Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Tábua de frios: 5 passos para fazer a sua em casa!

Aprenda conosco como fazer uma bela tábua de frios e entenda desde os ingredientes básicos que podem incluí-la até alguns truques para a melhor harmonização dos sabores à mesa.

Tábua de frios: Queijo , salames, frutas, cremes e muito mais

Tábua de frios: ideal para todas as ocasiões!

  • Tábua tradicional: Aqui vale de tudo um pouco! Queijos, frutas, conservas, patês, pães, torradinhas, frios e molhos (que podem ser desde o adocicado até o picante); a tábua tradicional é a mais democrática e você pode incluir aqui e ali um pouco de tudo que você ou seus convidados gostariam de saborear.
    Tábua de frios: Queijo , salames, frutas, cremes e muito mais
  • Tábua de queijo e frutas: uma tábua mais limitada, mas que proporciona uma experiência única pelo contraste de sabores e texturas.
    Tábua de frios: Tábua de queijo e frutas
  • Tábua vegetariana: se seus convidados não são fãs de incluir carnes ou laticínios, a tábua vegetariana é a ideal. Mas, não pense nisso como um fator limitante, pelo contrário, é uma oportunidade de ser criativo(a)! Em uma tábua vegetariana você pode incluir: frutas, antepastos, conservas, castanhas além de alguns ingredientes cremosos como o azeite de oliva, homus e geleias. Ah! E você pode surpreender a todos preparando seu próprio Patê de Feijão Branco com Alecrim para combinar com pães e torradinhas.
    Tábua de frios: Tábua vegetariana
  • Tábua de pães e carnes: este é um clássico da charcutaria, a tábua de pães e carnes é majoritariamente salgada, incluindo elementos como queijos, salames, carnes curadas, calabresas, bacon, entre outros; porém, você pode quebrar essa predominância do sal com castanhas, oleaginosas ou se preferir pode incluir mel entre os molhos.
    Tábua de frios: Tábua de pães e carnes

5 passos para uma tábua de frios perfeita!

1º Passo: Preparando a mesa!

Tábua de frios: Queijos e frutas

2º Passo: Escolhendo os melhores ingredientes


Queijos

  • Entre as principais variações 100% nacionais temos os queijos: Serrano, Canastra, Colonial, Araxá, Serro, Coalho e Marajá.
  • Já no grupo de queijos internacionais vemos alguns nomes mais conhecidos como: Parmesão, Roquefort, Brie, Gouda e o queijo Mussarela.
Tábua de frios: Queijos

Frios


Complementos

Tábua de frios: Queijo , salames, frutas, cremes e muito mais
  • Frutas: aqui elas podem ser encontradas tanto secas como in natura, alguns exemplos são: ameixas, pêssegos, tâmaras, figos, uvas, damascos, morangos.
  • Oleaginosas: as opções incluem amendoins, amêndoas, macadâmias, nozes, castanhas de caju e do Pará, avelãs e entre outros.
  • Antepastos e conservas: você pode incluir antepastos de berinjela, shitake, abobrinha e conservas clássicas como azeitonas, palmito e picles.
  • Geleias: uma boa geleia é aquela feita artesanalmente, mas aqui o ideal é você fugir do básico morango e goiaba, faça experiências com uma geleia de pimenta com abacaxi, cebola com cabernet sauvignon e deixe sua imaginação guiar os sabores que quer criar!
  • Patês: nesse tópico podemos ajudá-lo com sugestões deliciosas como nosso Patê de Ricota e Nozes , Patê de Queijo , Patê de Tomate Seco , ou se preferir uma opção mais prática, você pode aproveitar as combinações incríveis com os patês de Creme de Leite Nestlé, como nossa receita de Bolinho de Tapioca com Patê de Ervas Finas !
  • Pães e torradas: é imprescindível deixar à mesa alguma opção de base para os outros ingredientes da tábua de frios, não economize na hora de escolher entre as opções disponíveis, que podem ir desde torradinhas e bolachinhas de água e sal até pão italiano, centeio, baguetes e focaccias.

3º Passo: Disposição dos ingredientes


4º Passo: Acompanhamentos

Tábua de frios: salada

5º Passo: Harmonizando sua mesa


Perguntas frequentes

  • Como cortar queijo para tábua de frios?

    Há duas maneiras: você pode deixar as fatias pré-cortadas para evitar que algum convidado consuma mais que outro, ou servir o queijo inteiro junto de uma faca comum.

  • O que colocar em uma tábua de frios simples?

    Os itens básicos são, frios como: presuntos, lombos e linguiças; queijos, massas e algum item que forneça cremosidade como azeites, patês e molhos.

  • O que servir junto com uma tábua de frios?

    Se você busca fornecer uma experiência mais completa para seus convidados, alguns itens que você pode incluir em sua tábua de frios são: frutas, conservas, antepastos, geleias, molhos, mel, cereais e oleaginosas, e se servir bebidas, escolha um vinho que harmonize com sua mesa.

  • O que não pode faltar em uma tábua de frios?

    No geral, não há regras na hora de servir sua tábua de frios, há desde opções tradicionais até veganas e vegetarianas, no entanto, uma dica é sempre acompanhar sua tábua de elementos de base e cremosos, por exemplo: torradinhas com geleia de cebola caramelizada e queijo.

  • Quanto tempo dura uma tábua de frios?

    Para mensurar o tempo que sua tábua irá durar é necessário estabelecer uma quantidade de convidados e que pratos terá o cardápio do dia, leve em consideração que cada convidado irá consumir em torno de 300g a 500g de todos os ingredientes, portanto quanto mais opções durante o evento e realize suas compras com base no número de convidados.


Fontes:

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?