Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Volta às aulas: 21 receitas saudáveis e práticas para as crianças

Com a volta às aulas, é hora de separar os lanches divertidos e nutritivos para o recreio. Saiba como montar uma lancheira com receitas deliciosas.

Você já sabe como preparar receitas fits para todos os momentos do dia, com sabor e nutrição na medida certa. Mas inserir essa alimentação saudável para os pequenos pode ser um desafio.

Se seu filho é da turma que torce o nariz quando se fala em comidas saudáveis, saiba que o recreio pode ser um ótimo momento para introduzir esses novos alimentos. Em meio às brincadeiras, a criança tende a seguir os amigos e provar os lanchinhos. Confira algumas dicas de como montar as lancheiras das crianças e algumas receitas para a volta às aulas.


Volta às aulas: receitas doces com NINHO®

Com as nossas dicas de receitas para a volta às aulas, a hora de preparar a lancheira das crianças será muito mais fácil. E, para garantir que a volta às aulas seja tranquila, separamos algumas receitas de lanches para a lancheira das crianças. Não faltam opções!

1. Cupcake de Leite Ninho com Recheio de Manga: além da massa, as frutas podem ser usadas tanto na cobertura, como no recheio dos cupcakes. Essa receita para a volta às aulas ainda traz um recheio delicioso de purê de manga.
2. Biscoitinho de Ninho: essa receita do consumidor é super tradicional e tem gostinho de infância. Você pode incrementar com grãos e sementes de sua preferência.
3. Bolo de Banana Orgânica, Ninho e Aveia: com uma massa nutritiva, feita para garantir saciedade prolongada, esse bolo de banana-da-terra fica super macio.
4. Muffin Nutritivo de Ninho com Banana: a banana é um ingrediente coringa em diversas receitas, inclusive nesse muffin com aveia. Se desejar, substitua o açúcar demerara por mel ou outro açúcar de sua preferência. Para um toque especial, adicione uma pitada de canela em pó.
5. Biscoitinho Nutritivo de Ninho com Laranja e Nozes: chame as crianças para preparar essa receita deliciosa de biscoito, feita com Ninho Forti+ Pó Instantâneo, aveia, nozes e laranja.
6. Bolinho de Ninho e Banana: essa receita de bolinho é super eclética e pode ser feita com a fruta que mais gostar. Se quiser, você pode substituir a banana pela mesma quantidade de maçã picada. Também pode preparar uma cobertura de banana ou maçã caramelizada. Ficará delicioso!
7. Salada de Frutas na Casquinha Integral (Fortaleza de Frutas): as saladas de frutas são lanches saudáveis infalíveis e, logo, ótimas receitas para a volta às aulas. Para não fazer muita bagunça, faça uma casquinha de farinha de trigo integral e açúcar mascavo bem crocante.
8. Mini Tortinha de Frutas: com frutas diferentes, essa tortinha é feita com kiwi e pêssego. É uma opção rápida e fácil de fazer para a lancheira das crianças.
9. Cupcake Encantado: para preparar a lancheira dos pequenos, vale usar a criatividade nas embalagens e apresentações dos lanchinhos. Abuse das cores das frutas nessa receita de cupcake de abóbora e baunilha.
10. Bolo de Caneca Passatempo: os bolos de caneca são rápidos e práticos de fazer, por isso são ótimas opções para a lancheira da criançada. Aqui a dica é retirá-lo da caneca e corte-lo com auxílio de cortadores para biscoitos (formato de estrela, coração, flor) ou com o auxílio de uma faca. Não esqueça de embrulhá-lo em um filme plástico (para manter a umidade) ou colocá-lo em um recipiente plástico com tampa.


Volta às aulas: receitas salgadas com NINHO®

Para cair no gosto dos pequenos, existem as opções de lanche de volta às aulas salgados. Eles garantem nutrição e sabor. Confira!

11. Rolinho de Pão com Patê Cremoso de Atum com Ninho: os rolinhos com patê misturam diversas texturas e ingredientes, cativando as crianças. Nessa receita deliciosa para voltar às aulas, são feitos com atum, cenoura, linhaça, Leite em pó Ninho e pão de forma integral.
12. Pão de Queijo de Batata Doce com Ninho Origem Vegetal: o pão de queijo sempre cai no gosto da criançada. Nessa opção vegetariana, a massa desse pão de queijo é feita com batata-doce.
13. Pão de Queijo Colorido Ninho Zero Lactose: além da nutrição, você pode inovar na aparência do pão de queijo para dar aquela animada na volta às aulas. Para um pão de queijo laranja utilize meia cenoura pequena no lugar da beterraba ou para um pão de queijo verde, utilize uma xícara (chá) de folhas de espinafre.
14. Pãozinho Nutritivo de Ninho: os pãezinhos são ótimas fontes de carboidrato para a volta às aulas. Para a lancheira das crianças, experimente adicionar recheios com fonte de proteínas, como o ovo ou o atum.
15. Muffin Omelete (Muffins Legionários): chame os filhotes e deixe a criatividade rolar com esse muffin omelete. Retire do forno e decore formando o coelho, usando os pedacinhos de cenoura para as orelhas e o queijo, o gergelim e a azeitona para olhos e dentinhos. Você pode criar histórias e personagens para divertir as crianças.
16. Hamburguinho Levinho: os sanduíches e hambúrgueres são ótimas opções de lanche para a volta às aulas, pois podem ser incrementados com diversos grupos de alimento. Essa opção integral traz um creminho de batata-doce, Leite em Pó Ninho Levinho, alface e tomate para acompanhar a carne.
17. Omelete Colorido Nutritivo Ninho: a omelete é um prato rápido e versátil para o dia a dia de aula. Nessa opção, o sabor dos ovos é complementado por cenoura, tomate, queijo e Ninho Origem Vegetal. Ela rende várias porções.


