Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Dia da Saúde e Nutrição: 23 receitas saudáveis para o dia a dia

31 de Março é Dia da Saúde e Nutrição. Você planeja as suas refeições? Hábito ajuda a ter alimentação equilibrada. Confira dicas para o cardápio da semana!

PUBLICADO: 23/03/2021

O Dia da Saúde e Nutrição, 31 de Março, é uma boa oportunidade para você começar a planejar as suas refeições. Isso é importante para facilitar o dia a dia na cozinha e ajudar a criar um hábito alimentar mais equilibrado e de maior bem-estar. Então, vamos ao teste: um hambúrguer pronto ou um arroz e feijão feitos em casa? Ora, na correria, a tendência é optar pela primeira opção. Mas, o ideal é preparar a própria comida! Não tem tempo, né? Tudo bem, Receitas Nestlé te ajuda com informações preciosas (tem até uma super dica de marmitas):


Dia da Saúde e Nutrição: 31 de Março

O Dia da Saúde e Nutrição acontece em 31 de Março. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde para promover ações que visem melhorar os padrões de alimentação e nutrição dos brasileiros. O propósito é informar para dar autonomia às pessoas, ou seja, para que sejam capazes de escolher e de implementar hábitos alimentares mais equilibrados e saudáveis.

O grande desafio é superar a “falta de tempo”, que afasta a maioria da população do prazer de cozinhar, de planejar as compras e pensar no cardápio da semana. Ok, nesse mundo pós-moderno, é tentador uma refeição rápida como os fast foods. Mas é preciso balancear e não exagerar! 

Afinal, é tão bom saber o que você está comendo, não é mesmo? Aquela comida caseira que lembra os deliciosos pratos da vovó… hm, é tudo de bom! 


Dia da Saúde e Nutrição: qual a importância da nutrição

A alimentação inadequada é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas causadas pelo excesso de peso. Daí, já é possível constatar qual a importância da nutrição: combate à obesidade; vida saudável; e maior bem-estar.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019, mais da metade dos brasileiros com 18 anos ou mais estavam com excesso de peso, o que equivale a 60,3% de tal população; e 25,9%, com obesidade (uma em cada quatro pessoas). E a prevalência de sobrepeso aumenta com a idade, ultrapassando os 50% entre 25 e 39 anos.

Não é por acaso que o Dia da Saúde e Nutrição também abrange o debate sobre uma nutrição saudável para prevenir e combater os problemas de obesidade.


Dia da Saúde e Nutrição: 6 dicas para uma alimentação saudável no dia a dia

  • Ajuda prevenir doenças do coração e de circulação sanguínea;
  • Contribui para retardar o envelhecimento, neutralizando os radicais livres;
  • Melhora o humor, já que aumenta o nível de serotonina – o hormônio do bom humor;
  • Combate a anemia, por possuir grande concentração de ferro.

Dia da Saúde e Nutrição: manual “fast food” saudável

Isso mesmo, você pode preparar o seu próprio “fast food” – só que saudável! Aquela comidinha rápida de fazer, gostosa e boa para devorar em qualquer momento. Afinal, o Dia da Saúde e Nutrição é sobre se alimentar bem, e se virar com o tempo que tem. Inclusive, fizemos até uma super dica de marmita.

Confira os nossos vídeos com dicas preciosas:


Dia da Saúde e Nutrição: 23 receitas saudáveis, práticas e saborosas

Já planejou o seu cardápio da semana? Seguindo os preceitos do Dia da Saúde e Nutrição, é mais saudável – e econômico – você preparar o seu alimento em casa e levar para o trabalho. Pensando nisso, selecionamos 23 receitas deliciosas e fáceis para montar o menu da semana, sem desespero!

Aproveite e confira a nossa incrível e prática foodlist de receitas para marmita.

Receitas Dia da Saúde e Nutrição - cardápio da semana:

feijap

carne

legumes

hamburguer

Agora você poderá criar um hábito alimentar mais equilibrado com um cardápio completo para o dia a dia com estas opções leves e deliciosas! E salvar uma dessas receitas para preparar depois, basta adicioná-las na sua Foodlist pessoal! Assim você tem seu próprio livro de receitas com Receitas Nestlé para utilizar a hora que quiser. Bom apetite!


Perguntas frequentes

  • Qual é o Dia da Saúde e da Nutrição?

    O Dia da Saúde e Nutrição é 31 de Março, uma data para fomentar o debate público sobre a importância da nutrição para uma vida saudável e maior bem-estar. Ações informativas são realizadas para conscientizar as pessoas a fazerem o próprio alimento.

  • Qual é a relação que existe entre saúde e nutrição?

    Uma nutrição balanceada é importante para prevenir doenças crônicas relacionadas à obesidade e ao excesso de peso. No Dia da Saúde e Nutrição, se promove ações para incentivar as pessoas a adotarem hábitos alimentares mais saudáveis, com cardápios variados, com legumes, verduras, frutas, carnes, ovo, leite, entre outros.

  • Como ter uma boa alimentação?

    O ideal é você preparar a sua própria comida, com variedades. Um dos grandes problemas é a falta de tempo, por isso é importante se organizar e planejar as compras e o cardápio da semana. Outro hábito importante que o Dia da Saúde e Nutrição relembra é não exagerar no sal, açúcar e óleo, e procurar fazer as refeições em horários semelhantes.


Fontes:

https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/noticias/2017/31-de-marco-dia-da-saude-e-nutricao

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/10/pesquisa-do-ibge-mostra-aumento-da-obesidade-entre-adultos