Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Crepioca: crepe ou tapioca?

Descubra as origens, os benefícios e as melhores receitas de crepioca, esse alimento que junta o melhor do crepe e da tapioca.

Crepioca... Você lê o nome e já bate a dúvida: é um crepe ou uma tapioca? Ou os dois? E como fazer crepioca? Neste artigo, descubra tudo sobre esse prato, além de muitas receitas de crepioca.


O que é crepioca?

Vamos começar pelo nome: “crepioca” é uma junção das palavras “crepe” e “tapioca” – simples, não é? Assim, é um alimento que fica entre essas duas delícias, uma opção perfeita para os indecisos.

Ela pode ser definida como um crepe com goma de tapioca ou polvilho hidratado no lugar da farinha de trigo, ou como uma tapioca com ovo batido. Mais completa do que uma tapioca e mais leve do que um crepe, a crepioca é a queridinha de muitos nutricionistas e pessoas que buscam um estilo de vida mais fitness.

A receita de crepioca simples leva um ovo e duas colheres (de sopa) de polvilho hidratado ou goma de tapioca, podendo ser incrementada com leite, ervas e temperos.  Os recheios também são parte fundamental do prato, tornando-o uma refeição completa. Tomate, queijo, manjericão e peito de peru são alguns dos ingredientes mais utilizados em um recheio para crepioca, mas você pode soltar a imaginação para criar combinações diferentes e apetitosas.


Goma de tapioca x Polvilho hidratado

Para uma receita de crepioca, podem ser utilizados tanto a goma de tapioca quanto o polvilho hidratado. Mas, o que é cada um?

A goma de tapioca também é chamada de tapioca fresca: muito perecível, já vem pronta para uso e deve ser utilizada até o dia seguinte à compra; enquanto o polvilho é a forma seca dessa tapioca fresca, que pode ser armazenado por mais tempo e deve ser hidratado (com água ou algum suco vegetal de sua preferência) antes de ser utilizado.


Receitas de crepioca


crepioca rapida

A crepioca é uma opção saborosa e benéfica para quem quer uma refeição mais leve, seja no café da manhã, no almoço ou no jantar. Veja nossas receitas de crepioca simples e práticas, que levam menos de 15 minutos:

Para descobrir como fazer crepioca sem segredo, veja nossas dicas e um passo a passo completo neste artigo: Como Fazer Tapioca e Crepioca.


Benefícios da crepioca

Mas a crepioca não é só gostosa. Ela possui vários benefícios para a nossa saúde – como o alto teor proteico, por causa do ovo da receita, que contribui para o ganho muscular. Além disso, outros pontos positivos são:

  • Riqueza em vitaminas do complexo B, ferro e cálcio, trazendo benefícios como desenvolvimento ósseo, melhor digestão e absorção de nutrientes;
  • O ovo, principal ingrediente da receita de crepioca, é responsável pelo controle glicêmico, ou seja, equilibra a quantidade de glicose no sangue;
  • Contribui para a saciedade, sendo mais efetiva quando associada com alguma proteína ou fibra, colaborando para a perda de peso;
  • Presença de leucina, um aminoácido da clara do ovo, que contribui para o ganho de massa muscular;
  • Para quem tem doença celíaca, é uma ótima opção, pois pode ser feita com ingredientes sem glúten.

Crepioca x Aveioca


aveioca

Outra opção saudável e simples como a crepioca é a aveioca, um prato feito de aveia e água, podendo levar também ovo e leite. Aqui separamos uma receita de Aveioca simples, para você conhecer a prima – não tão distante – da crepioca.


Crepioca x Tapioca


tapioca com recheio de banana e dark chocolate

Apesar de ser leve e benéfica, a tapioca não possui muitas proteínas, logo, a crepioca é a solução para quem quer ganhar massa muscular sem abrir mão de sabores deliciosos. Isso porque a receita de crepioca é basicamente uma tapioca com ovo. Simples assim. Ela pode ser entendida também como um ovo batido com goma de tapioca.

Experimente algumas receitas de tapioca para tirar suas próprias conclusões em relação às semelhanças e diferenças desses alimentos. Nossas sugestões são a Tapioca com Recheio de Banana e Dark Chocolate, a Tapioca Clássica com Leite Moça e Coco Fresco e a Tapioca de Frango com Espinafre.

Agora que você já conhece tudo desse prato, que tal se arriscar na cozinha e preparar uma das nossas receitas de crepioca? E se quiser ainda mais receitas, você encontra diversas sugestões deliciosas em Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • Posso fazer crepioca doce?

    Sim. Apesar de serem geralmente consumidas como refeições salgadas, as crepiocas são ótimas alternativas de sobremesas, sendo opções mais leves do que as tradicionais panquecas doces – que também são deliciosas. Um bom exemplo é a receita de Crepioca Fit com Recheio de Morango e Chocolate, que une o melhor dos dois mundos em um só prato.

  • Crepioca é mais saudável que tapioca?

    Ambas são alternativas bastante saudáveis, mas a crepioca possui mais proteínas e menos carboidratos do que a tapioca, sendo preferida em dietas para ganho de massa muscular ou perda de peso. Mas não se esqueça de fazer um recheio para crepioca caprichado, para consumir todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo.

  • Qual é a melhor receita de crepioca simples?

    Um ovo e duas colheres (de sopa) de goma de tapioca ou polvilho hidratado. Só isso. Já os recheios podem ser simples ou complexos, de acordo com sua paciência e habilidade na cozinha. 

  • Crepioca engorda?

    Depende. De acordo com os recheios e outros ingredientes adicionados à receita de crepioca, ela pode ser mais calórica, como a crepioca doce com chocolate, ou mais saudável, como a crepioca fit, com recheios leves e naturais. 

Fontes:

https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/voce-conhece-a-crepioca-saiba-mais-sobre-a-nova-mania-da-alimentacao-saudavel_a3282/1

https://www.assai.com.br/blog/receitas/tudo-sobre-crepioca

https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/como-fazer-crepioca-veja-4-dicas-importantes-para-voce-preparar-a-sua-em-casa_a7612/1

https://nutrindoideais.com.br/2016/03/tapioca-fresca-quebrada-flocada-ou-polvilho-quais-as-diferencas-entre-eles/

pixel