Torta Especial de Figo

Torta de figo com massa folhada e creme de gemas, acompanhada de creme de vinho do Porto

RENDIMENTO: 10 porções PREPARO: DIFICULDADE: fácil

INGREDIENTES

Massa:
1 pacote de massa folhada (400 g )
1 gema
Recheio:
1 e meia xícara (chá) de leite
5 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 gemas
1 colher (chá) de essência de baunilha
meia lata de NESTLÉ Creme de Leite
Cobertura:
2 caixas de figo frescos
1 xícara (chá) de vinho do porto
4 colheres (sopa) de açúcar
meia lata de NESTLÉ Creme de Leite
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de amêndoas em lascas
açúcar de confeiteiro para polvilhar

MODO DE PREPARO

Massa:
Forre um recipiente refratário baixo (25 cm de diâmetro) com papel-alumínio, deixando para fora uma borda de cerca de 4 cm. Unte o papel-alumínio com manteiga e reserve. Com o auxílio de um rolo, abra a massa folhada sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo, em formato redondo, com cerca de 30 cm de diâmetro e espessura fina. Apare as bordas e transfira a massa para o recipiente refratário reservado, cobrindo também a borda de papel-alumínio com a massa. Fure o fundo da massa com um garfo e pincele-a com a gema. Leve para assar em forno médio-alto (200 ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos, até dourar. Retire do forno e reserve.
Recheio:
Misture o leite, o açúcar, o amido de milho, as gemas e a baunilha e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até obter um creme espesso. Retire do fogo, misture o Creme de Leite NESTLÉ® e reserve.
Cobertura:
Lave muito bem os figos e corte os cabinhos. Ferva o vinho e o açúcar e acrescente aos poucos os figos, cortados em quatro, mantendo-os por cerca de 1 minuto sob fervura e virando-os na metade do tempo, sem deixar que amoleçam. Retire os figos com cuidado, colocando-os em uma peneira para que escorra o excesso de líquido. Coe o caldo do cozimento já frio, misture com o Creme de Leite NESTLÉ® restante, coloque em uma molheira e reserve.
Montagem:
Desenforme a massa já fria e retire o papel-alumínio. Pincele o mel na borda e polvilhe as amêndoas. Espalhe o recheio já frio sobre a massa e cubra com os figos. Leve para gelar por no mínimo 3 horas. Antes de servir, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva junto com o molho.
DICA:
Ao comprar figos prefira sempre aqueles que apresentam casca intacta, sem rachaduras ou áreas amassadas. Ao trabalhar com esta fruta deve-se ter bastante cuidado, já que é muito delicada.

Gostou da nossa receita? |

por {{item.Author}}