Curso de Bolos de Receitas Nestlé

Módulo 1 Massas

Neste módulo, o Chef Gentil Mendonça irá ensinar o preparo de oito diferentes tipos de massas, desde as mais clássicas, como o Pão de Ló, até os bolos amanteigados e refinados, como o Bolo Inglês. Aproveite para anotar todas as dicas e ter uma massa incrível para começar a preparar seus bolos. Boas aulas!

Ir para as aulas

Sobre o módulo

Confira as aulas

8 aulas
  1. Pão de Ló

    Pão de Ló

    Uma massa leve, com poucos ingredientes e que serve de base para diversos preparos. Geralmente o Bolo “Pão de Ló” é cortado em discos ou assado em mais de uma forma para ser utilizado, em seguida, com recheios e coberturas. É recomendado que este preparo seja feito muito atentamente, pois, apesar dos poucos passos, a massa deve ser batida corretamente para que se atinja o ponto certo e, consequentemente, que ela cresça ao ser assada.

    Assistir aula
  2. Rocambole

    Rocambole

    A clássica massa de Rocambole é um preparo que começa com a mistura de duas gorduras: a manteiga e a margarina. Apesar de simples, é de suma importância entender o processo de preparo desta massa, uma vez que ela será assada muito rapidamente para a montagem. Outro ponto: a massa é mantida em refrigeração por 2 horas antes de ser assada, tudo para garantir a estrutura correta para se trabalhar com ela e obter um resultado perfeito. Escolha seu recheio favorito para um Rocambole delicioso!

    Assistir aula
  3. Bolo Chiffon

    Bolo Chiffon

    Este é um bolo certamente muito diferente, não apenas por seu preparo, como também pela forma em que é assado. O Chiffon é de um sabor neutro, tem uma altura que varia de 12 a 15 cm e, durante a cocção fica mais douradinho, porém é importante verificar se ele não está cru, para isso pressione o centro do bolo com os dedos e sinta se ele está firme. Além disso, é um bolo sinônimo de paciência, pois, após ser assado, a forma deverá ser virada e ali ele fica até escolher o momento certo de descer e se auto desenformar. Acompanhe, pois é um momento de muita expectativa!

    Assistir aula
  4. Massa Aerada

    Massa Aerada

    Esta massa simples e bastante caseira leva, além dos ingredientes tradicionais, o Requeijão NESTLÉ® que auxilia a unir todos os ingredientes. É uma massa deliciosa e que se adapta bem a diferentes recheios e coberturas, sendo que seu preparo também pode incluir ingredientes opcionais – como o coco – para que ela se torne um bolo fofo, daquele especial para um café da tarde.

    Assistir aula
  5. Massa Especial de Chocolate

    Massa Especial de Chocolate

    Um Bolinho de Chocolate caseiro, do tipo especial: uma massa à base de manteiga, mais firme, porém ainda leve, do tipo que combina perfeitamente com uma calda quente de chocolate ou mesmo uma ganache. Para deixá-la ainda mais especial: troque o Chocolate em Pó NESTLÉ® DOIS FRADES® por Cacau em Pó 70% ou 100%, assim você terá sabores intensos e cores ainda mais apetitosas.

    Assistir aula
  6. Massa de Cenoura

    Masse de Cenoura

    A tradicional, aquela que o brasileiro ama! Porém, com um detalhe: claras em neve! Já pensou em transformar seu Bolo de Cenoura do dia a dia em uma massa ainda mais fofinha, mantendo o mesmo sabor e cor? E que tal melhorá-lo e finalizar com um delicioso brigadeiro? O processo é o mesmo; o resultado, no entanto, é surpreendente!

    Assistir aula
  7. Bolo Frapê

    Bolo Frapê

    Um dos icônicos bolos do grupo de massas batidas de estrutura cremosa, o Bolo Frapê – também conhecido como Bolo Mármore – é lindo e delicioso! Atente-se sempre à temperatura dos ingredientes no caso de massas amanteigadas, pois isso fará toda a diferença nas etapas iniciais do preparo e garantirá que seu Bolo Frapê tenha as cores corretas no interior e causa aquela sensação que impressiona a todos na primeira fatia!

    Assistir aula
  8. Bolo Inglês

    Bolo Inglês

    Um dos bolos “ricos” das massas amanteigadas, o Bolo Inglês leva em sua composição as frutas cristalizadas, uvas passas embebidas no rum e, para decorar, amêndoas em lascas. Isso faz dele um bolo tradicional para o Natal? Sim! E não! É uma receita bastante saborosa, simples e que tende a agradar os paladares que, muitas vezes, acham que este é um bolo mais “antigo” – enganam-se eles! Decore com um fondant branco ou mesmo com o açúcar de confeiteiro e ficará perfeito!

    Assistir aula