Guacamole com Fibras
Receitas Nestlé
Receita de Guacamole com Maggi Meu Segredo saboroso feito com abacate, tomate, cebola roxa e coentro com MAGGI MEU SEGREDO 7 Vegetais
O que se come com guacamole?
O Guacamole é um prato de origem mexicana que tradicionalmente é servido como um acompanhamento para diversos pratos, entre eles as tortillas de milho, quesadilhas, nachos e burritos.
Com sua popularização na gastronomia mundial, ele passou a ser servido junto de diversos outros pratos, seja com saladas, torradas e toasts, legumes, queijos e iogurtes, além de acompanhar proteínas animais como frangos, peixes e cortes bovinos.
Experimente seu guacamole junto de alguma sopa leve e fresca para adicionar um toque de sabor ao paladar. Outra opção é servi-lo como condimento para um hamburguer, sanduíche ou wrap.
O guacamole pode ser um ótimo acompanhamento em um churrasco ou para um mergulho numa tábua de legumes, vegetais e aperitivos. Que tal experimentar esse molho mexicano com camarões grelhados ou como recheio de uma omelete?
Quanto tempo o guacamole pode ficar na geladeira?
Recomenda-se consumir o guacamole fresco, pois o abacate é uma fruta de rápida oxidação. Porém, se precisar armazená-lo, coloque em um recipiente adequado, mantendo o caroço do abacate dentro da mistura, e cubra com o filme plástico encostando na superfície do molho. Um toque extra de limão ajudará a retardar a oxidação. Conserve na geladeira por até 1 dia.
Pode congelar o guacamole?
Não é recomendável congelar o guacamole, pois o abacate é uma fruta sensível, de rápida oxidação. Seu descongelamento resultaria em uma textura aquosa e de cor escura, afetando a aparência e o gosto da receita.
Tacos, burritos, nachos e muitas outras receitas mexicanas, claro! Mas ele também acompanha muito bem uma salada como molho. Por falar em molho, ele também não decepciona com batatas fritas e outros petiscos.
O guacamole é um molho feito basicamente com abacate (ingrediente principal), verduras e limão. Por se tratar de uma receita mexicana, a pimenta é sempre bem-vinda. Mas você sabe o porquê deste nome e a origem dessa delícia? A gente explica agora mesmo.
A origem da palavra guacamole vem da língua nahuatl, falada pelos astecas: ahuacamolli, que quer dizer “molho de abacate”. Com isso, já sabemos que os astecas provavelmente também foram os primeiros a fazer guacamole. Como o abacate é rico em gordura e nutrientes, além de ser abundante na região, o prato logo se popularizou entre os povos do atual México, América Central e América do Sul. Com os espanhóis, o abacate chegou ao resto do mundo. O guacamole, porém, só começou a se tornar mais popular fora da América Latina no final do século XX.
Além de delicioso, o guacamole também é saudável. O molho é rico em fibras, ferro, fósforo, gorduras naturais, entre outros. Por isso, é uma boa pedida para quem deseja emagrecer e reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol.
Ao todo, são mais de quatrocentas espécies de abacate existentes ao redor do mundo. A mais popular é a Hass, cultivada na Califórnia e no México, principalmente.
O guacamole é um molho que pode acompanhar quase tudo. E que também pode ser incrementado de mil e uma maneiras. Vamos conferir algumas receitas:
Já sabemos que o abacate é o principal ingrediente do guacamole. Mas qual é o ponto perfeito? Nem oito, nem oitenta. Para o guacamole perfeito, o abacate não deve estar nem tão maduro, para não perder sabor, nem tão verde, para não ser amargo. Mas como escolher o abacate ideal?
Atenção à casca
O abacate ideal é aquele com uma casca verde-escura. Alguns tipos de abacate, quando estão maduros, ficam ainda mais escuros, quase pretos.
Sinta a fruta
Como você quer escolher uma fruta sem apalpar? É fundamental. Ao pegar a fruta, aperte levemente. O ponto ideal é levemente macio. Se a fruta estiver muito dura, é porque ainda está verde. Muito macia, já passou do ponto.
Planejamento
Essas dicas são para escolher o abacate para fazer o guacamole imediatamente. Caso não você vá fazer no mesmo dia, o ideal é comprar a fruta um pouco verde ainda, já que ela vai amadurecer na sua casa.
Apesar de muita gente dizer “a” guacamole, o correto é “o” guacamole, porque guacamole é um substantivo masculino.
Sim. O abacate é o ingrediente principal do guacamole.
Nem muito maduro, nem tão verde. A fruta precisa estar levemente madura para um melhor sabor.
Não. Apesar de a receita original levar pimenta, você pode prepará-la sem o uso de pimentas.
Sim, bastante. Graças ao abacate, o prato pode ajudar a reduzir a pressão arterial e o nível de colesterol, por exemplo.
Parece bom! Vou me ariscar a fazer hahahah
Olá Cris, tudo bem? Opa 👏, que bacana saber disso, não deixe de compartilhar o seu resultado conosco, viu? Tenho certeza que ficará maravilhoso! Estamos juntos! 😘
Ficou maravilhoso! Fiz para receber os amigos em casa e todos amaram. Prático, rápido e delicioso!
O Chef concorda com você, realmente ficou maravilhoso o resultado e adorei saber que testou e aprovou, Keilla! 🥰
Fiz. Rápida e deliciosa. Só não tinha em casa as tortilhas ou machos e comemos com torradinhas. Perfeita
Muito simples, não é Rachel? Não deixe de aproveitar mais receitas deliciosas como essa, viu? Temos centenas de opções que você vai adorar! 😍
Fiz o tem. Amamos. Muito bom!
Fiz o guacamole é ficou uma delícia. Gostei muito!! Parabéns
Muito simples, não é ? Não deixe de aproveitar mais receitas deliciosas como essa, viu? Temos centenas de opções que você vai adorar! ?