Dicas para uma pavlova perfeita
Coloque as frutas no momento de servir, para que elas não soltem água sobre o creme;
Caso seu forno seja mais potente, asse o merengue com a porta ligeiramente aberta;
Depois de assar o merengue, deixe descansar dentro do forno até que esfrie, ou ele pode acabar murchando.
Pavlova combina com o quê?
Por ser uma sobremesa leve e fresca, a pavlova costuma combinar mais com dias quentes, e harmonizar bem com sabores similares.
Por isso, experimente servi-la com bebidas leves e frescas, desde águas saborizadas e chás gelados, até espumantes brut ou vinhos brancos.
Outra ideia é optar por um café expresso, já que o sabor intenso do café e a temperatura criarão um contraste com o sabor doce.
Variações deliciosas da receita de pavlova
Mesmo sendo uma sobremesa tradicional, a pavlova permite que você use a criatividade e crie novas versões. Aqui vão algumas sugestões!
Pavlova com iogurte e frutas vermelhas
Para quem prefere uma variação com mais acidez, é possível substituir o creme por Iogurte NESTLÉ® GREGO® Tradicional, e decorar a pavlova com frutas vermelhas.
Pavlova de chocolate e framboesas
Nessa versão com chocolate e framboesas, perfeita para os amantes de chocolate, o merengue leva Cacau em Pó 100% NESTLÉ® CHOCOLATERIA®, enquanto o recheio tem um toque de Cobertura de Chocolate Meio Amargo NESTLÉ® CHOCOLATERIA®. As framboesas trazem charme e sabor à receita!
Pavlova tropical
Inspirada na clássica sobremesa australiana, a pavlova tropical ganha um toque brasileiro com merengue de coco, recheio cremoso com vinho branco e frutas amarelas como manga, maracujá e carambola.
Leve, colorida e sofisticada, essa versão é ideal para surpreender em ocasiões especiais.
Pavlova de limão com abacaxi
Refrescante e aromática, essa versão da pavlova combina o sabor cítrico do limão com o doce do abacaxi.
O contraste entre o merengue leve, o creme de limão e a compota de abacaxi cria uma pavlova equilibrada, vibrante e perfeita para dias quentes.
Ocasiões especiais para servir pavlova
A pavlova é uma sobremesa típica da Austrália e da Nova Zelândia, e lá costuma ser servida em ocasiões e datas especiais.
Em aniversários, uma ideia é fazer mais de um merengue e montar um em cima do outro, como um bolo de aniversário. Essa é uma opção diferente e surpreendente!
Já no Natal, use frutas com cores natalinas, como kiwi, uvas-verde, figo, morango e framboesa. Para dar um toque especial, decore com folhas de hortelã e ramos de alecrim.
Outra sugestão é preparar uma pavlova em um almoço ou jantar em família! E por que não em datas especiais como aniversário de namoro, Dia dos Namorados ou chá da tarde com amigos? Deixe a imaginação fluir!
Pode deixar pavlova na geladeira?
Não. A pavlova pode absorver umidade e perder a crocância, por isso o merengue não deve ser armazenado na geladeira.
O ideal é guardá-lo em recipiente fechado, em local seco e arejado, por até dois dias.
O recheio e as frutas, no entanto, podem ser mantidos na geladeira, permitindo que você monte a pavlova somente na hora de servir para preservar sua textura perfeita.
Qual é a diferença entre suspiro e pavlova?
As duas sobremesas levam os mesmos ingredientes e têm um modo de preparo parecido, mas com algumas diferenças.
O suspiro (ou merengue) é assado em unidades, e fica mais seco e crocante por inteiro. Ele costuma ser usado como enfeite ou ingrediente para outras sobremesas.
Já a pavlova é assada inteira, e fica com a parte externa mais firme e o interior mais macio, além de ser recheada com creme e enfeitada com frutas.
Dica de ingrediente
Escolha maracujás com casca enrugada e pesada; isso indica que estão maduros e com muita polpa;
Armazene os morangos na geladeira, sem lavar, em um recipiente forrado com papel toalha. Lave-os apenas antes de consumir para evitar que se estraguem rapidamente;
Vai usar morangos na decoração? Para que soltem menos líquido e não danifiquem o merengue, não corte a parte superior, mas apenas arranque as folhinhas. Dessa forma, eles mantêm melhor sua estrutura.
Dica alimentar
Use a polpa do maracujá para fazer molhos para saladas ou para adicionar um toque ácido a sobremesas, como mousses e tortas;
Utilize morangos frescos em saladas, sobremesas, smoothies e como cobertura para cereais e iogurtes. Eles também podem ser usados em compotas e geleias.




