Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Curiosidades sobre o chocolate com Nestlé Dois Frades

Descubra curiosidades sobre o chocolate com Nestlé Dois Frades, além de receitas incríveis com toda essa linha de chocolates.

O chocolate é um ingrediente saboroso que pode ser utilizado nas mais diversas sobremesas, como trufas, bombons, bolos e muito mais. Neste artigo, confira algumas curiosidades sobre o chocolate que vão fazer você ver esse alimento com outros olhos.


Curiosidades sobre o chocolate

Que chocolate é uma delícia, todo mundo já sabe, mas você sabia que esse alimento popular é muito mais complexo do que parece? Abaixo, descubra algumas curiosidades sobre o chocolate para compartilhar com os amigos ou guardar para você, afinal, nem todos gostam de dividir – fatos sobre – chocolate:

Curiosidades sobre o chocolate: existem diferentes tipos

Os chocolates ao leite e amargo são os mais conhecidos e amados ao redor do mundo, mas também existe o chocolate branco, que é feito de manteiga de cacau, e, por esse motivo, não é considerado um chocolate “verdadeiro” por muitas pessoas.

Além desses 3 tipos de chocolate clássicos, recentemente surgiram 2 novas variações: o chocolate gold ou blonde e o ruby, que possuem sabores, texturas e cores diferentes.

Curiosidades sobre o chocolate: traz benefícios para a saúde

Além de ser delicioso, o chocolate também oferece benefícios para a saúde, desde que esteja, claro, inserido numa dieta equilibrada.

Entre os tipos de chocolate que existem, o amargo é o mais saudável, uma vez que é rico em antioxidantes, melhora o fluxo sanguíneo, diminui a pressão arterial, controla o nível de colesterol no sangue, previne doenças cardiovasculares, protege a pele e possui quantidades significativas de diversos minerais, como ferro, magnésio, cobre e manganês.

Curiosidades sobre o chocolate: movimenta bilhões de reais anualmente

Estima-se que o chocolate e seus derivados movimentem mais de $75 bilhões ao redor do mundo todos os anos. Somente no Brasil, o faturamento anual desse setor ultrapassa os R$10 bilhões.

Curiosidades sobre o chocolate: tem um dia em sua homenagem

O Dia Mundial do Chocolate é comemorado em 7 de julho, data em que, supostamente, o chocolate teria sido trazido à Europa pela primeira vez, em 1550. Contudo, alguns historiadores apontam que essa delícia pode ter chegado ao continente no começo do século XVI, trazida por Cristóvão Colombo.

Curiosidades sobre o chocolate: é a comida dos deuses

Carlos Lineu, o pai da taxonomia moderna ou classificação biológica, era um grande fã de chocolate, tanto que nomeou a árvore do cacau de Theobroma cacao, que significa “comida dos deuses”.

Curiosidades sobre o chocolate: derrete na boca

Um dos maiores atrativos do chocolate é sua textura macia e cremosa, que derrete na boca. Mas você já parou para pensar por que isso ocorre? O chocolate tem um ponto de fusão baixo, em torno de 32°C, que é inferior à temperatura corporal média, fazendo com que ele derreta ao entrar em contato com a língua.

Curiosidades sobre o chocolate: já foi moeda corrente

Durante o auge das civilizações Asteca e Maia, os grãos de cacau eram usados como moeda corrente. Sua importância era tanta que algumas pessoas chegavam até a falsificar grãos de cacau com argila.

Curiosidades sobre o chocolate: é mais consumido na Europa

A população europeia consome sozinha mais de metade da produção global de chocolate. Entre os países que mais consomem, estão Suíça, Alemanha, Áustria e Irlanda.


