Lombo Dourado

Lombo assado com molho de laranja, Iogurte e damascos.

RENDIMENTO: 8 porções PREPARO: DIFICULDADE: fácil

INGREDIENTES

Lombo:
1 quilo e meio de lombo em um só pedaço
suco de 1 limão
1 colher e meia (sopa) de MAGGI Gril
100 g de manteiga
Molho de Damasco:
1 xícara (chá) de suco de laranja
2 colheres (sopa) de açúcar
150 g de damasco
1 pote de Iogurte NESTLÉ Natural Integral (200 g)
meia xícara (chá) de leite
damasco inteiro para decorar
folha de hortelã para decorar

MODO DE PREPARO

Lombo:
Fure o lombo com um garfo ou faca, tempere com suco de limão e Gril e deixe tomar gosto por cerca de 1 hora. Coloque-o em uma assadeira, besunte manteiga, cubra com papel de alumínio e leve ao forno médio (180°C) por cerca de 30 minutos. Retire o papel de alumínio e deixe o lombo por mais cerca de 1 hora, regando de vez em quando com o molho que se forma no fundo da assadeira. Enquanto o lombo assa, prepare o molho.
Molho de Damasco:
Em uma panela coloque o suco de laranja, o açúcar, adicione os damascos e cozinhe por cerca de 15 minutos em fogo baixo, panela tampada. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Bata no liquidificador os damascos, com a calda, o Iogurte e o leite até obter um creme liso e homogêneo.
Montagem:
Coloque o lombo em uma travessa grande. Junte um pouco de água na assadeira e leve ao fogo baixo, para as raspas se desprenderem e regue o lombo. Espalhe o molho de damasco ao redor da carne e decore com damascos e as folhas de hortelã.
DICAS:
- Também conhecido como abricot, o damasco é uma fruta pequena e arredondada, com casca e polpa amarelas, ligeiramente rosadas ou alaranjadas. Pertence à família do pêssego, mas é menor, mais ácido e menos doce. No Brasil, é mais encontrada sob a forma de damascos secos, geléias ou compotas.
- Caso queira um molho mais adocicado, use o damasco turco. Ele tem coloração mais clara, textura macia e sabor doce.
- A manteiga pode ser substituída por xarope de milho ou mel.
- O molho pode ser servido frio ou quente.
- Se desejar aquecer o lombo já fatiado, cubra-o com papel de alumínio e deixe-o no forno somente o tempo necessário para aquecê-lo.
Micro-ondas:
Coloque o lombo em um recipiente refratário e leve ao micro-ondas tampado em potência média-alta por cerca de 30 minutos, virando na metade do tempo. Retire a tampa e volte ao micro-ondas por cerca de 5 minutos em potência média alta. Deixe em tempo de espera por aproximadamente 5 minutos. Prepare o molho. Coloque em um recipiente refratário o suco de laranja, o açúcar, os damascos e leve ao micro-ondas por cerca de 4 minutos, na potência alta. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador com o Iogurte e o leite até obter um creme homogêneo.
Congelamento:
Se desejar, congele o lombo já assado e frio. Embale, etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, deixe-o de véspera em geladeira ou deixe 2 horas em temperatura ambiente e leve ao forno para esquentar.

Gostou da nossa receita? |

por {{item.Author}} |

{{item.Message}}