Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Iogurte: benefícios do Iogurte em uma alimentação balanceada

Descubra os principais benefícios do iogurte no dia a dia e como adicioná-lo à sua alimentação balanceada.

Criar um cardápio equilibrado nem sempre é uma tarefa fácil. Planejar as receitas saudáveis e quais nutrientes incorporar em cada refeição pode demandar algum tempo, mas vale a pena!

É por isso que ingredientes como o iogurte, nutritivo e versátil, podem ajudar muito na hora de montar uma dieta balanceada. Ótimo para preparar smoothies, vitaminas e incrementar saladas, o iogurte funciona muito bem em receitas doces e salgadas.

Para te ajudar a montar o seu cardápio equilibrado, vamos mostrar aqui alguns dos benefícios do iogurte na alimentação diária e como incorporá-lo a ela.


O que é dieta balanceada?

Muito se fala sobre ter uma dieta balanceada, saudável e equilibrada, mas o que é isso? A dieta balanceada leva em conta alguns fatores além do sabor dos alimentos. A principal característica dela dieta é a incorporação dos nutrientes essenciais ao corpo, aqueles que não são produzidos naturalmente.

Uma dieta balanceada, portanto, não tem deficiência de nenhum grupo alimentar e nenhuma categoria de nutrientes. As receitas saudáveis devem fornecer vários nutrientes, como minerais, vitaminas, fluidos, fibras e macronutrientes, como carboidrato, proteína e gordura.

O equilíbrio é outro ponto da dieta balanceada. Sua composição deve fornecer todos os nutrientes essenciais sem ganho de peso, com o máximo de benefícios nutricionais. A alimentação saudável nada mais é que um hábito e uma forma de encarar os alimentos em que tudo tem o seu lugar. Seu objetivo principal é nutrir o corpo sem restrições rígidas.

Para montar a dieta equilibrada, alguns fatores devem ser levados em consideração. A faixa etária, condições gerais, situação geográfica, clima e atividades físicas realizadas pelo indivíduo podem influenciar na quantidade de calorias necessárias no dia a dia. Entretanto, existem alguns alguns alimentos que podem ajudar na busca pelos nutrientes diários mais facilmente. Um deles é o iogurte.


Benefícios do iogurte em uma alimentação balanceada

Ingredientes versáteis são perfeitos para o dia a dia, pois não tem nada melhor do que praticidade em meio a correria. Só que além de versátil, o iogurte traz diversos benefícios à saúde e funciona super bem na alimentação balanceada. Por ser um produto lácteo feito pela fermentação bacteriana do leite, ele produz ácido lático, uma substância que faz com que as proteínas do leite coalhem, dando ao iogurte seu sabor e textura únicos.

Descubra alguns dos benefícios do iogurte para sua saúde:

Melhora a Digestão

Consumir iogurte todos os dias, mantém nossos movimentos intestinais regulares e melhora a flora do nosso corpo. Ele combate as bactérias nocivas no intestino e torna nosso sistema digestivo mais saudável. O iogurte também pode ser eficaz na intolerância à lactose, constipação e doença inflamatória intestinal.

Estimula a imunidade natural

O consumo regular de iogurte melhora nosso sistema imunológico e protege nosso corpo de uma variedade de infecções. É rico em sais minerais diretamente ligados ao sistema imunológico, como magnésio, selênio e zinco.

Mantém os ossos saudáveis

O iogurte é uma rica fonte de cálcio, tornando-o ideal para melhorar a saúde óssea. O consumo regular de iogurte, preserva a massa e resistência óssea, reduzindo assim o risco de fraturas e osteoporose.

Reduz o apetite e o peso

O alto teor de proteínas do iogurte nos faz sentir cheios, reduz nosso apetite e, portanto, diminui nosso consumo de calorias. Isso, por sua vez, promove a perda de peso.

Reduz as Inflamações

O consumo diário de iogurte reduz a inflamação no corpo. Os probióticos demonstraram reduzir a inflamação, que está ligada a várias condições de saúde, desde infecções virais a distúrbios intestinais.


