Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Pudim de Pão

Pudim de Leite MOÇA e pão francês amanhecido

  • Total: 460min
    Preparação: 5min
    Cozimento: 95min
    Espera: 360min
  • 16 pessoas já marcaram como feita
  • Dificuldade: Médio
  • Porções: 16

Ingredientes

Calda

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • meia xícara (chá) de água

Pudim

  • 4 ovos
  • 1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395 g
  • 2 medidas (da lata) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
  • meia xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 pitada de cravo em pó
  • 1 pitada de canela em pó
  • 3 pães franceses amanhecidos picados

Modo de preparo

Calda

Em uma panela de fundo largo, coloque o açúcar.

Leve-a ao fogo baixo deixando o açúcar derreter suavemente. Quando ele estiver bem dourado, junte a água fervente e mexa com uma colher de cabo longo.

Deixe a mistura ferver até se dissolverem os torrões de açúcar.

Forre com esta calda uma forma grande com furo central (23 cm de diâmetro) e reserve.

Pudim

Em um liquidificador, bata os ingredientes e despeje sobre a calda. Cubra com papel-alumínio e leve a forma ao forno médio (180º C), preaquecido, em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Espere o pudim esfriar e leve à geladeira por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva gelado.

Utensílios

  • Utensilio Forma de furo no meio
  • Utensilio Forno
  • Utensilio Liquidificador
  • Utensilio Geladeira
  • Utensilio Panela

Dicas

- Se preferir usar pão de forma, 6 fatias correspondem a 3 pães franceses.
- Se desejar, depois de bater o pudim, misture meia xícara (chá) de uvas-passas sem sementes e continue seguindo a orientação da receita.
Marcar como já feita

Maravilha!
Continue cozinhando com Receitas Nestlé! Esta receita foi adicionada à sua lista de receitas cozinhadas.

Veja os comentários

Percilia

11.04.2022
muito bom!! maravilha

Chefe Receitas Nestlé

28.04.2022
Que bom que gostou! Nosso site está recheado com receitas maravilhosas como essa, aproveite! 😉

Guionilda

22.12.2021
Muito bom !

Chefe Receitas Nestlé

23.12.2021
Que bom que gostou! Nosso site está recheado com receitas maravilhosas como essa, aproveite! Ho ho ho!🎅🌲🌟

ANGELA

18.06.2021
Fiz !!! E amei!!!

Maria

15.04.2021
Ficou uma delícia

Ana Maria Rodrigues

11.03.2020
Sim muito

VALDETE

29.02.2020
Fiz e amei

Vilminha Marques

16.01.2020
Excelente!

Claudia f. da Cruz

15.11.2019
Muito bom

Pudim de Pão combina com...

Um café bem quente! Uma ótima pedida para um lanche de fim da tarde ou até mesmo como sobremesa de um bom almoço de domingo, o pudim de pão é muito fácil de fazer. Um bom jeito de transformar aquele pão que já não está tão crocante em algo delicioso, esse é um prato que vai agradar a toda a família.


Tudo sobre a receita de Pudim de Pão

Origem, história e curiosidades

Antes de conhecermos a história do pudim de pão em si, é preciso entender a origem muito particular do pudim. Dá para acreditar que a linguiça tem relação direta com essa sobremesa tão deliciosa? Como algo salgado e feito de carne pode estar relacionado ao famoso doce? Vamos então à origem do termo.

Em alguns países, especialmente nos de línguas saxônicas (como inglês e alemão), “pudding” é sinônimo de embutido de carnes. Já a palavra que deu origem à portuguesa “pudim” vem do francês “boudin”, que é uma variação de “bottelus”, termo em latim usado para se referir à salsicha ou linguiça. Existe, inclusive, uma linguiça feita à base de sangue chamada de “black pudding”, em inglês, ou “boudin noir”, em francês.

Mas como esse termo começou a ser usado para se referir ao doce açucarado presente nos almoços e jantares de milhões de brasileiros? A resposta está na técnica, mais especificamente, no banho-maria. Vários pratos da Grã-Bretanha eram preparados assim, enrolados em uma capa feita de tripas de animais ou tecidos. Não demorou para que qualquer prato feito em banho-maria começasse a ser chamado de “pudding” ou “pudim”.

As navegações fizeram com que esse prato ficasse famoso em outros países, como Portugal. No entanto, por lá o nome acabou sendo usado exclusivamente para doces, especialmente na receita que envolvia leite e ovos, criada nos conventos. Aqui no Brasil, a receita se popularizou no início do século XX, com o sucesso do leite condensado em lata.

O termo, inclusive, demorou para pegar por aqui. O primeiro registro data do século XIX, em manuscritos do padre Joaquim Cardoso e Brito: em “Doces e Manjares do Século 19”, há a receita de um delicioso “podim” de leite, que depois viraria o pudim que todos conhecemos.

Pudim de pão
A sobremesa acabou se tornando bem popular na França e na Inglaterra entre os séculos XVIII e XIX. A receita brasileira é mais parecida com a inglesa, mas, diferente do “bread pudding” deles, em que o pão amanhecido é assado quase seco, por aqui o pão é banhado em leite e outros líquidos, para formar uma pasta mais homogênea.

É um prato tipicamente familiar, sem muito espaço nos restaurantes, uma vez que é uma forma de aproveitar as sobras do pão amanhecido não muito desejado. Nossas mães e avós que são espertas em transformar esses restos esquecidos em um prato saboroso!


Variações da receita

Aqui em Receitas Nestlé você encontra receitas deliciosas de pudim de pão, além de pudim tradicional e suas variações:

Dicas:

  • Procure umedecer o pão para tornar a massa homogênea, mas não exagere no leite, já que a ideia é criar um creme e não um líquido;
  • Acrescente baunilha ao leite se quiser adicionar um novo sabor à receita;
  • Você pode usar pão de forma em vez de pão francês: 6 fatias equivalem a 3 pães franceses.

Dúvidas comuns sobre Pudim de Pão

  • Qual é a origem do nome “pudim”?

    O nome até hoje é usado em algumas culturas para salsichas e linguiças, mas em Portugal ele começou a ser utilizado para definir a receita do doce, por conta do seu preparo em banho-maria.

  • E como surgiu o pudim de pão?

    Curiosamente, o pudim de pão brasileiro se assemelha ao “bread pudding” inglês, mas a receita só chegou ao Brasil após sua popularização em Portugal.

pixel