Volta às aulas: vitaminas com NINHO®

Que tal unir nutrição e hidratação? Trouxemos algumas opções de vitaminas para a hora do lanche. Assim, os filhotes podem se refrescar após as brincadeiras.

18. Smoothie Doce Magia: para enriquecer o paladar das crianças, investir em frutas diferentes e combiná-las entre si é importante. Para esse smoothie, a pera e a maçã são combinadas Leite em pó Ninho Levinho.
19. Vitamina Gostosa Manhã (Super Vitamina): uma vitamina refrescante sempre cai bem. Aqui, o suco de laranja tradicional ganha um novo sabor ao lado do mamão.
20. Vitamina de Ninho Vegetal, Laranja e Maracujá: você também pode combinar o suco de laranja com a polpa de maracujá ou suco de maracujá concentrado. O cítrico da laranja fica delicioso com o doce do maracujá.
21. Vitamina Nutritiva Ninho de Mamão, Banana e Maçã: com nutrição em dose tripla, essa vitamina enriquece o poder das frutas mamão, maçã e banana-nanica com Ninho Forti+ Pó Instantâneo e linhaça.


Dicas de como montar uma lancheira saudável

1. A primeira coisa a se levar em consideração na hora de pensar receitas para as voltas às aulas é o período que a criança estuda e qual a última refeição feita em casa. Depois, é importante criar uma refeição rica em todos os grupos alimentares. Garanta que a lancheira saudável tenha uma fonte de proteína (geralmente encontrada em carnes, produtos lácteos e ovo), uma fonte de vitaminas, fibras e minerais (frutas e legumes) e uma fonte de carboidrato (pães e cereais). Não se esqueça de pensar nas bebidas para garantir a hidratação da criança (água, vitaminas ou suco natural).

2. Dê preferência a receitas leves. Alimentos pequenos, divertidos e coloridos costumam fazer sucesso, pois estimulam os sentidos das crianças. Invista também em receitas com reforços nutricionais, por exemplo os Produtos Ninho, ricos em vitaminas e minerais.

3. Deixe que a criança se envolva no processo, desde a compra de alimentos até a montagem da lancheira. Esses momentos de diversão deixam a introdução alimentar muito mais fácil. Experimente oferecer diversas opções saudáveis para que os baixinhos escolham as que mais gostam e desenvolvam o paladar.

4. Investir no visual e tato também pode funcionar, por isso tente montar lanches divertidos, com diferentes formatos (estrela, coração, flor), texturas e sabores. Mas não exagere na quantidade, a hora do lanche precisa garantir a saciedade sem extrapolar.

5. Outra dica é referente à funcionalidade. Se você não tiver uma lancheira térmica, um recipiente de gelo pode ser útil para manter as frutas e os sucos geladinhos para a hora do lanche. Além disso, envie sempre uma toalha para possíveis acidentes.

Com essas receitas para a volta às aulas, as crianças vão chegar na escola super animadas. Para preparar outros lanches deliciosos e nutritivos, conheça os produtos Ninho Nestlé. Você também encontra outras ideias e receitas deliciosas para a volta às aulas no site Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • O que comprar para o lanche das crianças?

    Dê preferência a produtos naturais, como as frutas, e a receitas leves. Alimentos pequenos, divertidos e coloridos costumam fazer sucesso, pois estimulam os sentidos das crianças. Invista também em receitas com reforços nutricionais, por exemplo os Produtos Ninho, ricos em vitaminas e minerais.

  • Como montar uma lancheira saudável?

    A primeira coisa a se levar em consideração na hora de montar a lancheira saudável é o período que a criança estuda. Depois, é importante criar uma refeição rica em todos os grupos alimentares. Uma fonte de proteína (produtos lácteos e ovo), uma fonte de vitaminas, fibras e minerais (frutas e legumes) e uma fonte de carboidrato (pães e cereais). Não se esqueça de pensar nas bebidas, para garantir a hidratação da criança (água, vitaminas ou suco natural).

  • Quais frutas colocar na lancheira?

    Dê preferência às frutas da estação, que estarão ainda mais saborosas. Algumas frutas são mais práticas para o transporte, como a banana e a maçã. Mas você pode inovar cortando as frutas de formas diferentes e colocando em pequenos potes, como o kiwi e o mamão.

Fontes:

https://www.saopaulo.sp.gov.br/sala-de-imprensa/release/confira-15-dicas-para-montar-a-lancheira-escolar-do-seu-filho/

pixel