULDADE: médio

INGREDIENTES

Massa:
1 xícara (chá) de nozes
150 g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
6 ovos (claras e gemas separadas)
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de Leite Líquido NINHO Forti+ Integral morno
1 e meia colher (sopa) de fermento em pó
Recheio 1 – Creme de Baunilha:
1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha)
2 gemas
1 colher (sopa) de amido de milho
1 medida (da lata) de Leite Líquido NINHO Forti+ Integral
1 colher (sopa) de essência de baunilha
meia Creme de Leite NESTLÉ® Caixinha
Recheio 2 – Brigadeiro de Caramelo:
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha)
meia Creme de Leite NESTLÉ® Caixinha
Calda básica para regar os bolos:
5 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
Para decorar:
frutas frescas da época (morango, framboesas, kiwi...)
nozes picadas

MODO DE PREPARO

Massa:
Em um processador ou liquidificador, coloque as nozes e bata até obter uma farofa. Reserve. Em uma batedeira, junte a manteiga e o açúcar e bata até obter um creme esbranquiçado . Acrescente as gemas, uma a uma, e bata por mais alguns instantes. Adicione a farinha de trigo, alternando com o Leite NINHO, e bata até que tudo esteja incorporado. Desligue a batedeira, coloque o fermento em pó e as nozes moídas reservadas e misture bem. Bata as claras em neve e acrescente à massa mexendo delicadamente. Transfira para duas formas redondas (24 cm de diâmetro), untadas e enfarinhadas, e leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, por aproximadamente 40 minutos, ou até que espetando um palito este saia limpo. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Com uma faca serrilhada longa corte cada um dos bolos ao meio, horizontalmente , obtendo 2 fatias (discos) em cada um dos bolos. Reserve.
Recheio 1 – Creme de Baunilha:
Em uma panela misture bem o Leite Moça, as gemas, o amido de milho dissolvido no Leite NINHO e a essência de baunilha e leve ao fogo médio, mexendo sempre até ferver e engrossar(cerca de 8 minutos). Retire do fogo, espere amornar, acrescente o Creme de leite, misture bem, cubra e leve à geladeira.
Recheio 2 – Brigadeiro de Caramelo:
Em uma panela derreta o açúcar até ficar levemente dourado (caramelo claro). Junte a manteiga, espere dissolver tudo e junte o Leite Moça. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 10 minutos ou até desprender do fundo da panela. Espere amornar, acrescente o Creme de Leite e misture bem. Reserve em geladeira.
Calda básica para regar os bolos:
Misture bem em uma panela pequena 1 e meia xícara (chá) de água e 5 colheres (sopa) de açúcar e leve ao fogo para ferver (sem mexer) até obter uma calda rala (cerca de 10 minutos). Adicione 1 colher (chá) de essência de baunilha e espere esfriar. Use para pincelar as fatia de bolo durante a montagem.
Montagem:
Em uma prato de servir coloque uma das fatias do bolo, regue com a Calda Básica e espalhe metade do Recheio 1 (Creme de Baunilha).Cubra com outra fatia, regue e espalhe todo o Recheio 2 ( Brigadeiro de Caramelo). Coloque outra fatia, regue novamente e espalhe o restante do Recheio 1 (Creme de Confeiteiro). Cubra com a fatia restante e decore com frutas frescas de sua preferencia (cerejas, morango, framboesas, kiwi, por exemplo) e nozes trituradas, no topo do bolo. Sirva a seguir.
DICA:
Você pode incrementar a decoração do bolo fazendo fios de caramelo e decorando com frutas e nozes o prato onde o bolo esta montado.

Gostou da nossa receita? |

por {{item.Author}} |

{{item.Message}}