Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Croissant: 18 receitas para deixar esse pão do seu jeito

Aproveite as dicas de recheios variados e prepare croissants deliciosos

Croissant é aquela receita que todo mundo ama. A massa folhada usada para preparar o pão tem um equilíbrio perfeito entre o macio e o crocante. A melhor parte é que o croissant pode ter vários recheios, de salgados a doces, e ficar do seu jeito. É fácil demais, e as dicas que vamos trazer são práticas e deliciosas.

Isso porque o croissant é uma receita internacional. Só que, ao contrário do que muitos pensam, não foi na França que ela nasceu. Estudiosos garantem que o pão foi criado em Viena, na Áustria. Os franceses ao conhecerem a receita gostaram tanto e consomem tanto que acabaram criando fama de serem os criadores dela.

Nós brasileiros, que não somos bobos nem nada, também adoramos um bom croissant, especialmente quando ele é preparado em casa e podemos desfrutar o seu sabor ainda quentinho, tirado do forno. Por isso, vamos começar te ensinando a preparar a massa folhada e depois é só aproveitar as dicas de recheios e comer à vontade.


Como fazer massa folhada para croissant

O segredo da receita de croissant é a massa folhada, que dá para fazer em casa. O preparo pede um pouco mais de atenção, mas é bem simples. Confira.

Receita de croissant

Ingredientes

  • 500 g de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (chá) de água fria
  • 500 g de manteiga em temperatura ambiente, dividida em 8 cubos

Modo de preparo

1. Em um recipiente, coloque a farinha e o sal, misture e abra um buraco no centro.
2. Coloque a água fria nesse buraco e vá misturando com a mão em movimentos circulares de dentro para fora. Sove ligeiramente a massa até obter uma massa lisa e compacta.
3. Em uma superfície limpa e enfarinhada, coloque a massa e com o auxílio de um rolo de massa abra-a em formato retangular.
4. Coloque ao centro da massa 2 cubos de manteiga e feche, dobrando as duas pontas da massa sobre a manteiga. Alise com a ajuda do rolo, esmagando a manteiga dentro da massa. Reserve na geladeira por 30 minutos.
5. Retire a massa da geladeira e abra novamente em forma retangular com o rolo. Acrescente mais 2 pedaços de manteiga ao centro, dobre ao meio e volte a alisar com o rolo. Repita este processo mais duas vezes, reservando na geladeira por 30 minutos entre cada etapa.
6. Quando terminar de adicionar toda a manteiga à massa, reserve na geladeira por 1 hora e está pronta para ser usada.
7. Para fazer o croissant, corte a massa em triângulos, pincele com um ovo batido e coloque para assar até ficar dourado.


