Bolo de rapadura

Bolo de rapadura com LEITE MOÇA® e castanha-de-caju

RENDIMENTO: 12 porções PREPARO: DIFICULDADE: fácil

INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de rapadura em pedaços
4 ovos
200 g de manteiga
1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Cobertura:
1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha)
100 g de castanha-de-caju

MODO DE PREPARO

Leve os pedaços de rapadura ao fogo com uma xícara (chá) de água e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Retire do fogo, coe e reserve o caldo. Bata as claras em neve e reserve. Bata a manteiga com o LEITE MOÇA, as gemas e uma xícara (chá) do caldo de rapadura. Acrescente a farinha de trigo, o fermento em pó e o bicarbonato. Por último, adicione as claras batidas em neve. Coloque em uma fôrma com furo central (28cm de diâmetro), untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve para assar em forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos. Retire do forno, espere amornar e desenforme.
Cobertura:
Misture o LEITE MOÇA com o restante do caldo da rapadura e leve ao fogo baixo por cerca de 8 minutos, mexendo sempre. Retire e cubra o bolo. Decore com as castanhas-de-caju.
DICAS:
- A rapadura é o caldo de cana concentrado pelo calor e tratado de maneira que se solidifica. Quando usada em bolos, deixa a massa mais macia.
- A castanha-de-caju pode ser substituída por amendoim.
- Se quiser, decore o bolo com castanhas-de-caju inteiras.
Congelamento:
Depois de desenformado, embale o bolo inteiro, sem a cobertura, em papel de alumínio e depois coloque dentro de um saco plástico. Feche, etiquete e congele em freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, deixe na geladeira, ainda embalado, por cerca de 6 horas ou 2 horas em temperatura ambiente. Retire da embalagem, coloque a cobertura e sirva.
Micro-ondas:
Não indicamos o preparo desta receita em micro-ondas, pois o seu resultado não é satisfatório.

Gostou da nossa receita? |

por {{item.Author}} |

{{item.Message}}