Receitas de lanches saudáveis com iogurte

Aderir a uma rotina saudável não precisa ser um fardo difícil, principalmente com receitas práticas e deliciosas. Se você quer montar um cardápio saudável e não sabe como, confira algumas ideias de receitas saudáveis com iogurte. Sua dieta balanceada fica muito mais gostosa e nutritiva com esse ingrediente coringa.

1. Torta de Massa de Grão-de-Bico com Vegetais: uma ótima alternativa para um cardápio mais saudável são as massas integrais. Essa opção de torta é feita com Iogurte Nestlé Natural Integral, alho-poró, palmito e ervilhas frescas.
2. Falafel Assado com Molho de Iogurte e Hortelã: o falafel é um ótimo petisco, que funciona como lanche ou prato principal. Para acompanhar o falafel de grão-de-bico e semente de gergelim, um molho saboroso de iogurte e hortelã.
3. Smoothie de Morango e Suco Verde Zero Lactose: os smoothies funcionam super bem nos lanches de uma rotina saudável. Por que não unir o tradicional suco verde ao sabor do iogurte? Liberado até para os intolerantes à lactose!
4. Vitamina da Manhã: o café da manhã é a refeição mais importante do dia e precisa de um reforço maior de vitaminas. Essa opção de vitamina traz os benefícios do amaranto, da castanha-do-pará e do capim-limão para o seu dia.
5. Trouxinhas de Couve Recheadas: para uma refeição super completa, essas trouxinhas de couve com molho de beterraba são perfeitas. O recheio é feito de cebola, pimentão, palmito, ervilha, peito de peru, manjericão, ricota e curry.
6. Tortinha Rápida com Recheio Cremoso de Iogurte Grego: dentre as receitas práticas e saudáveis, essas tortinhas contam com recheio de Iogurte Nestlé Grego Tradicional, cenoura, milho, azeitonas pretas.
7. Torta Integral com Strogonoff de Cogumelos: o tradicional strogonoff de cogumelos já é uma opção deliciosa de receita saudável, com essa massa integral fica ainda melhor. Experimente prepará-la para o almoço ou jantar da sua dieta balanceada.
8. Taça Cítrica com Zero-Cal: as sobremesas refrescantes não poderiam estar fora dessa lista. O sabor da laranja e do damasco desse creme se complementam perfeitamente.
9. Poke de Iogurte com Frutas e Cereal: os pokes são opções nutritivas para o café da manhã. Nessa opção, o morango, a uva-verde e a manga são combinados com o Cereal Matinal Nesfit e o Iogurte Nestlé Natural Integral.
10. Muffin de Banana e Iogurte: outra ideia para uma dieta balanceada é incrementar os bolos e muffins comuns com ingredientes nutritivos, como frutas e iogurte. Essa receita fica deliciosa com os pedaços de banana na massa.

Para uma dieta balanceada ainda mais completa, conheça outras receitas deliciosas ideais para qualquer refeição e ocasião no site Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • Quais os benefícios do iogurte?

    O iogurte apresenta diversos benefícios à saúde. Ao ingerir iogurte diariamente, você pode fortalecer seu sistema imunológico, fortalecer seus ossos, melhorar a digestão e saúde intestinal, além de prevenir diversas doenças cardiovasculares, artrite e asma, pois ele serve como um anti-inflamatório natural.

  • É bom tomar iogurte todos os dias?

    Sim. O iogurte é uma ótima opção para uma dieta balanceada diária. Além de garantir os nutrientes essenciais diariamente, o iogurte controla o apetite e previne doenças.

  • Quem tem intolerância à lactose pode tomar iogurte?

    Sim, basta dar preferência às opções zero lactose. A Linha Molico, por exemplo, traz diversas alternativas de iogurte triplo zero, com 0% de gorduras totais, 0% adição de açúcares e sem lactose, além de serem rica em cálcio e fonte de vitaminas A, D, B1, B2 e B6.

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/7-benefits-of-yogurt

https://pharmeasy.in/blog/benefits-of-eating-yogurt-every-day/

https://www.webmd.com/food-recipes/features/benefits-yogurt

https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/food-features/yogurt/

pixel