Receitas para fazer com croissant

Receita de croissant: Sanduíche Cowboy

1. Croissant com Negresco Mega: esse croissant é aquela receita diferente e extremamente saborosa. O recheio desse croissant de chocolate é feito com doce de leite, creme de avelã e biscoito Negresco Mega. A receita rende 6 porções e fica pronta em apenas 6 minutos.
2. Sanduíche Cowboy: com os mini croissants já prontos, é só preparar o recheio feito com presunto, creme de leite e suco de limão e fazer os sanduíches. Tem um sabor inigualável e é perfeito para servir em festinhas ou lanches da tarde.
3. Sanduíche Atum Cream: o recheio delicioso feito com atum, creme de leite, suco de limão, salsinha e cenoura fica super leve e ótimo para saborear com croissant recheado. Para finalizar, polvilhe queijo prato ralado para dar ainda mais sabor ao sanduíche.
4. Sanduíche de Verão: essa receita dá para usar o croissant ou o minicroissant, você pode ficar à vontade para escolher. O recheio é preparado com ricota, iogurte, peito de peru, salsa, cenoura e agrião. Fica super natural e ideal para um lanche saudável.
5. Sanduíche de Kani kama e Iogurte: a mostarda e o molho inglês vão dar um sabor levemente picante a esse sanduíche que pode ser feito com croissant de massa folhada. Para dar leveza à receita, adicione alface.
6. Sanduíche Prático: a pressa não é inimiga da perfeição quando o assunto é preparar um sanduíche prático feito com croissant. O recheio aqui é bem simples. Basta misturar requeijão com atum e passar nos pães.
7. Sanduíche Roast Beef: a dica aqui é aproveitar o recheio desse sanduíche e fazer com mini croissant. A textura da massa de croissant vai deixar tudo ainda mais gostoso. O molho de mostarda dá um sabor marcante e levemente picante.
8. Sanduíche da Tarde: pegue a receita da massa folhada que você já conhece mais acima e prepare os croissants com o recheio desse sanduíche da tarde. Vai ficar uma mistura incrível, cheia de sabor e muito saudável.
9. Sanduíche de Carne Cremoso: a união da crocância do croissant feito com massa folhada e da cremosidade do recheio de carne desse sanduíche vai te surpreender. A aposta aqui é o requeijão para deixar o recheio bem cremoso.
10. Sanduíche Cremoso: é mais uma receita para quem ama cremosidade nos alimentos. A mistura de requeijão, queijo e salsa fica perfeita. E claro que a sugestão é usar essa cremosidade no croissant para ficar ainda mais delicioso.
11. Mini Sanduíche com Creme Colorido (Sanduíche Tri-Poderoso): pegue mini croissants e recheie com creme de espinafre, leite, frango desfiado, muçarela e milho. Fica um croissant de frango espetacular para comer no dia a dia e até fazer um piquenique.
12. Mini Sanduíche Natural de Atum: delicioso, feito com patê de creme de leite e ervas finas, atum e milho. Na hora de servir é só substituir o pão de forma por croissant e saborear um sanduíche bem especial e diferente.
13. Sanduíche de Rosbife e Pasta de Abóbora: para quem procura um lanche saudável, essa receita é ideal. A pasta de abóbora ganha a cremosidade do requeijão light, o tempero do alho-poró e a crocância das castanhas-do-pará. E para servir com croissant fica ainda mais perfeito.
14. Sanduíche Delícia Nutren Senior: cenoura, rúcula, peito de peru e patê de ricota. Juntos, esses ingredientes vão formar um recheio super gostoso que pode ser aproveitado para comer com um croissant. Fica uma combinação perfeita.
15. Sanduíche de Presunto e Gorgonzola: é um sanduíche perfeito que ainda ganha a crocância da maçã. Com o recheio pronto, é só pegar aquela massa de croissant que você tem na geladeira, colocar os pães para assar e aproveitar.
16. Veggie Sanduba: é um sanduíche com patê de creme de leite, com ricota, tomate-seco e agrião. A receita indica pão integral, mas você pode substituir por croissant. O preparo é rapidinho e o lanche fica delicioso.
17. Sanduichinho de Pepino: para quem não quer nada com carne, essa é mais uma ótima opção de sanduíche natural para ser feito com croissant. Para ficar bem gostoso, corte o pepino em fatias bem fininhas. É prático e perfeito para os vegetarianos.
18. Croissants com Chocolate: os croissants com chocolate são perfeitos. O sabor agridoce fica com um equilíbrio ideal. Para essa receita use a massa folhada já pronta, coloque um quadrado de chocolate preto 70% Nestlé Sobremesas em cada mini croissant, leve ao forno pré-aquecido por 8 a 10 minutos, até a massa dourar e está pronto para servir.

Como o croissant é versátil, o limite é a sua criatividade. É só escolher o recheio ou a cobertura e ter a sua própria receita com croissant. E, se quiser opções não só de recheio, mas de acompanhamento também, o site Receitas Nestlé tem mais de 4 mil pratos salgados, doces e bebidas para você aproveitar.


Perguntas frequentes

  • Como preparar croissant?

    O croissant pode ser feito com massa folhada pronta ou você pode preparar a própria massa caseira. Depois da massa pronta, é só cortá-la em forma de triângulo e colocar para assar em forno pré-aquecido.

  • Qual a origem do croissant?

    Muita gente pensa que o croissant foi criado na França, mas estudiosos relatam que o pão é de origem austríaca e só depois os franceses conheceram a receita.

  • O que significa croissant?

    Croissant significa “crescente” em francês, e o pãozinho ganhou esse nome por causa do seu formato, que lembra o de uma lua crescente.

  • 4. Como fazer croissant com chocolate?

    Para preparar croissant com chocolate basta colocar um quadrado de chocolate 70% na massa pronta de cada mini croissant e colocar para assar no forno.

pixel