Monte Nevado

Monte Nevado

Bolo com recheio de abacaxi e coberto com marshmallow e coco fresco ralado

RENDIMENTO: 12 porções PREPARO: DIFICULDADE: fácil

INGREDIENTES

Massa:
5 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
2 e meia xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Recheio:
1 abacaxi picado
4 colheres (sopa) de açúcar
2 Leite MOÇA® (lata ou caixinha)
2 colheres (sopa) de manteiga
Cobertura:
3 claras
1 xícara (chá) de açúcar
Montagem:
6 rodelas finas de abacaxi
2 xícaras (chá) de coco fresco ralado

MODO DE PREPARO

Massa:
Em uma batedeira, bata bem os ovos e o açúcar. Acrescente o Leite NINHO e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e junte a farinha de trigo e o fermento em pó. Em uma forma com a borda alta (21 cm de diâmetro x 11,5 cm de altura), untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, despeje a massa e leve para assar em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Espere esfriar, desenforme, faça 2 cortes na horizontal e reserve.
Recheio:
Em uma panela, cozinhe o abacaxi com o açúcar e meia xícara (chá) de água. Reserve. Em outra panela, leve ao fogo baixo o Leite MOÇA e a manteiga, mexendo sempre, até começar a soltar do fundo da panela. Escorra o abacaxi reservado e junte à mistura de Leite MOÇA. Reserve.
Cobertura:
Em uma panela, misture bem as claras com o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar. Transfira para uma batedeira e bata até dobrar de volume, formando um merengue firme. Reserve.
Montagem:
Forre o prato do micro-ondas com folhas de papel toalha e distribua as rodelas de abacaxi de modo que não fiquem sobrepostas. Cubra com mais uma camada de papel toalha. Em potência alta, aqueça de minuto em minuto, por cerca de 6 minutos, virando na metade do tempo. Se necessário, troque os papeis toalha, caso fiquem muito úmidos. Retire as rodelas de abacaxi do micro-ondas, com cuidado, e leve ao forno médio (180°C), por cerca de 10 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno, e apoie as rodelas de modo que fiquem no formato de cestinhas. Deixe esfriar e reserve. Em um prato, coloque a base do bolo e recheie com metade do Recheio reservado. Coloque a massa do meio e cubra com o restante do Recheio. Coloque o topo do bolo, espalhe a Cobertura e cubra com o abacaxi reservado com o coco ralado. Leve para gelar por cerca de 3 horas. Sirva.
DICA:
- Se desejar, reserve a calda do cozimento do abacaxi, dissolva em meia xícara (chá) de água e umedeça as camadas de bolo durante a montagem.
- Se desejar, decore o bolo com pedaços de abacaxi.

Gostou da nossa receita? |