Dobradinha com Feijão Branco

Dobradinha com Feijão Branco

Receita de Dobradinha (bucho) de Feijão Branco com bacon, linguiça, costelinha suína, tomate, cenoura e MAGGI Caldo de Legumes

RENDIMENTO: 8 porções PREPARO: DIFICULDADE: médio

INGREDIENTES

suco de 1 limão
1 quilo de dobradinha (bucho) em tiras
meia colher (sopa) de óleo
50 g de bacon magro
2 dentes de alho amassados
2 cebolas médias picadas
1 folha de louro
2 tabletes de MAGGI Caldo Picanha
1 xícara (chá) de feijão-branco cru
2 linguiças defumadas
meio quilo de costelinha suína defumada
1 tomate grande, sem pele e sementes, picado
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 cenoura grande em rodelas médias
2 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada
1 pimenta dedo-de-moça , sem sementes, picada

MODO DE PREPARO

Em uma panela grande coloque água para ferver. Junte o suco de limão e a dobradinha e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Retire, escorra e despreze a água do cozimento. Em uma panela de pressão aqueça o óleo, doure o bacon e refogue o alho e a cebola. Junte a dobradinha aferventada, a folha de louro, os tabletes de MAGGI Caldo, o feijão-branco e cubra com água fervente (cerca de 2 litros). Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos (após pegar pressão). Enquanto isso, em uma panela à parte, ferva a linguiça e a costelinha. Retire, corte a linguiça em rodelas e reserve junto com as costelinhas. Retire a panela de pressão do fogo, espere esfriar e sair a pressão. Abra a panela e adicione o tomate, a polpa, a cenoura, a linguiça e as costelinhas reservadas. Tampe a panela e cozinhe por mais 10 minutos, após pegar pressão. Espere esfriar, abra a panela e volte ao fogo, deixando apurar por 5 minutos. Polvilhe cebolinha verde e a pimenta. Sirva acompanhado de farinha de mandioca e arroz branco.

Dúvidas comuns sobre Dobradinha com Feijão Branco

  • Qual a diferença entre Dobradinha, Buchada e Mocotó?

    Dobradinha é feita do bucho (estômago) do boi;

    Buchada é de Bode e o preparo é muito diferente da dobradinha, pois ela é feita recheada com os miúdos do bode, um prato típico do Nordeste;

    Mocotó é um prato tradicionalmente feito com patas cozidas (sem o casco) ou também com as extremidades dos bovinos. O mais conhecido é o Caldo de Mocotó.

  • O que fazer para amolecer o Bucho?

    Depois de deixar o bucho limpo, corte-o em pedaços iguais pra facilitar o cozimento. É possível cozinhá-lo na panela de pressão por cerca de 20 minutos ou em uma panela comum por cerca de 1 hora. Cozinhar demais faz com ele que ele fique borrachudo, então teste a textura após o tempo de cozimento.

  • Como limpar bucho para Dobradinha?

    Depois de lavar muito bem sua dobradinha, se ainda houver resquícios de sujeira, você pode usar uma escova de cerdas grossas exclusiva para alimentos para ajudar.

    Outra dica é apertar a dobradinha para retirar o excesso de água que pode ter sujeira de dentro dela. Por fim, se perceber que há pedaços sujos, corte-os fora e verifique também as bordas e a gordura que fica na parte de baixo da dobradinha, pois aquilo é um tipo de sebo, gordura que faz o cheiro ficar mais forte. Depois disso, a dobradinha está limpa e pronta para ser preparada. 

  • Como tirar o cheiro forte da Dobradinha?

    Para tirar o cheiro forte da Dobradinha, siga estes passos:

    1. Primeiro, escolha uma boa dobradinha, sem muita gordura e mais clara.
    2. Na noite anterior ao preparo, deixe a dobradinha de molho em água filtrada e troque essa água de 2 a 3 vezes.
    3. Quando for preparar, leve a dobradinha para ferver e troque a água da fervura de 3 a 4 vezes.
    4. Na última vez em que trocar essa água, adicione 2 xícaras (chá) de fubá, pois isso ajudará a tirar o cheiro forte da dobradinha.
    5. Depois disso você deverá limpar sua dobradinha.


Gostou da nossa receita? |