Mousse de frutas silvestres

Cestinhas de massa recheadas com mousse de frutas e calda de frutas vermelhas

RENDIMENTO: 12 porções PREPARO: DIFICULDADE: fácil

INGREDIENTES

Calda:
100 g de polpa de framboesa
100 g de polpa de morango
meia xícara (chá) de adoçante culinário
Massa:
100 g de margarina light sem sal
meia xícara (chá) de açúcar
meia xícara (chá) de farinha de trigo
4 claras
2 colheres (sopa) de glucose de milho
1 colher (sopa) de raspas de limão
Mousse:
1 lata de NESTLÉ Creme de Leite Light
meia colher (sopa) de suco de limão
100 g de polpa de acerola
100 g de polpa de morango
100 g de polpa de framboesa
5 colheres (sopa) de adoçante culinário
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
2 claras

MODO DE PREPARO

Calda:
Coloque os ingredientes em uma panela, mexa e leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 7 minutos. Desligue e deixe esfriar.
Massa:
Bata a margarina com o açúcar até formar um creme fofo. Desligue a batedeira e misture a farinha de trigo, as claras, a glucose de milho e as raspas de limão. Unte uma assadeira retangular grande, anti-aderente e faça, com uma colher, círculos de massa de, aproximadamente, 15cm de diâmetro. Leve para assar por 5 minutos em forno médio-alto(200ºC) ou até que os círculos fiquem com as bordas douradas. Retire do forno, e, ainda quente, coloque os círculos de massa em fundos de forminhas de empada, moldando-os como cestinhas. Espere esfriar e retire dos moldes. Reserve.
Mousse:
Em uma tigela, misture o Creme de Leite NESTLÉ® e o suco de limão. Adicione as polpas de acerola, morango e framboesa. Misture bem. Dissolva a gelatina em meia xícara (chá) de água e leve ao banho-maria até derreter. Em uma panela, misture o adoçante com 1 xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo, por cerca de 10 minutos ou até obter uma calda no ponto de fio. Enquanto isso, na batedeira, bata as claras e adicione a calda aos poucos, batendo sempre, até dobrar de volume. Misture delicadamente ao creme reservado. Leve à geladeira por cerca de 4 horas. Coloque quatro colheres (sopa) da mousse em cada cestinha e regue com a calda. Sirva a seguir.
DICAS:
- Querendo, substitua os sabores das polpas, mantendo a quantidade total de 300g de polpa na mousse.
- Em alguns supermercados é possível encontrar o mix de frutas vermelhas congeladas.
- Os adoçantes granulares são adoçantes direcionados para serem usados no preparo de receitas. Por isso, seu volume equivale ao volume do açúcar. Se desejar, ao invés do adoçante, você pode utilizar açúcar comum.
Congelamento:
Não congele as cestinhas, pois ao descongelar, a textura estará prejudicada. Para a mousse e a calda, coloque-os em recipientes adequados, tampe, retire o ar e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, deixe de véspera a mousse e a calda na geladeira e utilize normalmente.

Gostou da nossa receita? |

por {{item.Author}}