Receitas com Chocolate Nestlé Dois Frades

Para aproveitar todo o sabor do chocolate, você pode fazer receitas com a linha de produtos Nestlé Dois Frades, que possui versões em pó, em gotas, em barra e muito mais:

Bolo de Cenoura com Gotas de Chocolate ao Leite Dois Frades

1. Bolo Dois Frades de Caneca: simples e prático, esse bolinho pode ser preparado em 10 minutos com apenas 7 ingredientes.
2. Bolo de Cenoura com Gotas de Chocolate ao Leite Dois Frades: esse bolo clássico é uma ótima opção para experimentar toda a intensidade do sabor do chocolate.
3. Naked Cake de Brownie Nestlé Dois Frades: aqui, o chocolate Nestlé Dois Frades está presente em forma de pó, cobertura e mistura para brownie.
4. Muffin com Gotas de Chocolate ao Leite Dois Frades: as gotas de chocolate fazem toda a diferença nesse muffin de baunilha simples, que é perfeito para um lanche da tarde caprichado.
5. Cassata de Chocolate Dois Frades: essa sobremesa completa e impressionante deve ser preparada com certa antecedência, uma vez que precisa ficar cerca de 6 horas na geladeira. Pode acreditar na gente: vale a pena esperar.
6. Dois Frades Quente Cremoso: com apenas 4 ingredientes, você pode fazer esse chocolate quente inconfundível, que vai muito bem em uma noite de inverno.
7. Brownie Dois Frades Amêndoas: as Gotas de Chocolate Branco Nestlé Dois Frades deixam esse brownie mais saboroso.
8. Brownie Dois Frades Nozes: se você não tem muita habilidade na cozinha, mas quer preparar um doce para toda a família, faça esse brownie simples de 5 ingredientes.
9. Brigadeiro Gourmet Nestlé Dois Frades: esse docinho brasileiro clássico fica ainda mais gostoso com Cacau em Pó 100% Nestlé Dois Frades.
10. Panqueca de Banana com Gotas de Chocolate Meio Amargo Dois Frades: essa panqueca deliciosa, com chocolate e banana, é ideal para um café da manhã romântico
11. Brownie com Gotas de Chocolate Branco Dois Frades: por mais que o chocolate branco não seja considerado um chocolate “verdadeiro” por muitas pessoas, ele deixa essa receita irresistível.
12. Torta Mousse de Chocolate com Gotas de Chocolate Meio Amargo Dois Frades: essa torta completa chama a atenção de pessoas de todas as idades, sendo perfeita para uma comemoração em família.

Como o chocolate é um alimento complexo e saboroso, existem milhares de receitas que podem ser preparadas com ele. Abaixo, veja algumas opções de sobremesas com chocolate:

No site Receitas Nestlé, você encontra mais artigos completos sobre o mundo gastronômico.


Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios do chocolate amargo?

    Esse tipo de chocolate é rico em nutrientes e antioxidantes, melhora o fluxo sanguíneo, controla o nível de colesterol no sangue, previne doenças cardíacas, protege a pele e muito mais. Então, para matar a vontade de um doce no meio da tarde sem sair da dieta, prefira um chocolate amargo.

  • Por que dizem que o chocolate branco não é chocolate?

    Porque ele não contém cacau em pó nem licor de cacau, sendo uma mistura de manteiga de cacau, açúcar, leite e outros ingredientes.

  • Quantos tipos de chocolate existem?

    Principalmente, três: chocolate amargo, ao leite e branco. Recentemente, foram criadas outras duas variações: o chocolate gold ou blonde e o ruby. Cada um tem suas particularidades, tanto em relação a sabor quanto a nutrientes.

  • Por que o chocolate derrete na boca?

    Isso ocorre porque o chocolate possui um ponto de fusão baixo, entre 30°C e 32°C, inferior à temperatura média corporal.

  • Quando é o Dia Mundial do Chocolate?

    Essa data deliciosa é comemorada em 7 de julho, uma vez que o chocolate teria chegado à Europa, supostamente, nessa data, em 1550.

  • Fontes

    https://www.healthline.com/nutrition/7-health-benefits-dark-chocolate

    https://www.eatthis.com/chocolate-facts/

    https://www.mentalfloss.com/article/57507/20-things-you-never-knew-about-chocolate

    https://viagemegastronomia.cnnbrasil.com.br/noticias/dia-mundial-do-chocolate-curiosidades-beneficios-e-destinos-incriveis-aos-amantes-do-doce/?amp

pixel